Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
17 de Julho 2024
Como traçar um plano de ação para a internacionalização?

AICEP

Artigo elaborado em novembro de 2021

Internacionalizar a sua empresa consiste em integrar os seus serviços ou produtos em diferentes países ou territórios. Este processo deve ser planeado de forma rigorosa e objetiva, acautelando todos os eventuais obstáculos e as várias estratégias inerentes às práticas de comércio internacional.

Precisamente para apoiar a sua empresa neste processo, a AICEP proporciona aos seus clientes um apoio personalizado: traça um plano de ação para a internacionalização com toda a informação necessária para precaver e facilitar a entrada da sua empresa no novo mercado. Mas, em que consiste e como funciona esse plano de ação?

O plano de ação para a internacionalização AICEP

Em que consiste?

Um plano de ação para a internacionalização consiste no cruzamento de uma intenção da empresa com um mercado de exportação ou interesse, tendo em conta a maturidade da empresa nos negócios e exportação.

A combinação destas três dimensões resulta num conjunto de sugestões de informação, capacitação, consultoria e ações de entrada no mercado para ajudar a empresa em duas vertentes: preparação para o mercado e entrada no mercado.

Um plano de ação pode ter uma de 5 intenções possíveis: 

  • Expandir nos mercados para onde a sua empresa já exporta;
  • Exportar para novos mercados;
  • Encontrar parceiros de negócio;
  • Promover produtos e serviços, ou 
  • Exportar através do e-commerce.


Para traçar o plano de ação, a AICEP cruza a intenção e o mercado escolhido pela sua empresa com um modelo de aprendizagem computacional (AIML), que segmenta a empresa consoante as suas características específicas: dimensão, saúde financeira, histórico de exportação, marcas registadas e prémio.

Aliando esta informação ao objetivo da sua empresa e do mercado a conquistar, a AICEP antevê que tipo de apoio necessita e ajusta o mesmo às suas particularidades, proporcionando um auxílio personalizado.

Por exemplo, no caso de empresas estreantes na internacionalização, o apoio será mais vocacionado para sugestões de recursos para se preparar para a exportação. Por outro lado, se a sua empresa já tiver experiência em exportação, receberá sugestões de recursos para acelerar e desenvolver as suas exportações.

Importa, contudo, sublinhar que o plano de ação para a internacionalização é um plano individual e específico, que considera os objetivos da sua empresa para um mercado externo concreto. Se a sua empresa visa vários mercados ou vários objetivos distintos, deve então fazer vários planos de ação.

Etapas do plano de ação para a internacionalização

O plano de ação para a internacionalização tem uma ordem e é feito por etapas, uma vez que é um processo de preparação e capacitação.

Para avançar para a etapa seguinte, a sua empresa tem de terminar a anterior, de modo a estar preparada para os desafios da etapa que se segue. Enquanto faz o plano de ação, terá acesso a uma barra de progresso, para saber em que fase de conclusão do plano se encontra.

As etapas de um plano de ação podem passar por:

  • Acesso a informação (estudos de mercado, legislação);
  • Formação (cursos ou webinars);
  • Entrega de potenciais oportunidades de negócio e/ou informação de potenciais clientes/importadores estrangeiros;
  • Consultoria personalizada;
  • Entrada no mercado, que pode implicar uma visita ao mercado para reunião com a delegação AICEP, sugestão de participação em feiras ou outros eventos, reunião com potenciais clientes locais.

No final de cada plano de ação, a sua empresa pode deixar o seu comentário pessoal sobre todo este processo, deixando dicas e sugestões para futuras empresas. 

Importa ainda frisar que uma empresa/utilizador pode fazer um plano de ação de cada vez ou mais do que um ao mesmo tempo.

Como dar início ao plano de ação para a internacionalização?

A primeira coisa a fazer é registar-se na área de cliente MY AICEP. Após análise das características da sua empresa irá automaticamente receber sugestões de mercados com potencial futuro. Se assim o pretender, pode logo dar início a um plano de ação para entrada num determinado mercado.

Caso tenha alguma dúvida sobre o plano de ação elaborado, a sua empresa pode sempre contar com o apoio e esclarecimento direto do gestor de cliente AICEP que lhe é atribuído a partir do momento em que se regista na MY AICEP.

Vamos traçar um plano de ação para a sua empresa? A nossa experiência em mercados internacionais está ao seu dispor.

Veja também:

Guia prático para PME: como exportar através do e-commerce

A AICEP opera em cerca de 55 mercados internacionais: conheça a nossa Rede Externa

 

 

Notícias AICEP
Marketplace Etsy: uma oportunidade para vender criatividade

AICEP

Conheça as oportunidades que o marketplace Etsy tem para a sua empresa.

A importância do marketing digital no e-commerce

AICEP

Conheça as melhores práticas de marketing digital para promover a sua marca online.

Como criar empresa na Alemanha

AICEP

Saiba qual o enquadramento legal, fiscal e quais os incentivos disponíveis.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório