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O alcance desta plataforma de e-commerce é imensurável, pelo que é natural que muitas empresas queiram saber como vender no AliExpress, uma plataforma que pertence ao grupo chinês Alibaba, mas que está direcionada para o setor B2C.
Para vender no AliExpress terá de fazer o registo como vendedor estrangeiro, competindo não só com produtos chineses, mas também de vários pontos do mundo. Saiba como funciona e quais as condições para entrar na plataforma.
O AliExpress existe desde 2010, sendo um dos maiores marketplaces do mundo, com presença em 220 países e regiões e mais de 150 milhões de compradores.
Esta plataforma B2C está disponível em 18 idiomas, incluindo Português, e os 38 meios de pagamento que oferece podem ser utilizados nas moedas locais de 51 países.
Ou seja, é um marketplace com alcance global, com mais de 100 milhões de produtos em categorias como tecnologia, moda, telecomunicações, lazer e desporto, brinquedos, saúde e beleza, ferramentas ou acessórios para automóveis.
Alcance global, maior visibilidade e soluções logísticas
O alcance global, que dará uma enorme visibilidade à sua marca ou produto, é a principal vantagem de vender no AliExpress.
A possibilidade de gerir os seus preços e promoções é outra vantagem deste marketplace. Assim, pode adaptar os seus preços à concorrência ou promover descontos em épocas específicas ou de acordo com as suas necessidades em termos de stock.
Vender no AliExpress permite que possa criar uma loja virtual com o design que melhor identifique a sua marca. Isto é, tem a possibilidade de construir uma identidade própria e apelativa, pelo que este é um aspeto a que deve dar especial atenção.
Ao fazer o upload de um produto para a sua loja virtual no AliExpress, terá tradução automática da descrição nos 18 idiomas da plataforma. Sendo uma tradução automática, corre sempre o risco de não ficar muito clara, pelo que é aconselhável simplificar as palavras-chave.
O AliExpress dá-lhe igualmente liberdade para criar ou encerrar a conta quando quiser, sem qualquer compromisso.
Como a assistência ao cliente é fundamental no processo de vendas online, a possibilidade de falar, através de chat, com os seus clientes, é outra vantagem que deve aproveitar. Poderá igualmente aproveitar as soluções logísticas oferecidas pela própria plataforma.
O primeiro passo é o registo como “overseas seller”, isto é, vendedor estrangeiro. Terá de enviar o número de contribuinte da empresa e o número de identificação do seu representante legal.
A abertura da loja é um processo gratuito que demora cerca de dois dias. Depois de criar a loja com a imagem que pretende, pode começar a fazer o upload de produtos, tendo sempre o cuidado de otimizar as palavras-chave e as descrições dos artigos, para que estes apareçam mais facilmente nas pesquisas dos potenciais clientes.
Com a loja aberta, está tudo pronto para que possa receber as encomendas e os pagamentos. Os envios podem ser feitos através das soluções oferecidas pelo AliExpress ou pelos seus próprios meios.
O AliExpress aplica comissões entre 5 e 8% pelas vendas, mas não existe um valor mínimo a pagar. Ou seja, se não vender, não paga comissão.
Ao vender no AliExpress deve ter em conta as dicas que se aplicam às vendas em marketplaces, nomeadamente no que se refere à política de preços, devoluções e relacionamento com os clientes.
As plataformas globais, como o AliExpress, a Amazon ou o Alibaba podem ser prometedoras no que se refere ao potencial número de clientes, mas, justamente por serem globais, implicam uma concorrência muito mais forte. E exigem, também, que possa dar uma resposta rápida e adequada não só às encomendas, mas também às dúvidas dos consumidores.
Exportar através do e-commerce é algo que exige tempo, dedicação, informação e até apoio. A AICEP tem todas as ferramentas (incluindo de diagnóstico) para que a internacionalização da sua empresa seja feita com passos seguros. Registe-se na MY AICEP e conheça as soluções disponíveis.
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