Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
01 de Setembro 2022

O que esperar da AICEP no apoio à exportação?

AICEP

Exportar é uma das etapas mais importantes no crescimento de qualquer empresa, mas nem sempre é fácil fazer este caminho de forma autónoma, pois requer um elevado grau de preparação e de planeamento. É neste contexto que a AICEP lhe pode prestar um apoio à exportação bastante relevante.

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) é a entidade responsável pela promoção da internacionalização das empresas portuguesas. Também faz parte da missão da AICEP captar e acompanhar projetos de investimento, de origem nacional ou estrangeira, e promover a imagem de Portugal e das marcas portuguesas com iniciativas criadoras de valor para o País. 

No âmbito do apoio à atividade exportadora das empresas nacionais queremos contar com o seu projeto, inovação e entusiasmo para dinamizar a economia portuguesa. E é precisamente com este intuito que disponibilizamos todo o apoio necessário não só no início do processo de exportação da sua empresa, mas também ao longo de todas as fases de expansão internacional.

Apelamos sempre ao registo na área de cliente MY AICEP, pois é aqui que começamos a traçar o caminho da internacionalização da sua empresa. 

AICEP apoia as empresas em todas as frentes do processo de internacionalização

Informação sobre mercados internacionais

Qual o mercado mais adequado ao seu produto e setor de negócio? Que mercados apresentam índices de expansão? Como abordar um mercado internacional específico? 

Estas são somente algumas das questões nas quais poderá encontrar resposta nos produtos e serviços AICEP

Além disso, a AICEP conta com uma vasta Rede Externa com presença em cerca de 55 mercados. Terá ao seu dispor profissionais especializados e uma rede diplomática/consular que lhe prestarão serviços de suporte e aconselhamento sobre a melhor forma de abordar os mercados internacionais, além do apoio que lhe poderão prestar em todo o processo de exportação.

Ações de Formação e Promoção Internacional

A AICEP procura ir ao encontro das necessidades das empresas portuguesas nutrindo e desenvolvendo relacionamentos de longo prazo. 

Prima por oferecer um papel ativo e construtivo ao preparar projetos e dinâmicas comerciais ajustadas às suas expectativas. Aposta numa formação contínua e variada, e, por isso, dá-lhe a oportunidade de crescer e de reforçar competências através de programas de formação avançada para a internacionalização, que dotam as empresas não só de ferramentas teóricas como também práticas.

Na MY AICEP encontrará  cursos de formação avançada em parceria com universidades de prestígio, cursos em regime de e-learning sobre temáticas de internacionalização, ações de formação e webinars vocacionados para o sucesso empresarial. Neste espaço terá ainda ao seu dispor seminários, conferências e workshops apresentados por especialistas e cujo teor é 100% direcionado para  as melhores oportunidades de negócio, formas de entrar nos mercados e boas práticas em negociações.

Estas ferramentas são absolutamente necessárias para alcançar novos mercados, sendo que a AICEP faz seus os objetivos da sua empresa e promove e divulga as suas iniciativas de valor.

Oportunidades de Negócio Internacional

A AICEP e a sua vasta rede de consultores e profissionais trabalham para que, juntamente com as empresas portuguesas, se encontrem as melhores oportunidades de negócio. Identifica, seleciona e divulga oportunidades para a exportação com base na informação privilegiada de mercado obtida pela sua vasta experiência.

Quais as necessidades atuais do mercado externo? Que empresas estrangeiras procuram um produto como o seu? Que projetos de cooperação internacional estão em fase de candidatura aberta? A que incentivos da União Europeia, bancos de desenvolvimento e outros organismos pode recorrer?

Elaborado o perfil da sua empresa poderá contar com os nossos especialistas internacionais para recolherem toda a informação necessária e, com base nestes dados, edificar uma lista de potenciais clientes.

Apoios financeiros à exportação

A AICEP divulga regularmente os incentivos existentes para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas. Contar com o apoio da AICEP é saber em primeira mão quando, como e onde a sua empresa se pode candidatar a um incentivo, que vários apoios financeiros e fiscais existem e a que financiamentos poderá recorrer.

Planos de ação para iniciar ou reforçar exportações

De forma a proporcionar um serviço completamente personalizado de apoio à exportação, a AICEP desenvolveu um plano de ação para a internacionalização com esse propósito. Este plano é composto por 4 etapas:

  • Diagnóstico de internacionalização: O que caracteriza a sua empresa, quais as suas expectativas e qual o nível de preparação para a exportação são o foco deste primeiro diagnóstico.
  • Seleção de mercados: De acordo com o diagnóstico de internacionalização importa perceber quais os mercados com maior potencial, que dificuldades pode encontrar e como ultrapassá-las.
  • Plano de ação: É definida uma estratégia detalhada de entrada no mercado internacional visado e das ferramentas a adoptar.
  • Entrada no mercado: O plano é colocado em prática - dá-se início ao processo de exportação e acompanhamento da recepção do seu produto no estrangeiro.

O apoio à exportação não se esgota somente nestes instrumentos. No site Portugal Exporta, dedicado exclusivamente à exportação e internacionalização das empresas nacionais poderá ainda aceder aos nossos serviços de Consultoria, Casos de Sucesso na internacionalização e, claro, à nossa área de cliente MY AICEP que é onde tudo acontece.

MY AICEP: um apoio precioso à exportação

Para que a AICEP possa conhecer e dedicar-se às necessidades da sua empresa em termos de internacionalização, é necessário que se registe na área de cliente MY AICEP, no site Portugal Exporta. 

A partir daqui, a comunicação será mais eficiente, o apoio e acompanhamento mais eficaz e o acesso a conteúdos e serviços mais customizados ao perfil da sua empresa.

Na área de cliente poderá também ter acesso a guias especializados de acesso ao mercado que incluem informação útil e prática sobre preparar a viagem para o país a exportar, aspetos a considerar no destino, informações legais (fiscais e aduaneiros), recomendações para negociar com os agentes locais, principais feiras e endereços úteis.

A partir da MY AICEP poderá também ter acesso ao Programa Exportar Online, um instrumento de apoio direto às empresas portuguesas que pretendem apostar na internacionalização digital e que inclui produtos e serviços de informação, capacitação, consultoria, seleção de marketplaces, e incentivos específicos.

São inúmeras as vantagens do apoio à exportação AICEP. Conte connosco em todas as fases do seu caminho para a internacionalização! 

Veja também:

Como prospetar e captar clientes estrangeiros?

Quando fazemos o seu projeto de internacionalização online?

O que precisa de saber para criar uma loja online?

 

Notícias AICEP

Leste e Espanha lideram crescimento do e-commerce na Europa

AICEP

Leste europeu e Espanha contrariam decréscimo do e-commerce na Europa nos últimos trimestres.

  • Multimercado

SISCOG abre nova subsidiária na América do Norte

AICEP

Nova subsidiária em Nova Jérsia, EUA, reforça a estratégia de internacionalização da SISCOG.

  • Estados Unidos América
  • Multisetor

Candidaturas abertas para receber estagiários na sua empresa

AICEP

Programa inov contacto permite receber estagiários no estrangeiro sem custo para a empresa.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório