Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Agosto 2022

Como vender no eBay: vantagens, custos e guia de procedimentos

Artigo AICEP

Como vender no eBay e tirar partido de um mercado global com quase 200 milhões de compradores?

O eBay começou por ser um site de leilões muito popular, em que compradores de todo o mundo procuravam artigos para enriquecer as suas coleções. Hoje, é um dos maiores marketplaces do mundo: são mais de mil milhões de referências, negociadas entre 187 milhões de compradores ativos e 22 milhões de vendedores. Números que revelam o potencial deste gigante do comércio eletrónico e que justificam um olhar mais detalhado sobre as suas particularidades. 

Como vender no eBay e quais as vantagens deste marketplace?

O eBay é um marketplace B2C que abrange todos os setores, gerando um volume de negócios de 83 mil milhões de euros e um tráfego de 777 mil utilizadores. 

Ao vender no eBay beneficia de serviços como anúncios gratuitos ou relatórios de qualidade (que permitem avaliar o desempenho dos anúncios e receber recomendações sobre como aumentar visualizações e vendas).

O Terapeak é outra ferramenta disponibilizada pelo marketplace que permite a análise de mercado com base em dados reais de milhões de transações do eBay. Utiliza dados recentes de oferta, procura e preços, o que permite traçar uma estratégia de vendas que corresponda a estas tendências.

Alguns serviços são gratuitos e estão acessíveis mesmo a vendedores particulares, enquanto outros só são fornecidos a contas profissionais.

De qualquer forma, e tal como acontece com outros marketplaces globais, vender no eBay permite tirar partido de ferramentas de marketing que são bastante úteis quando se aposta no e-commerce, libertando assim os seus recursos financeiros e humanos para outras necessidades. 

Custos e outras dicas úteis

Os seus potenciais clientes vão encontrá-lo através de pesquisas (por produto ou por setor), pelo que é importante que tenha bastante cuidado na forma como apresenta os seus produtos.

A imagem é importante e deve ser apelativa, cuidada e elucidativa, mas o design do anúncio deve ser simples, para não desviar a atenção do essencial: o produto que pretende vender.

Deve, no entanto, ter em conta que é através da descrição que poderá cativar clientes e diferenciar-se da concorrência. A descrição deve conter todas as informações relevantes para o comprador, como por exemplo tamanho, peso ou cor. Deve ser esclarecedora, objetiva, honesta e sem adjetivos desnecessários.  

Antes de atribuir um valor aos seus produtos analise a concorrência. Ao vender no eBay terá de pagar comissões ao site pelas vendas, pelo que, ao indicar o preço final, também já deve ter em conta esta despesa. 

As questões relacionadas com embalagem e envio são da responsabilidade do vendedor, pelo que é mais um custo que deve considerar. É igualmente importante que coloque no anúncio a informação relacionada com os portes, para que o cliente perceba quanto terá de pagar pelo envio.

Mediante um pagamento adicional, pode ter a sua própria loja no eBay, o que permite que se diferencie da concorrência nos motores de pesquisa, atraindo assim mais clientes.

Outro dado importante diz respeito ao feedback: deve pedi-lo e é fundamental que seja muito positivo, já que os clientes preferem comprar a vendedores com boas referências (vendedor nível top).

O facto de ser um marketplace global é vantajoso para chegar a novos mercados, mas implica igualmente um esforço para se destacar da concorrência. Por isso, é essencial que prepare bem a sua entrada nesta plataforma, conhecendo todos os detalhes que podem levar a essa diferenciação. 

Quais os custos?

Vender no eBay implica que pague taxas pela publicação de anúncios e uma comissão pelas vendas, nunca inferior a 3%. 

O fee mensal mais baixo é de 19,50 euros e o premium de 149,50 euros. Quanto mais elevado for o fee, melhores condições terá, podendo também aceder a mais ferramentas que podem ajudar a impulsionar o seu negócio. 

Como vender no eBay: guia para começar

Para vender no eBay terá de fazer o registo com uma conta corporativa e é necessário enviar alguns dados sobre a sua empresa. 

É obrigatório criar uma conta Payoneer, para que possa receber os pagamentos pelas vendas. A criação desta conta implica o registo neste sistema de pagamento, preenchendo um formulário e enviando as informações e documentação que forem solicitados. Os perfis do eBay e do Payoneer vão ser sincronizados. 

Tenha em atenção que, independentemente do método de pagamento usado pelos seus clientes, o dinheiro é enviado para a sua conta bancária através de uma conta Payoneer. Após o cliente efetuar o pagamento, os fundos são creditados no seu saldo do eBay no prazo de dois dias úteis. Pode escolher a periodicidade com que pretende que esses fundos sejam depois creditados na sua conta bancária (diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente). Deve ter em conta que, antes de transferir o dinheiro, o eBay vai cobrar as comissões e taxas acordadas.

O passo seguinte é fornecer ao eBay dados do seu cartão de crédito ou débito para cobrir as tarifas e eventuais despesas provenientes, por exemplo, de reembolsos, reclamações ou litígios.   

A sua empresa está pronta para o e-commerce

Se a internacionalização da sua empresa passa pelo comércio eletrónico, é fundamental perceber se é a altura certa para dar esse passo e quais os mercados com maior potencial. A AICEP desenvolveu um diagnóstico que permite avaliar o grau de preparação da sua empresa para o e-commerce e ainda aceder a recomendações adequadas a cada caso. 

O registo na MY AICEP dá acesso a funcionalidades e conteúdos personalizados para a sua empresa, incluindo oportunidades de negócio, sugestões sobre mercados e e-marketplaces, agenda de formações e eventos de promoção internacional, bem como a estudos de mercado e planos de ação para preparar ou reforçar as exportações.

Veja também:

7 dicas para vender num marketplace

Loja virtual ou marketplace? Prós e contras de cada solução

O que esperar da AICEP no apoio à exportação?

Notícias AICEP

Maxiglobal apresenta soluções no Data Centre World em Paris

AICEP

Empresa portuguesa marca presença no evento que reúne os principais players do setor.

  • França
  • TIC

41 Empresas portuguesas participaram na MICAM

AICEP

Os empresários portugueses mostravam boas expetativas para esta exposição e o balanço revelou-…

  • Itália
  • Calçado

Portugal sobe duas posições no European Innovation Scoreboard

AICEP

O desempenho nacional aumentou 6,4 pontos percentuais entre 2015 e 2022.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório