Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
23 de Novembro 2022

Como vender no AliExpress: o que deve saber

Artigo AICEP

O alcance desta plataforma de e-commerce é imensurável, pelo que é natural que muitas empresas queiram saber como vender no AliExpress, uma plataforma que pertence ao grupo chinês Alibaba, mas que está direcionada para o setor B2C. 

Para vender no AliExpress terá de fazer o registo como vendedor estrangeiro, competindo não só com produtos chineses, mas também de vários pontos do mundo. Saiba como funciona e quais as condições para entrar na plataforma.

Vender no AliExpress: principais vantagens

O AliExpress existe desde 2010, sendo um dos maiores marketplaces do mundo, com presença em 220 países e regiões e mais de 150 milhões de compradores. 

Esta plataforma B2C está disponível em 18 idiomas, incluindo Português, e os 38 meios de pagamento que oferece podem ser utilizados nas moedas locais de 51 países. 

Ou seja, é um marketplace com alcance global, com mais de 100 milhões de produtos em categorias como tecnologia, moda, telecomunicações, lazer e desporto, brinquedos, saúde e beleza, ferramentas ou acessórios para automóveis. 

Alcance global, maior visibilidade e soluções logísticas

O alcance global, que dará uma enorme visibilidade à sua marca ou produto, é a principal vantagem de vender no AliExpress. 

A possibilidade de gerir os seus preços e promoções é outra vantagem deste marketplace. Assim, pode adaptar os seus preços à concorrência ou promover descontos em épocas específicas ou de acordo com as suas necessidades em termos de stock

Vender no AliExpress permite que possa criar uma loja virtual com o design que melhor identifique a sua marca. Isto é, tem a possibilidade de construir uma identidade própria e apelativa, pelo que este é um aspeto a que deve dar especial atenção. 

Ao fazer o upload de um produto para a sua loja virtual no AliExpress, terá tradução automática da descrição nos 18 idiomas da plataforma. Sendo uma tradução automática, corre sempre o risco de não ficar muito clara, pelo que é aconselhável simplificar as palavras-chave. 

O AliExpress dá-lhe igualmente liberdade para criar ou encerrar a conta quando quiser, sem qualquer compromisso.  

Como a assistência ao cliente é fundamental no processo de vendas online, a possibilidade de falar, através de chat, com os seus clientes, é outra vantagem que deve aproveitar. Poderá igualmente aproveitar as soluções logísticas oferecidas pela própria plataforma.

Como funciona o processo de adesão?

O primeiro passo é o registo como “overseas seller, isto é, vendedor estrangeiro. Terá de enviar o número de contribuinte da empresa e o número de identificação do seu representante legal.  

A abertura da loja é um processo gratuito que demora cerca de dois dias. Depois de criar a loja com a imagem que pretende, pode começar a fazer o upload de produtos, tendo sempre o cuidado de otimizar as palavras-chave e as descrições dos artigos, para que estes apareçam mais facilmente nas pesquisas dos potenciais clientes.

Com a loja aberta, está tudo pronto para que possa receber as encomendas e os pagamentos. Os envios podem ser feitos através das soluções oferecidas pelo AliExpress ou pelos seus próprios meios. 

O AliExpress aplica comissões entre 5 e 8% pelas vendas, mas não existe um valor mínimo a pagar. Ou seja, se não vender, não paga comissão.

O que ter em conta ao vender num marketplace global? 

Ao vender no AliExpress deve ter em conta as dicas que se aplicam às vendas em marketplaces, nomeadamente no que se refere à política de preços, devoluções e relacionamento com os clientes.

As plataformas globais, como o AliExpress, a Amazon ou o Alibaba podem ser prometedoras no que se refere ao potencial número de clientes, mas, justamente por serem globais, implicam uma concorrência muito mais forte. E exigem, também, que possa dar uma resposta rápida e adequada não só às encomendas, mas também às dúvidas dos consumidores.

Exportar através do e-commerce é algo que exige tempo, dedicação, informação e até apoio. A AICEP tem todas as ferramentas (incluindo de diagnóstico) para que a internacionalização da sua empresa seja feita com passos seguros. Registe-se na MY AICEP e conheça as soluções disponíveis.

Veja também:

Tipos de marketplaces e as suas propostas de valor

E-commerce B2B e B2C: diferenças na abordagem logística

Dropshipping: vantagens e desvantagens

Notícias AICEP

Academia AICEP: formar para a internacionalização

AICEP

Conheça os cursos e formações disponíveis na Academia AICEP.

Contributos para uma Política Pública de Marca Portugal

AICEP

Artigo sobre Marca Portugal na edição de novembro da Revista Portugalglobal.

Como vender no AliExpress: o que deve saber

AICEP

Saiba como aderir e quais as principais vantagens de vender no AliExpress.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório