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Saiba o que é e qual a importância do Sistema Harmonizado para as empresas exportadoras.
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A economia circular protege o ambiente, poupa recursos e beneficia empresas e consumidores. Conheça algumas boas práticas.
A implementação da economia circular nas empresas é vantajosa para toda a cadeia de valor. A transição para uma economia não linear, mais verde e sustentável está em curso e é importante acompanhar a tendência, adotando medidas para reduzir os resíduos e aumentar o ciclo de vida dos produtos.
As empresas que operam ou pretendem chegar a mercados internacionais devem dar especial atenção a esta questão, não só pelo impacto que as suas operações têm em termos ambientais, mas também pelas exigências legais que já vigoram em alguns países.
A economia circular tem como objetivo reduzir ao mínimo o desperdício e os resíduos. Este modelo de produção e consumo assenta em boas práticas como partilha, aluguer, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de materiais e produtos.
O aumento do ciclo de vida dos produtos é um dos pilares deste modelo, afastando a opção, até agora em vigor, de consumir ininterruptamente. Assim, procura-se que os bens durem mais tempo, evitando o desperdício e a constante necessidade de comprar novos produtos para os substituir. Quando o ciclo de vida de um produto termina, os materiais são mantidos dentro da economia, graças à reciclagem e reutilização.
O modelo de economia circular é a antítese do que foi utilizado nas últimas décadas, em que a ideia era criar e produzir produtos pouco duráveis para que fossem rapidamente substituídos por outros (a chamada obsolescência programada). Este era um modelo que exigia materiais baratos e que acabava por consumir demasiados recursos (que são finitos), aumentar os resíduos e penalizar os consumidores.
A economia circular é um dos pilares da política ambiental da União Europeia, que está a fazer alterações legislativas para promover a mudança de uma economia linear para uma economia circular.
Muitos países em todo o mundo estão a trabalhar nesse sentido, mas há ainda um longo caminho a percorrer. O Fórum Económico Mundial lembra que, de acordo com o Circularity Gap Report 2023, apenas 7,2% da economia global é circular.
A sua empresa pode contribuir para acelerar esta tendência.
A economia circular traz benefícios para o planeta, por reduzir a pressão decorrente da procura incessante de matérias-primas e recursos, e para as próprias empresas que a implementam.
Um relatório da Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal – uma associação sem fins lucrativos que representa mais de 180 empresas em Portugal envolvidas na transição para a sustentabilidade – estima que este modelo crie 600 mil novos empregos na Europa. O mesmo documento revela que a adoção da economia circular provocará uma redução de custos nas empresas europeias na ordem dos 8%.
Conheça as principais vantagens da economia circular.
Proteção do ambiente
A proteção do ambiente é uma das vantagens mais significativas deste modelo económico.
A reutilização e a reciclagem poupam recursos naturais, contribuem para a manutenção dos habitats de várias espécies e mantêm a biodiversidade. Basta pensar no impacto que a redução no consumo de papel tem nas florestas em todo o mundo para perceber que a reutilização deste material pode fazer a diferença.
A redução na emissão de gases com efeitos de estufa (GEE) é outro contributo positivo da economia circular para o ambiente.
A criação de produtos mais sustentáveis, com um ciclo de vida mais longo, além de provocar uma redução das emissões, vai diminuir a quantidade de resíduos, nomeadamente os que acabam por poluir os oceanos, solos e cursos de água.
Poupança de recursos e matérias-primas
A economia circular vai promover o aumento do ciclo de vida dos produtos e a reutilização de materiais, reduzindo a necessidade constante de matérias-primas (algumas delas escassas ou limitadas).
Além de evitar o esgotamento dos recursos, contribui também para reduzir a dependência de matérias-primas importadas, bem como os riscos associados à disponibilidade e volatilidade dos preços.
Desenvolvimento da economia
O Parlamento Europeu calcula que a economia circular possa contribuir para um aumento adicional de 0,5 % do PIB da União Europeia (UE) e para a criação de cerca de 700 000 novos postos de trabalho até 2030.
O mesmo órgão estima que, até essa data, o setor da retransformação da UE possa atingir um valor anual entre 70 e 100 mil milhões de euros, gerando entre 450 000 a 600 000 postos de trabalho.
A implementação da economia circular vai obrigar a repensar processos de design, produção e reutilização, contribuindo para impulsionar a inovação em vários setores da economia.
Por outro lado, o aumento da duração do ciclo de vida dos produtos vai ter um efeito positivo nos consumidores, permitindo que consigam obter uma poupança significativa a longo prazo.
A economia circular permite a redução de custos, nomeadamente os que estão relacionados com a aquisição de matérias-primas e com a energia. Uma produção mais sustentável permite poupar dinheiro.
A redução do impacto ambiental das atividades da empresa traz igualmente vantagens que se podem traduzir na obtenção de certificações ambientais que constituem uma mais-valia em qualquer mercado.
É, também, uma forma de colocar em prática algumas dimensões da estratégia ESG e de cumprir com os requisitos da UE em termos de sustentabilidade, o que pode trazer benefícios na abordagem a mercados internacionais.
Os desafios trazidos pela sustentabilidade contribuem para a inovação, da mesma forma que a inovação contribui para a sustentabilidade, para a melhoria de processos e para a criação de uma cultura corporativa centrada no respeito pelo ambiente e na boa gestão de recursos.
Uma empresa que pratique e promova a economia circular terá igualmente benefícios em termos de reputação, dado que os consumidores estão cada vez mais atentos a boas práticas nessa área, penalizando as empresas que não o façam ou que promovam falsas alegações de sustentabilidade.
Uma empresa que pretenda fazer a transição para a economia circular deve estar consciente que todas as etapas da sua atividade – da produção ao transporte, passando pela embalagem – têm um impacto ambiental que deve ser reduzido.
A implementação da economia circular começa logo na fase do design, que deve privilegiar materiais reciclados e recicláveis.
Os produtos devem ser concebidos para terem maior durabilidade, permitindo a reparação ou reutilização, ao invés de serem descartados. Assegurar serviços de manutenção ou disponibilizar peças e acessórios que aumentem o tempo de vida de um artigo são boas práticas a implementar sempre que possível.
A escolha das embalagens é, também, um aspeto fulcral, tendo o cuidado de evitar o sobre-embalamento ou a utilização de materiais que não possam ser reutilizados ou reciclados.
A eliminação de resíduos – ou a sua reutilização e aproveitamento – e a diminuição da poluição na fase da produção é outro ponto fundamental no processo de transição das empresas para a economia circular.
As empresas devem manter estas preocupações ambientais no seu relacionamento com os clientes. Privilegiar comunicações e faturas eletrónicas, optar por embalagens ecológicas nos envios e promover a reutilização dos materiais que usam nos seus produtos são algumas ideias que qualquer empresa pode implementar facilmente.
Mais do que tendências, a mobilidade elétrica, a possibilidade de trabalho remoto ou de partilha de espaços em regime de co-work e a utilização de energia verde são outras formas concretas de reduzir a pegada ambiental da sua empresa. Devem, contudo, ser pensadas e articuladas de forma integrada e estratégica e não ser iniciativas isoladas, sem um impacto real no ambiente e na sociedade.
A economia circular é uma das exigências mais importantes para o futuro das empresas, com um impacto transversal nos negócios . As questões relacionadas com a sustentabilidade já não podem ser ignoradas, sobretudo quando se planeia uma abordagem a novos mercados.
Como garantir que a sua empresa está preparada para a internacionalização e para ser bem-sucedida neste processo? Se já fez o registo na MY AICEP, estará já a beneficiar de todas as vantagens desta área reservada e terá a resposta para esta pergunta. Se ainda não o fez, este é o momento de dar o passo que faltava rumo a novos mercados.
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