Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Maio 2022

Academia AICEP: formar para a internacionalização

AICEP

A formação é essencial ao sucesso das empresas. Para apoiar a sua empresa no processo de internacionalização criámos a Academia AICEP, especializada na capacitação empresarial para os desafios da internacionalização.

Quando uma empresa procura a expansão internacional, é essencial que os seus gestores e recursos humanos tenham, ao longo de todo o processo, o apoio por parte de entidades especialistas na área e cuja missão é, justamente, apoiar esse percurso. 

No entanto, é igualmente importante conhecer conceitos, estratégias e aspetos práticos que permitam que este processo seja bem-sucedido. A Academia AICEP disponibiliza cursos e ações de formação que abordam precisamente estas questões.

Razões para apostar na Academia AICEP

A Academia AICEP promove cursos e ações de formação orientados para as diferentes fases do processo de internacionalização. Estas formações, que têm uma forte componente prática, permitem-lhe obter conhecimento atualizado sobre temáticas de internacionalização.

Cada curso é direcionado para um tema concreto e a abordagem é dinâmica e interativa, recorrendo a vídeos, web conferences, trabalhos e momentos de avaliação. Além disso, os formadores são especializados nos temas de base dos cursos. 

A personalização destas formações é outro aspeto que deve ter em conta. Ao longo do curso terá sempre um tutor que o acompanhará durante o processo de aprendizagem, respondendo a todas as suas questões e orientando as tarefas a realizar.  

A forma como é estruturada a formação permite que possa tirar o máximo partido das temáticas que estuda. Além disso, a Academia AICEP incentiva o networking com especialistas e outros formandos. 

O que pode aprender na Academia AICEP? Formações para todas as etapas

A formação da Academia AICEP é abrangente: não só tem ações específicas para empresas em diversas fases do processo de internacionalização, como se adapta à disponibilidade dos participantes. 

De sessões de curta duração até cursos com mais de 100 horas, passando por workshops e webinars, a oferta é ampla e adequada ao seu ritmo e tempo. As formações, presenciais ou online, respondem aos seus timings e à própria fase do processo de internacionalização em que a sua empresa se encontra. 

Apresentamos de seguida uma overview dos cursos e ações de formação disponíveis, organizados por fases do processo de internacionalização. Alguns cursos e ações são gratuitos, outros são pagos.

Iniciação à Exportação

Se a sua empresa está a começar o processo de internacionalização, estas formações são o apoio de que precisa para dar os primeiros passos.

  • ABC Mercado: sessões de esclarecimento com delegados da AICEP que partilham informações práticas, estratégias e conselhos de abordagem aos mercados em análise. Esta informação é complementada com o testemunho de empresas com experiência nos mercados;
  • Curso Básico de Internacionalização: curso online sobre conceitos básicos da Exportação e Internacionalização. Desde o que deve ter em conta ao assumir o compromisso de exportar às formas de exportação, este curso aborda aspetos essenciais a considerar para exportar com sucesso, como: Análise da Situação Interna da empresa; Seleção de Mercado; Adaptação de Produto; Documentos do Processo de Exportação; Financiamento; Pagamentos; Distribuição; Formas de Promoção; Entre outros;
  • Cursos Básicos de E-Commerce: cursos online sobre aspetos fundamentais para desenvolvimento de uma estratégia de comércio eletrónico:

Seleção de Mercados

Se pretende saber mais sobre a seleção de mercados, pode fazê-lo nos workshops com especialistas de produto de um Mercado Externo ou com responsáveis da Rede Externa da AICEP:

  • Em Foco: workshop com um especialista de produto ou setor num mercado específico que lhe faculta informação sobre os principais players, segmentos de mercado, preços, tendências de consumo e de distribuição. O workshop consiste numa apresentação feita pelo especialista, seguido de networking e speed meeting entre este e as empresas;
  • Go to Market: evento que junta um responsável do Ponto de Rede da AICEP com empresas, tendo em vista discutir oportunidades e desafios nos mercados internacionais. O responsável da AICEP partilha com as empresas informações práticas, oportunidades de negócio, melhores formas de entrada no mercado e boas práticas no processo negocial.

Para apoiar as empresas na seleção dos mercados a abordar, a Academia AICEP promove igualmente webinars em parceria com marketplaces que apresentam potencial de vendas internacionais B2B e B2C. A AICEP tem vindo a organizar webinars com a Amazon, Alibaba, CDISCOUNT, JD.com, TMall, por exemplo. Fique atento à nossa Agenda.

Entrada no Mercado

No âmbito da Entrada no Mercado, a Academia AICEP disponibiliza as seguintes formações: 

  • Curso E-Commerce Internacional: a Academia AICEP promove anualmente um curso e-learning de E-Commerce Internacional, que visa o desenvolvimento e execução de uma estratégia internacional de comércio eletrónico. Este curso, que tem componentes síncronas e assíncronas, é acompanhado por equipa de monitores, especialistas e profissionais das áreas do E-Commerce, Marketing Digital, Logística e Pagamentos;
  • Internacionalizar Clusters: programa de formação especializada para a internacionalização de setores e clusters;
  • Formação avançada em E-Commerce Internacional: programa de formação avançada em E-Commerce Internacional em parceria com a Universidade do Minho;
  • International Business Certificate: programa de formação avançada em competências de análise e decisão em ambiente internacional, em parceria com a Porto Business School (PBS). O International Business Certificate é atribuído aos participantes que completarem os 3 cursos avançados de internacionalização disponibilizados pela AICEP/PBS, que têm um total de 48 horas:

Desenvolvimento

Também em parceria com a Porto Business School, a Academia AICEP oferece um programa de formação avançada sobre a definição de estratégias integradas de internacionalização, o International Business Strategy.

Formação para reforçar a competitividade das empresas


Existem ainda temas transversais à competitividade de todas as empresas, independentemente da fase de expansão internacional. A Academia AICEP oferece, por isso, formações em áreas como:

Registe-se na área de cliente MY AICEP e receba notificações sobre todas estas formações. Prepare a sua empresa para o sucesso.

Veja também:

7 dicas para vender num marketplace

E-commerce B2B e B2C: principais diferenças na abordagem logística

Por que apostar no mercado das Multilaterais?

O que esperar da AICEP no apoio à exportação?

 

Notícias AICEP

Portugal Concept Store: fornecedores para Espanha e França

AICEP

Portugal Concept Store estende operações online a Espanha e França no primeiro semestre de 2022.

  • Multimercado

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

São 170 profissionais em 55 mercados. Conheça esta frente avançada de Portugal no Mundo!

Sustentabilidade: desafios e impacto no comércio internacional

AICEP

Debate sobre os desafios da sustentabilidade para as empresas de comércio internacional.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório