Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
01 de Fevereiro 2023

Como traçar um plano de ação para a internacionalização?

AICEP

Internacionalizar a sua empresa consiste em integrar os seus serviços ou produtos em diferentes países ou territórios. Este processo deve ser planeado de forma rigorosa e objetiva, acautelando todos os eventuais obstáculos e as várias estratégias inerentes às práticas de comércio internacional.

Precisamente para apoiar a sua empresa neste processo, a AICEP proporciona aos seus clientes um apoio personalizado: traça um plano de ação para a internacionalização com toda a informação necessária para precaver e facilitar a entrada da sua empresa no novo mercado. Mas, em que consiste e como funciona esse plano de ação?

O plano de ação para a internacionalização AICEP

Em que consiste?

Um plano de ação para a internacionalização consiste no cruzamento de uma intenção da empresa com um mercado de exportação ou interesse, tendo em conta a maturidade da empresa nos negócios e exportação.

A combinação destas três dimensões resulta num conjunto de sugestões de informação, capacitação, consultoria e ações de entrada no mercado para ajudar a empresa em duas vertentes: preparação para o mercado e entrada no mercado.

Um plano de ação pode ter uma de 5 intenções possíveis: 

  • Expandir nos mercados para onde a sua empresa já exporta;
  • Exportar para novos mercados;
  • Encontrar parceiros de negócio;
  • Promover produtos e serviços, ou 
  • Exportar através do e-commerce.


Para traçar o plano de ação, a AICEP cruza a intenção e o mercado escolhido pela sua empresa com um modelo de aprendizagem computacional (AIML), que segmenta a empresa consoante as suas características específicas: dimensão, saúde financeira, histórico de exportação, marcas registadas e prémio.

Aliando esta informação ao objetivo da sua empresa e do mercado a conquistar, a AICEP antevê que tipo de apoio necessita e ajusta o mesmo às suas particularidades, proporcionando um auxílio personalizado.

Por exemplo, no caso de empresas estreantes na internacionalização, o apoio será mais vocacionado para sugestões de recursos para se preparar para a exportação. Por outro lado, se a sua empresa já tiver experiência em exportação, receberá sugestões de recursos para acelerar e desenvolver as suas exportações.

Importa, contudo, sublinhar que o plano de ação para a internacionalização é um plano individual e específico, que considera os objetivos da sua empresa para um mercado externo concreto. Se a sua empresa visa vários mercados ou vários objetivos distintos, deve então fazer vários planos de ação.

Etapas do plano de ação para a internacionalização

O plano de ação para a internacionalização tem uma ordem e é feito por etapas, uma vez que é um processo de preparação e capacitação.

Para avançar para a etapa seguinte, a sua empresa tem de terminar a anterior, de modo a estar preparada para os desafios da etapa que se segue. Enquanto faz o plano de ação, terá acesso a uma barra de progresso, para saber em que fase de conclusão do plano se encontra.

As etapas de um plano de ação podem passar por:

  • Acesso a informação (estudos de mercado, legislação);
  • Formação (cursos ou webinars);
  • Entrega de potenciais oportunidades de negócio e/ou informação de potenciais clientes/importadores estrangeiros;
  • Consultoria personalizada;
  • Entrada no mercado, que pode implicar uma visita ao mercado para reunião com a delegação AICEP, sugestão de participação em feiras ou outros eventos, reunião com potenciais clientes locais.

No final de cada plano de ação, a sua empresa pode deixar o seu comentário pessoal sobre todo este processo, deixando dicas e sugestões para futuras empresas. 

Importa ainda frisar que uma empresa/utilizador pode fazer um plano de ação de cada vez ou mais do que um ao mesmo tempo.

Como dar início ao plano de ação para a internacionalização?

A primeira coisa a fazer é registar-se na área de cliente MY AICEP. Após análise das características da sua empresa irá automaticamente receber sugestões de mercados com potencial futuro. Se assim o pretender, pode logo dar início a um plano de ação para entrada num determinado mercado.

Caso tenha alguma dúvida sobre o plano de ação elaborado, a sua empresa pode sempre contar com o apoio e esclarecimento direto do gestor de cliente AICEP que lhe é atribuído a partir do momento em que se regista na MY AICEP.

Vamos traçar um plano de ação para a sua empresa? A nossa experiência em mercados internacionais está ao seu dispor.

Veja também:

Portugal Makes Sense: porquê participar na Hannover Messe 2022

Guia prático para PME: como exportar através do e-commerce

A AICEP opera em cerca de 55 mercados internacionais: conheça a nossa Rede Externa

 

 

Notícias AICEP

Meios de pagamento internacionais: as opções para empresas

AICEP

Quais os meios de pagamento utilizados no comércio internacional? Conheça os principais.

Economia portuguesa impulsionada pelas exportações

AICEP

As exportações presentaram 50,7 por cento do PIB.

Conferência Exportar Online: novas tendências de e-commerce

AICEP

A 4ª edição da Conferência Exportar Online realizar-se-á no dia 21 de junho, em Coimbra.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório