Países Baixos: economia estável no radar das empresas
AICEP
Os Países Baixos possuem uma das economias mais abertas do mundo.
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Artigo AICEP
Com o crescimento das compras online, mesmo por parte das empresas, investir em e-commerce B2B deixa de ser uma possibilidade remota, tornando-se num passo quase natural na estratégia dos negócios de vários setores.
Recorde-se que o peso do e-commerce B2B está a crescer rapidamente, sendo a China, Japão, Coreia do Sul e EUA os mercados mais maduros no comércio eletrónico business to business. Basta pensar na dimensão do Alibaba, que tem mais de 2 milhões de vendedores online, 160 milhões de compradores e vende para 240 países, para se perceber todo o potencial deste tipo de negócio.
Investir no e-commerce B2B, seja através de uma plataforma ou de uma loja online própria, será, assim, algo a considerar na estratégia de internacionalização da sua empresa. Fique a par das vantagens para o seu negócio.
1. Maior visibilidade
Uma presença online é sempre uma forma de ganhar visibilidade e este é um fator que pode ser diferenciador para as empresas focadas no B2B. Sendo este um mercado ainda em crescimento, esta é a altura para avançar e ganhar destaque em relação a concorrentes que ou não têm presença digital ou não passaram ainda do B2C.
Investir em e-commerce B2B será, assim, uma forma de levar a sua empresa para mercados que, de outra forma, seriam inatingíveis. Se o fizer através de uma plataforma internacional, terá concorrência a nível global, mas estará também numa posição privilegiada para avaliar essa concorrência e atuar em conformidade, adaptando estratégias, preços e produtos.
2. Aberto 24 horas por dia
O e-commerce não tem horários nem fecha portas. O que significa que, enquanto descansa, um potencial cliente na China ou na Austrália está a ver a sua loja virtual e a avaliar a possibilidade de fazer negócio.
Pode receber encomendas a qualquer dia e a qualquer hora, o que trará um novo dinamismo à sua empresa.
Esta disponibilidade 24/7 deve ser acompanhada de um serviço ao cliente que possa ser igualmente rápido, para que os potenciais clientes tenham, no menor período de tempo, respostas para as suas dúvidas. O desdobramento de equipas para acompanhar diferentes fusos horários ou o recurso a chatbots podem ser soluções a ter em conta se estes pedidos forem muito frequentes.
3. Vendas mais rápidas
Na internet tudo acontece a uma velocidade maior. Enquanto no modelo tradicional seria necessário fazer prospeção, contactar o cliente, marcar reuniões, apresentar produtos, no comércio eletrónico uma encomenda ou um pedido de orçamento podem demorar apenas o tempo de alguns cliques.
Há que ter em conta que, ao fazer a pesquisa que o levou até à sua empresa, o cliente já tem a intenção de compra, pelo que tudo se vai passar de forma mais rápida. Do interesse à encomenda podem ser apenas alguns minutos.
Além disso, como todos os procedimentos de compra são feitos no mundo digital, é mais fácil para a sua empresa gerir e repor stocks e programar as entregas.
4. Regularidade nas transações
No comércio B2C, as compras são, muitas vezes, únicas, enquanto no B2B existe mais regularidade. Ou seja, é provável que as encomendas sejam recorrentes e que exista até periodicidade nessas encomendas.
Este facto, além de ser benéfico para a tesouraria (uma vez que existem transações regulares), é igualmente vantajoso em termos de gestão, já que permite prever, com uma margem de segurança, quando e quanto vai vender.
Esta regularidade também cria relações duradouras que, por sua vez, são determinantes para a fidelização de clientes.
5. Personalização e preços
As relações duradouras e a fidelização de clientes no e-commerce B2B têm ainda outras vantagens, como a possibilidade de personalizar não só os produtos vendidos, mas também os preços e outras condições.
Poderá, assim, satisfazer as necessidades específicas de cada cliente e personalizar as suas vendas de acordo com o histórico de compras.
O recurso ao comércio eletrónico torna possível a utilização de dados, algoritmos ou software que facilita a otimização de preços, simplificando o processo de resposta a pedidos de cotação.
Neste processo é igualmente importante ter em conta os custos relacionados com as transações internacionais, o que implica a utilização de diferentes moedas e formas de pagamento, bem como taxas, impostos e despesas relacionadas com a entrega. Tudo isto pode ser simplificado quando é feito de forma eletrónica.
6. Aproveitar recursos das plataformas
Se optar pelo e-commerce B2B através de plataformas de terceiros, terá ainda vantagens adicionais, começando na redução de custos.
Não terá de investir na criação da plataforma nem na sua gestão e as questões relacionadas com a cibersegurança estão igualmente incluídas nas despesas que ficam por conta dessa plataforma. A grande visibilidade é outra característica inerente a este tipo de solução.
A disponibilização de dados que permitem analisar as interações com a sua loja e a criação, por parte da própria plataforma, de estratégias de marketing digital que vão beneficiar a sua empresa são outras formas de poupar nas despesas relacionadas com o e-commerce.
No entanto, há que ter em conta que a presença nestes marketplaces tem custos, como as subscrições (quanto mais caro é o plano que subscrever, mais são os serviços que pode usar) e comissões pelas vendas.
7. Melhor experiência para o cliente
Investir em e-commerce B2B permite oferecer uma melhor experiência ao seu cliente. Muitas vezes, estes compradores preferem fazer todo o processo de pesquisa online e só entrar em contacto com a empresa quando estão realmente interessados na compra.
Sendo esta a experiência que cada vez mais clientes procuram – até porque é assim que funcionam os chamados nativos digitais – é importante que as empresas sejam capazes de a oferecer.
Esta experiência pode ser ainda melhor se o seu portefólio estiver 100% digitalizado e se as pesquisas forem facilitadas por descrições e palavras-chave que levem os potenciais clientes diretamente à sua empresa.
A possibilidade de oferecer métodos de pagamento diversificados e seguros, a funcionalidade do processo de compra e a qualidade do serviço ao cliente são outras formas de investir em e-commerce B2B e de melhorar a experiência do consumidor.
A sua empresa está pronta para o e-commerce? Por onde começar, que plataforma escolher e o que ter em conta no comércio eletrónico internacional? As dúvidas são normais, mas as respostas podem nem sempre ser fáceis de encontrar.
O registo na MY AICEP dá acesso, num só lugar, a todas as ferramentas necessárias para investir em e-commerce B2B. Conte com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal para internacionalizar a sua empresa.
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