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O remarketing no e-commerce é uma forma de a sua marca continuar visível para os utilizadores da internet e aumentar as suas vendas.
O remarketing é uma estratégia útil no e-commerce, usando os anúncios, e-mail e Redes Sociais para transformar o interesse que os consumidores já demonstraram no produto em conversões. Pode igualmente ser usado para construir relações com o seu público-alvo.
Num contexto de comércio eletrónico, em que os consumidores digitais estão, diariamente, em contacto com dezenas ou centenas de produtos, saber usar o remarketing permite que a sua marca se posicione como a escolha óbvia na altura de decidir. É também uma forma de fidelização de clientes e de reduzir as taxas de abandono (compras não concluídas).
Quantas vezes, enquanto consumidor, viu um produto/serviço que lhe interessava e procurou saber mais sobre ele? Talvez tenha clicado para perceber mais detalhes e até é possível que o tenha deixado num carrinho de compras de uma loja online.
Provavelmente, voltou a ver esse artigo mais vezes, seja em anúncios quando navegava na internet, nas Redes Sociais ou num lembrete enviado para o seu e-mail. Se isto aconteceu, é porque aquela empresa fez remarketing.
O remarketing é, assim, uma forma de garantir que uma marca se mantenha na mente dos utilizadores que já tiveram contacto com ela pelo menos uma vez. O objetivo é converter esse interesse em aquisição, mas também, aumentar o reconhecimento dessa marca perante os consumidores.
Como funciona o remarketing?
O remarketing no e-commerce é possibilitado pela existência de cookies, ou seja, ficheiros criados pelos sites e que memorizam informações sobre as preferências dos utilizadores, oferecendo-lhes depois conteúdos com base nessas preferências.
Assim, sempre que um utilizador vê ou compra um determinado produto numa loja online ou num marketplace, esse interesse é “registado”.
Com as informações obtidas sobre quem viu, quem comprou ou deixou um artigo no carrinho, as empresas podem criar campanhas específicas para esses utilizadores. Estas campanhas incluem, por exemplo, anúncios em sites de notícias ou Redes Sociais, resultados nos motores de pesquisa com base em palavras-chave ou e-mails personalizados.
O remarketing no e-commerce traz vantagens como o aumento da visibilidade da marca, fazendo com que ela esteja presente na memória do consumidor quando quiser comprar determinado produto ou serviço.
A utilização do remarketing é igualmente uma forma de aumentar o retorno sobre o investimento (ROI), as taxas de conversão e o tráfego para um site ou loja online.
Permite igualmente uma comunicação mais segmentada e, por isso, mais eficaz. Ou seja, vai ajudar a criar estratégias específicas para cada tipo de utilizador em cada etapa da jornada de compra. Assim, o conteúdo para o consumidor que já comprou e não repetiu a compra é diferente do que é destinado a quem está apenas a pesquisar ou que não concluiu a aquisição.
As estratégias de remarketing devem variar de acordo com a etapa da jornada de compra em que se encontra o consumidor. Mas também podem ser definidas de acordo com o tipo de produto ou serviço, público-alvo ou até época do ano.
Por isso, é importante reconhecer algumas formas de fazer remarketing e perceber como podem ser integradas nas estratégias de marketing, comunicação e vendas da sua empresa.
Remarketing na rede de display
Esta é uma estratégia que permite que os anúncios da sua empresa/produto/serviço surjam em sites parceiros que disponibilizam espaço para anúncios pagos.
Imagine que um consumidor visitou a sua loja online e mostrou interesse numa camisola. Viu o preço, os tamanhos disponíveis e outros detalhes, mas não a comprou.
Esta funcionalidade do Google Ads pode ser usada para colocar um anúncio (como um pop-up) com esse artigo no site de notícias que esse consumidor visitar mais tarde. Desta forma, ele vai ser relembrado daquele produto. O objetivo é fazer com que a hesitação inicial se transforme numa decisão de compra.
Remarketing na rede de pesquisa
O remarketing na rede de pesquisa também recorre ao Google Ads, mas com o objetivo de colocar esse anúncio quando o consumidor pesquisar sobre aquele assunto. A sua loja e a imagem da camisola vão surgir no topo dos resultados de pesquisa se esse consumidor procurar algo como “camisolas de inverno”.
Remarketing por e-mail
Nesta estratégia pode definir mensagens de e-mail com conteúdos segmentados de acordo com a etapa em que o consumidor se encontra. Este envio é feito de forma automática e pode incluir mensagens como. “Esqueceu-se de algo no seu carrinho” ou “O seu vinho preferido está com um preço especial”.
Outra possibilidade é criar anúncios que surgem nas caixas de entrada dos consumidores.
Remarketing nas Redes Sociais
Esta forma de remarketing é bastante comum e praticamente todos os utilizadores de Redes Sociais já se depararam com anúncios sobre marcas cujas lojas online visitaram recentemente.
O objetivo é relembrar aquele produto ou marca, fazendo com que concretizem a compra enquanto navegam nas Redes Sociais.
Remarketing e inbound marketing
O remarketing também pode ser integrado na sua estratégia de inbound marketing, “recuperando” consumidores que já foram seus clientes, mas que não têm feito compras.
Outros destinatários possíveis são os subscritores da sua newsletter, utilizadores que se registaram no site, mas não fizeram qualquer aquisição ou que descarregaram conteúdos como e-books.
O e-commerce é uma área em permanente evolução e é fundamental que as empresas possam estar a par das suas estratégias e desafios. As formações da Academia AICEP têm um papel importante na aquisição e renovação de conhecimentos sobre o comércio eletrónico.
Já a AICEP é uma fonte privilegiada sobre informações relativas a vários mercados, dispondo de dados úteis para que defina a estratégia mais adequada à internacionalização do seu negócio. Com a AICEP pode traçar um plano de ação para e-commerce que defina objetivos e estratégias.O registo na área reservada MY AICEP dá-lhe acesso a esta informação, bem como a oportunidades de negócio.
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