Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
16 de Novembro 2021

A AICEP opera em 55 mercados: conheça a nossa Rede Externa

AICEP

Pretende crescer e expandir o seu negócio internacionalmente, mas não sabe bem por onde começar? Pretende alargar a sua própria rede comercial externa, mas não sabe qual a opção mais viável?

Para que as empresas portuguesas como a sua consigam desempenhar um papel ativo nos mercados internacionais, a AICEP criou uma rede de mais de 170 profissionais espalhados por uma vasta Rede Externa, que tem como objetivo, precisamente, apoiar a internacionalização da economia Portuguesa.

O mercado externo é cada vez mais competitivo e complexo e a melhor forma de precaver a sua empresa contra todos os eventuais desafios e constrangimentos é definindo estratégias claras e adequadas a cada investida e a cada mercado.

A AICEP e a sua Rede Externa, que está integrada com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, servem precisamente esse propósito. Através da Rede AICEP no estrangeiro, a sua empresa pode beneficiar não só de apoio local, como ainda do apoio de outras parcerias, que podem envolver entidades com um carácter público, mas também privado, para facultar toda a informação essencial para o sucesso da sua internacionalização.

Saiba como a Rede Externa AICEP funciona e como pode ir ao encontro das necessidades da sua empresa, proporcionando apoio e soluções com uma abordagem rigorosa, eficaz, entusiasta e acima de tudo facilitadora e vocacionada para o seu sucesso.

Rede Externa AICEP: como funciona?

A Rede Externa AICEP opera em 55 mercados internacionais com o intuito de prestar serviços de aconselhamento e de suporte sobre como abordar cada um desses  mercados. Para esse efeito, dispõe de um extenso número de delegações locais com profissionais especializados. 

Cada delegação, em cada um destes países, tem o propósito específico de disponibilizar à sua empresa, instrumentos de consulta para facilitar a sua entrada nesse mercado. Por exemplo, poderá ter acesso às características concretas do mercado, nomeadamente qual o comércio de bens e serviços mais tradicionais, quais os setores de oportunidade para a sua empresa, os pontos fortes e fracos de cada setor.

Pode ainda contar com recomendações relativas ao contexto multilateral, à concorrência interna, aos potenciais parceiros comerciais e ao relacionamento desse mercado/ país com Portugal. Estes são alguns exemplos do tipo de informação que terá acesso, ainda que não sejam taxativos. 

O apoio da AICEP é personalizado, isto é, customizado à sua empresa e ao seu setor de atividade, e terá sempre em conta as particularidades da sua empresa, do seu produto e do mercado a alcançar. Daí o importantíssimo papel destas delegações locais encarregues de estudar o mercado, estabelecer contactos, recolher informação detalhada, acompanhar negócios e parcerias comerciais.

Nos países em que a AICEP não está territorialmente representada pode ainda prestar auxílio através de entidades de cariz público ou privado (como por exemplo, Embaixadas, Câmaras de Comércio, entre outras), e recolher toda a informação de que necessite.

Qualquer que seja o mercado visado, a AICEP pretende ajudar a sua empresa a investir, a crescer, a atravessar fronteiras.

A Missão da Rede Externa da AICEP

A principal missão da Rede Externa da AICEP é apoiar substancialmente a sua empresa no seu processo de internacionalização e atividade exportadora. O sucesso da sua empresa é o sucesso da nossa Rede Externa e, por conseguinte, da AICEP. Só assim a nossa Agência consegue aumentar a competitividade e a notoriedade de Portugal. 

Com essa missão em mente, a AICEP pretende ser o elo facilitador, a ponte entre a sua empresa e os negócios internacionais.

As principais funções da nossa Rede Externa

A AICEP é uma Agência de referência com o intuito de desenvolver um ambiente de negócios frutífero que contribua para a inserção internacional das empresas portuguesas. A Rede Externa AICEP é, pois, um meio para atingir essa finalidade.

As principais funções desenvolvidas por esta sólida Rede Externa são:

  • Prospeção geral do mercado e levantamento de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas;
  • Organização de atividades específicas de promoção de Portugal e/ou de produtos e serviços portugueses no mercado local;
  • Identificação de parceiros de negócio locais para empresas portuguesas;
  • Apoio na preparação e realização de programas de negócio de empresas e entidades portuguesas no mercado;
  • Orientação a potenciais investidores locais interessados em Portugal;
  • Aconselhamento de empresas portuguesas interessadas em investir no mercado local;
  • Intermediação junto das entidades locais e apoio na instalação no mercado e follow up do negócio de empresas portuguesas;
  • Disponibilização de informação relacionada com a oferta portuguesa (empresas, produtos e serviços) a importadores locais.

O mapa da Rede Externa AICEP está disponível online, mas para aceder a toda a informação específica do seu próximo mercado externo deve fazer login ou registar-se na área de cliente MY AICEP. Além das especificidades, encontrará outros conteúdos úteis sobre comércio internacional e exportação. Conte com a experiência e know-how da AICEP para expandir o seu negócio para outros mercados!

Veja também:

Guia prático para PME: como exportar através do e-commerce

Portugal Makes Sense: porquê participar na Hannover Messe 2022

 

Notícias AICEP

E-commerce no setor agroalimentar: porquê e como

AICEP

Informação que lhe explica o porquê do crescimento do e-commerce agroalimentar e como começar.

  • Multisetor

Crescimento do PIB português em 2021

AICEP

Entre janeiro e setembro de 2021, o PIB português registou um crescimento de 4,3 por cento.

  • Portugal

Vender fruta online para a Alemanha? É possível com estes…

AICEP

Conheça os melhores mercados digitais para exportar fruta online para a Alemanha.

  • Multimercado
  • Agroalimentar

Partilhe esta página

Campo Obrigatório