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04 de Outubro 2024
Conheça o Ankorstore, um marketplace para marcas únicas

Artigo AICEP

Saiba como funciona e quais as vantagens de vender no marketplace Ankorstore, destinado a marcas que trabalham para nichos de mercado.

O Ankorstore é um marketplace criado por empreendedores e para empreendedores, que procura impulsionar marcas independentes e ajudar os retalhistas a terem acesso a produtos originais e de qualidade.

A ideia subjacente a esta plataforma B2B é marcar a diferença em relação aos marketplaces de grande dimensão, em que a oferta é mais massificada e nem sempre acessível a quem possui um pequeno estabelecimento comercial.

A missão e target do marketplace Ankorstore

O Ankorstore é um marketplace criado em 2019 por um grupo de profissionais com experiência de e-commerce, nomeadamente na plataforma Etsy.

Os fundadores do Ankorstore perceberam, nas experiências profissionais anteriores, que os pequenos retalhistas só conseguiriam competir com os gigantes de comércio eletrónico e com a distribuição em massa se oferecessem produtos diferenciadores. No entanto, nem sempre tinham capacidade económica – ou necessidade – de fazer grandes encomendas nas maiores plataformas e também não tinham acesso às marcas independentes que produziam esses artigos. 

Assim, este marketplace surgiu para dar resposta a esse problema, apoiando os negócios locais e, simultaneamente, as marcas que apostam na curadoria e na criatividade e que, muitas vezes, trabalham para nichos de mercado. 

O marketplace Ankorstore tem cerca de 300 mil clientes, que incluem negócios como floristas, cafés ou concept stores e que encontram, num catálogo com mais de 30 mil marcas europeias, artigos que não existem nos gigantes como a Amazon ou Alibaba.

Assumindo como missão ser um catalisador na evolução do retalho independente, o Ankorstore aposta na tecnologia. Alimentação & Bebidas, Decoração de Interiores, Moda, Cosméticos, Joalheria, Bebé & Criança, Livros, Papelaria & Hobbies são as categorias disponíveis. 

Como funciona?

A 25 de março de 2024, o Ankorstore alterou algumas das condições comerciais, eliminando as taxas que eram cobradas para envios de longa distância ou para encomendas frágeis ou pesadas.

Nas encomendas enviadas para oito países europeus (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Reino Unido), as marcas podem escolher a transportadora, não estando obrigadas a recorrer aos serviços dos parceiros da plataforma. 

O Ankorstore criou uma nova política de preços com o objetivo de dar maior flexibilidade à gestão da rede de clientes. 

Como é normal nos marketplaces, são cobradas taxas e comissões aos vendedores. As taxas de serviço destinam-se a cobrir as despesas de manutenção da plataforma e funcionalidades como o serviço ao cliente.

São ainda aplicadas comissões por cada venda, que variam entre os 0% e os 17% (os valores e as condições podem ser consultados aqui), bem como uma comissão de 3% para garantia de pagamento. 

A plataforma permite enviar encomendas para Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia,. Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Quais as vantagens de vender no Ankorstore?

O marketplace Ankorstore tem como principal vantagem o facto de dar visibilidade a marcas menos conhecidas ou que trabalham com nichos de mercado, permitindo-lhes chegar a retalhistas de toda a Europa.

Apesar de permitir que os retalhistas tenham um prazo alargado de 60 dias para efetuar o pagamento, as marcas recebem assim que a encomenda é entregue. A possibilidade de ter envios gratuitos é outra vantagem.

Os retalhistas que usam o Ankorstore podem fazer encomendas no valor mínimo de 100 euros. Como este limite é mais baixo do que o praticado na generalidade dos marketplaces B2B, as marcas conseguem alcançar um número maior de clientes.  

Como vender no marketplace Ankorstore?

O registo neste marketplace é gratuito, mas a entrada na plataforma depende de aprovação prévia. O primeiro passo para vender no Ankorstore é a apresentação da candidatura através de um formulário eletrónico, posteriormente analisado pela equipa interna.

A avaliação das candidaturas é feita caso a caso e tem em conta o potencial de sucesso e a autenticidade das marcas proponentes. O marketplace tende a recusar candidaturas de marcas que vendem em grandes lojas, plataformas de comércio eletrónico de grande dimensão ou sites de vendas privadas.

A aceitação da candidatura depende ainda de três critérios fundamentais:

  • Ser uma empresa registada e ter licença para vender produtos;
  • Ter uma conta bancária para receber pagamentos; 
  • Vender produtos das categorias disponíveis no site. 

De acordo com a plataforma, a resposta é dada em 48 horas. Assim que a candidatura seja validada, a equipa do Ankorstore encarrega-se de fazer o upload dos produtos para a loja online. Este processo demora, por vezes, menos de duas horas, o que significa que pode começar rapidamente a vender.

Como entrar no e-commerce internacional?

O Ankorstore é apenas uma das oportunidades existentes no comércio eletrónico, que tem, atualmente, marketplaces de várias dimensões e propostas de valor. Conhecer estas oportunidades e perceber qual a mais adequada para a sua empresa é mais simples com o apoio de uma entidade especialista em internacionalização.

A AICEP é, por isso, parceiro certo para que a sua empresa possa fazer do e-commerce internacional um caminho para o crescimento. Registe-se na MY AICEP e conheça as vantagens desta área reservada. A AICEP oferece consultoria personalizada à sua empresa para a criação ou reforço da sua estratégia de internacionalização através do e-commerce. Saiba mais aqui.

 

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