Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
02 de Outubro 2024
Vender online para Itália: o que torna este mercado apelativo?

Artigo AICEP

Artigo elaborado em abril de 2024.

Ao vender online para Itália, as empresas encontram um contexto favorável num país que conhece bem os produtos portugueses. Conheça alguns dados.

A dimensão do mercado e o seu potencial em termos de e-commerce são duas razões para que as empresas nacionais avaliem a possibilidade de vender online para Itália.

Conheça os números e as particularidades do mercado de comércio eletrónico no país e saiba como conquistar o consumidor digital italiano.

Vender online para Itália: os números a ter em conta

A Itália é um dos principais destinos das exportações portuguesas. A existência destas boas relações comerciais, aliada ao conhecimento e ao reconhecimento da qualidade dos produtos nacionais, pode facilitar a entrada no mercado de e-commerce. No entanto, o comércio eletrónico tem algumas especificidades que as empresas portuguesas – mesmo as que já exportam para Itália – devem conhecer, de forma a preparar a abordagem a este mercado.

A maturidade digital é um dos aspetos mais apelativos para as empresas que pretendem vender online para Itália. O país registou, em 2023, 47,5 milhões de utilizadores de Internet, o que correspondeu a 80,6% da população. Esta taxa de penetração da Internet revelou-se superior à média mundial e, em 2028, deverá alcançar os 93,5%, ano em que se prevê que a utilização de smartphones represente 97% da população.

Os dados do “Enabling Digitalization Index” mostram que Itália tem um ambiente favorável aos negócios digitais, tendo no desempenho logístico e no conhecimento e inovação os seus pontos mais fortes.

O mercado italiano é competitivo e diversificado, tanto em termos de produtos como de vendedores.

O e-commerce em Itália: dados e previsões

As perspetivas de e-commerce em Itália para os próximos anos são animadoras, prevendo-se um crescimento no mercado e no gasto médio por comprador. Em 2028, as compras online deverão totalizar 64,6 mil milhões de USD. Estima-se um crescimento médio anual de 11,4%, um ritmo superior à média mundial (10,7%) e à europeia (10,0%).

O quantitativode e-compradores também vai ter um crescimento médio anual superior à média europeia. Em 2028, a respetiva percentagemdeverá atingir os 56,6%, acima dos valores que se projetam a nível mundial (42,8%) e em Portugal (55,9%).

O maior potencial de crescimento, no que respeita ao e-commerce, verifica-se no setor ”Utensílios essenciais para o lar”, com uma média anual de 16,5%.

O mercado italiano de e-commerce é liderado pela página italiana da Amazon, seguindo-se os marketplaces Shein, Apple, Zalando e Unieuro.

As condições logísticas

As condições logísticas contribuem para o bom desempenho do mercado italiano em termos de e-commerce.

O Banco Mundial coloca a Itália em 19.º lugar em termos de logística internacional e a Universal Postal Union atribui ao país a 13.ª posição em matéria de desenvolvimento postal.

Os serviços postais, essenciais no comércio eletrónico cross border, são previsíveis, rápidos e conectados.

Se pretende vender online para Itália, vai encontrar serviços de logística abrangentes, eficientes e modernos, com várias opções de entrega (incluindo entregas personalizadas e redes de recolha com pick-up points) e eficácia no cumprimento de prazos.

O consumidor digital italiano

O e-consumidor italiano usa, designadamente, o smartphone para efetuar compras online. Cerca de dois terços dos consumidores digitais têm entre 25 e 54 anos e situam-se nos escalões de rendimento médio e alto. Moda e Eletrónica são os segmentos em que os gastos são mais avultados.

Se a sua empresa vai vender online para Itália, é importante garantir uma boa reputação online, já que os compradores são muito cautelosos em relação a websites desconhecidos, procurando plataformas que assegurem confiança e segurança.

O recurso à Internet, como forma de avaliar a credibilidade dos websites, comparar preços, obter informação sobre a qualidade dos artigos e partilhar opiniões, é bastante comum. Assim, como prova de qualidade dos seus produtos, é importante que a sua loja online inclua reviews de clientes anteriores e que a presença nas redes sociais conte com influencers.

Outra característica dos consumidores digitais italianos é a preferência pelas entregas rápidas e ao domicílio, como as que são garantidas pela Amazon Prime. A simplicidade nos procedimentos necessários para a compra é um aspeto bastante valorizado.

Os pagamentos através de cartões bancários são bastante comuns, observando-se, porém, um crescimento ao nível das compras com recurso a E-wallet. Espera-se que, em 2024, as carteiras digitais superem os cartões como meio de pagamento nas compras online.

Nos pagamentos digitais destacam-se os serviços PayPal, Apple Pay, Google Pay e Satispay. 

Conselhos para vender online para Itália

Ao vender online para Itália, as empresas devem ter em conta as preferências dos consumidores, privilegiando a utilização do marketing digital como forma de promover os seus produtos.

A criação de uma boa reputação online e as opiniões positivas de consumidores e influencers, aliadas à segurança e à funcionalidade das lojas online, são outros aspetos importantes na abordagem ao mercado de e-commerce italiano.

Para ter sucesso neste mercado deve garantir entregas rápidas e meios de pagamento seguros e comuns, além de adotar o italiano como idioma nas descrições de produtos e contacto com o cliente. 

Vender online para Itália e entrar num mercado de e-commerce competitivo e desenvolvido exigem, no entanto, algum aconselhamento adicional, nomeadamente no que diz respeito à melhor abordagem.

Assim, para garantir que a sua empresa tem todos os dados necessários e está realmente preparada para abordar o mercado italiano consulte a informação de mercado disponível no site da AICEP.

Por sua vez, recursos como a área reservada MY AICEP garantem um acompanhamento mais personalizado. Registe-se e saiba mais.

 

Veja também:

 

Internacionalização: como escolher serviços de logística?

Exportar para Itália: um mercado a ter em conta

E-commerce B2B e B2C: diferenças na abordagem logística

Notícias AICEP
Cibersegurança no comércio eletrónico: guia de boas práticas

AICEP

Conheça algumas boas práticas de cibersegurança no comércio eletrónico.

Sistema REX: o que é e qual a sua importância nas exportações

AICEP

Saiba o que é o Sistema REX e por que razão deve registar-se.

Declaração Intrastat: o que saber

AICEP

Sabia que a Intrastat é uma declaração obrigatória? Saiba em que termos e para que serve.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório