AICEP
Os marketplaces de serviços não são apenas úteis na vida quotidiana e pessoal. Constituem uma…
Português
Artigo AICEP
A presença em marketplaces B2C permite que, em poucos minutos, alguém que não conhecia a sua marca se transforme num cliente. Sendo plataformas que têm como destinatários os consumidores finais, e atendendo a que muitos destes marketplaces já operam a nível global, é simples perceber o impacto que podem ter na sua empresa.
Ainda assim, e justamente pela sua dimensão e reputação, devem ser encarados como uma boa oportunidade que traz também maior responsabilidade. A presença em marketplaces B2C como a Amazon, Aliexpress, CDISCOUNT, Tmall Global, Allegro ou o eBay permite um alcance global.
O crescimento do e-commerce não deixa muita margem para dúvidas: a presença num marketplace B2C, seja como complemento ou em alternativa a uma loja online própria, é algo que deve considerar, sobretudo se quer alcançar mercados internacionais.
O marketplace B2C é, no fundo, o intermediário entre as empresas e os seus potenciais clientes. Funciona como uma montra online onde as empresas exibem os seus produtos. Os consumidores interessados nessa categoria de artigos podem encontrá-los através de pesquisas, anúncios ou até da promoção feita pelo próprio marketplace.
Todo o processo de compra é feito online e é o marketplace que define o modelo de gestão logística: este pode ficar a cargo da própria plataforma, da empresa ou de ambos.
Importa também saber que a presença num marketplace implica o pagamento de uma comissão à plataforma, existindo também vários níveis de vendedores, que vão do básico a um nível mais premium. Por norma, os fees mais altos dão acesso a mais vantagens e funcionalidades, que podem ser úteis para que se distinga da concorrência.
Um dos grandes desafios dos marketplaces é justamente a competitividade, mas a verdade é que as próprias plataformas criam também condições para que se possa destacar. O segredo é mesmo saber como aproveitar essas vantagens.
Usar imagens cuidadas e descrições de produtos com as palavras-chave adequadas, assegurar um bom serviço ao cliente e usufruir dos dados analíticos disponibilizados por algumas plataformas para conhecer o consumidor e traçar as estratégias de vendas mais assertivas, são algumas das possibilidades para tirar o melhor partido da presença em marketplaces B2C.
O potencial alcance de um marketplace, que no caso das plataformas internacionais é ainda maior, é uma das vantagens mais óbvias. Através do e-commerce, a sua marca pode chegar a clientes e países a que dificilmente teria acesso de outra forma.
Além do aumento da visibilidade da sua marca, poderá ter um conhecimento mais aprofundado dos seus clientes, criando ou adaptando as suas estratégias a esses perfis, que podem variar conforme o país, produto ou época do ano. Os relatórios, que incluem dados sobre clientes ou potenciais clientes, são fundamentais para uma empresa que está a chegar a novos mercados.
Estar num marketplace será igualmente uma forma de perceber o que estão a fazer os seus concorrentes e se, em função disso, terá de alterar algo na sua política de preços ou de promoção.
A presença num marketplace, embora tenha custos, permite alcançar rapidamente novos consumidores, já que a sua empresa pode beneficiar da promoção que é feita pela própria plataforma. A gestão de fraude (como acontece com a Amazon), bem como a possibilidade de recorrer aos serviços de logística da plataforma constituem igualmente mais-valias.
A notoriedade e a reputação da sua marca tendem a crescer se estiver presente num marketplace, já que este facto transmite uma confiança acrescida aos consumidores.
A presença num marketplace B2C, sobretudo se operar a nível extracomunitário, obriga a que sejam cumpridas regras diferentes a nível fiscal, alfandegário e até legal.
Assim, e tal como acontece nas várias fases do processo de internacionalização, é importante ter acesso a informação relevante e atualizada e a aconselhamento adequado ao seu perfil de negócio.
A AICEP disponibiliza, na área reservada MY AICEP informação útil e detalhada sobre e-commerce, internacionalização e mercados. Registe-se na nossa área de cliente para prepararmos o seu projeto de internacionalização online.
Veja também:
7 dicas para vender num marketplace
Tipos de marketplaces e as suas propostas de valor
Como traçar um plano de ação para a internacionalização
AICEP
Os marketplaces de serviços não são apenas úteis na vida quotidiana e pessoal. Constituem uma…
AICEP
Espreite as nossas dicas para escolher um fornecedor de serviços de logística.
AICEP
Saiba como funciona e como aproveitar o potencial do BigData Analytics em benefício da sua…