Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
04 de Maio 2023

Marketplaces B2C: novos clientes à distância de um clique

Artigo AICEP

A presença em marketplaces B2C permite que, em poucos minutos, alguém que não conhecia a sua marca se transforme num cliente. Sendo plataformas que têm como destinatários os consumidores finais, e atendendo a que muitos destes marketplaces já operam a nível global, é simples perceber o impacto que podem ter na sua empresa.

Ainda assim, e justamente pela sua dimensão e reputação, devem ser encarados como uma boa oportunidade que traz também maior responsabilidade. A presença em marketplaces B2C como a Amazon, Aliexpress, CDISCOUNT, Tmall Global, Allegro ou o eBay permite um alcance global. 

O crescimento do e-commerce não deixa muita margem para dúvidas: a presença num marketplace B2C, seja como complemento ou em alternativa a uma loja online própria, é algo que deve considerar, sobretudo se quer alcançar mercados internacionais

O que são e como funcionam os marketplaces B2C?

O marketplace B2C é, no fundo, o intermediário entre as empresas e os seus potenciais clientes. Funciona como uma montra online onde as empresas exibem os seus produtos. Os consumidores interessados nessa categoria de artigos podem encontrá-los através de pesquisas, anúncios ou até da promoção feita pelo próprio marketplace.

Todo o processo de compra é feito online e é o marketplace que define o modelo de gestão logística: este pode ficar a cargo da própria plataforma, da empresa ou de ambos.

Importa também saber que a presença num marketplace implica o pagamento de uma comissão à plataforma, existindo também vários níveis de vendedores, que vão do básico a um nível mais premium. Por norma, os fees mais altos dão acesso a mais vantagens e funcionalidades, que podem ser úteis para que se distinga da concorrência.

Um dos grandes desafios dos marketplaces é justamente a competitividade, mas a verdade é que as próprias plataformas criam também condições para que se possa destacar. O segredo é mesmo saber como aproveitar essas vantagens. 

Usar imagens cuidadas e descrições de produtos com as palavras-chave adequadas, assegurar um bom serviço ao cliente e usufruir dos dados analíticos disponibilizados por algumas plataformas para conhecer o consumidor e traçar as estratégias de vendas mais assertivas, são algumas das possibilidades para tirar o melhor partido da presença em marketplaces B2C. 

Quais as vantagens da presença num marketplace B2C?

O potencial alcance de um marketplace, que no caso das plataformas internacionais é ainda maior, é uma das vantagens mais óbvias. Através do e-commerce, a sua marca pode chegar a clientes e países a que dificilmente teria acesso de outra forma

Além do aumento da visibilidade da sua marca, poderá ter um conhecimento mais aprofundado dos seus clientes, criando ou adaptando as suas estratégias a esses perfis, que podem variar conforme o país, produto ou época do ano. Os relatórios, que incluem dados sobre clientes ou potenciais clientes, são fundamentais para uma empresa que está a chegar a novos mercados. 

Estar num marketplace será igualmente uma forma de perceber o que estão a fazer os seus concorrentes e se, em função disso, terá de alterar algo na sua política de preços ou de promoção.

A presença num marketplace, embora tenha custos, permite alcançar rapidamente novos consumidores, já que a sua empresa pode beneficiar da promoção que é feita pela própria plataforma. A gestão de fraude (como acontece com a Amazon), bem como a possibilidade de recorrer aos serviços de logística da plataforma constituem igualmente mais-valias.  

A notoriedade e a reputação da sua marca tendem a crescer se estiver presente num marketplace, já que este facto transmite uma confiança acrescida aos consumidores.  

O que deve ter em conta?

A presença num marketplace B2C, sobretudo se operar a nível extracomunitário, obriga a que sejam cumpridas regras diferentes a nível fiscal, alfandegário e até legal. 

Assim, e tal como acontece nas várias fases do processo de internacionalização, é importante ter acesso a informação relevante e atualizada e a aconselhamento adequado ao seu perfil de negócio.

A AICEP disponibiliza, na área reservada MY AICEP informação útil e detalhada sobre e-commerce, internacionalização e mercados. Registe-se na nossa área de cliente para prepararmos o seu projeto de internacionalização online.

Veja também:

7 dicas para vender num marketplace

Tipos de marketplaces e as suas propostas de valor

Como traçar um plano de ação para a internacionalização

 

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Conferência Exportar Online: novas tendências de e-commerce

AICEP

A 4ª edição da Conferência Exportar Online realizar-se-á no dia 21 de junho, em Coimbra.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório