PORTUGAL VOLTA AO MAIOR PALCO DA INDÚSTRIA MUNDIAL
AICEP
Portugal volta à Hannover Messe, um ano depois de ter sido país-parceiro.
- Alemanha
- Multisetor
Artigo AICEP
Se pretende internacionalizar o seu negócio, investir no estrangeiro é uma opção a considerar. Por que não uma parceria com uma empresa estrangeira conhecedora do mercado para alcançar novos objetivos em comum? Saiba, então, em que consiste e como funciona a estratégia de Joint Venture.
Traduzido à letra, Joint Venture significa literalmente “empreendimento conjunto”. Consiste numa aliança estratégica entre pelo menos duas empresas independentes que repartem o capital social e, consequentemente, o poder de decisão da empresa adquirida ou criada.
Nesta estratégia de internacionalização, a empresa que investe associa-se a pelo menos uma empresa local no mercado externo para compartilhar know-how e conhecimento de mercado. Trata-se, no fundo, de uma cooperação interempresarial, uma união de esforços para alcançar objetivos comuns durante um determinado período de tempo.
Cada parceiro poderá contribuir com capital, ativos fixos, tecnologia, patentes, mão-de-obra ou outros ativos intangíveis. A reciprocidade do investimento é a característica única que torna esta simbiose tão enriquecedora para as suas partes.
Este tipo de aliança empresarial permite às empresas fazer frente a múltiplos obstáculos. Por exemplo, uma pequena/média empresa tecnológica que pretenda iniciar operações num novo mercado internacional, beneficia em colaborar com o gigante da área nesse mesmo mercado em know how, competências e recursos.
Além disso, a estratégia de Joint Venture permite mitigar barreiras existentes à internacionalização, sejam elas legais, administrativas ou de outra ordem.
Optar por este tipo de estratégia é um excelente meio de entrar num mercado internacional, desenvolver um novo produto, ou reduzir o risco associado a transações transfronteiriças enquanto, simultaneamente, se criam sinergias e oportunidades de mútua aprendizagem.
Principais vantagens da estratégia de Joint Venture
O objetivo último deste tipo de parcerias é desenvolver uma aliança, um projeto que traga benefícios para todas as partes envolvidas.
Em que consiste esse objetivo em concreto, e quais as vantagens em específico, depende somente das partes. O que é certo é que através da Joint Venture as empresas poderão:
As desvantagens
À partida, quase tudo nesta estratégia parece muito aliciante desde que se encontre o parceiro ideal. No entanto, tal como qualquer outra investida comercial, tem as suas contrapartidas:
As estratégias de internacionalização podem ser uma alavanca para qualquer empresa de qualquer setor. Com a expansão além fronteiras, não só a visibilidade, notoriedade e exposição da marca podem aumentar, como também o volume de negócio, clientela e competitividade.
Por isso, uma estratégia de internacionalização através do Investimento Direto Português no Estrangeiro (IDPE) pode ser uma solução para a sua empresa, sobretudo se já tiver uma atividade exportadora consolidada.
Se está a ponderar uma estratégia de IDPE em Joint Venture, registe-se na MY AICEP e conte com o apoio, experiência e rede de contactos da AICEP para traçar o caminho de crescimento da sua empresa.
Veja também:
Criar empresa na Alemanha: o que precisa de saber
Academia AICEP: formar para a internacionalização
AICEP
Portugal volta à Hannover Messe, um ano depois de ter sido país-parceiro.
AICEP
A edição de fevereiro aborda as perspetivas e desafios económicos para 2023.
AICEP
Noruega anuncia o concurso público para a manutenção de estradas em Møre e Romsdal.