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Para que serve e quais as principais vantagens do trade finance para exportadores e…
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Saiba como funciona a plataforma Octopia e quais os serviços de gestão e logística que oferece para otimizar as vendas online.
Tornar o e-commerce acessível a todos é um dos lemas que esteve na origem da Octopia, uma plataforma que permite a gestão das encomendas em vários marketplaces. A ferramenta permite otimizar aspetos como a gestão de stocks e logística, de forma a potenciar as vendas online.
O desenvolvimento do e-commerce trouxe desafios para as empresas que apostam nos mercados internacionais e que diversificam os canais de venda. Se a opção passar por estar presente em mais do que um mercado ou em diversos marketplaces, esse desafio é acrescido. Há mais exigências em termos legais (como os requisitos para poder vender em determinados países) e logísticos, o que, por vezes, pode ser um obstáculo à expansão do negócio.
O objetivo do Octopia é simplificar este processo, oferecendo uma solução que facilita a gestão integrada de todas as etapas, permitindo libertar tempo, recursos e tecnologia para outras tarefas.
Criada em 2021, a Octopia é uma filial do marketplace francês CDiscount. Com base na experiência desta plataforma de e-commerce, a Octopia veio dar resposta a muitas das necessidades e dificuldades percecionadas juntos dos vendedores.
O Octopia desenvolve soluções SaaS (Software as a Service) que juntam o acesso a uma única plataforma tecnológica, um catálogo aprovado de produtos e marcas e um serviço de atendimento que presta apoio em todas as etapas do processo de venda, incluindo o envio de encomendas.
Apesar de estar ligada ao CDiscount, as soluções que oferece podem ser integradas com outros marketplaces ou com lojas online próprias. Permite, por exemplo, a partir de um único portal, o acesso a vários marketplaces e a toda a gestão de vendas. Assim, as empresas, independentemente da sua dimensão, podem desenvolver o seu negócio online em vários marketplaces, garantindo a satisfação dos clientes em todas essas plataformas.
Uma das principais vantagens do Octopia é simplificar o e-commerce e fazer com que, mesmo optando pela diversificação de canais, as empresas não precisem de mais do que uma plataforma e um clique para gerir os seus negócios online.
A partir da plataforma, os vendedores podem, por exemplo, aderir a mais do que um marketplace sem terem de passar por todo o processo de registo.
Os serviços do Octopia adequam-se a várias etapas do processo de internacionalização ou de entrada no e-commerce. Estes são os principais:
Serviços de logística: as vantagens de delegar
A plataforma Octopia tem mais de 15 armazéns na Europa, mais de 3 mil vendedores e faz perto de 10 milhões de envios por ano para cerca de 20 países.
É uma opção para as empresas que pretendam delegar as suas operações de logística. Existem vantagens na adoção desta estratégia, nomeadamente:
O primeiro passo será fazer o registo na plataforma. Depois de ligar a loja e carregar o catálogo de produtos, é altura de começar a preparar as vendas, enviando os produtos para um dos armazéns. Será este o stock usado para as encomendas através dos vários canais
A plataforma permite fazer a sincronização das encomendas em todos os canais de vendas, bem como a monitorização e gestão do stock. Trata de todo o processo de embalagem e entrega, bem como de eventuais devoluções. O vendedor pode acompanhar, em tempo real, o percurso da encomenda.
Além do apoio ao cliente ao longo da jornada de venda, o Octopia tem parceiros que ajudam com questões como a obtenção de um número de identificação fiscal (VAT Number) para os mercados onde seja necessário.
Os preços são revelados após contacto com a equipa comercial do Octopia, mas a empresa não cobra subscrição mensal, permitindo que os clientes desistam do serviço a qualquer momento. Não existe um limite (mínimo ou máximo) de envios.
A entrada no comércio eletrónico ou a redefinição da estratégia para abordar novos mercados são pontos extremamente importantes na vida de qualquer empresa. Requerem, por isso, conhecimento e análise das várias opções disponíveis.
Os recursos disponibilizados pela AICEP, como a área reservada MY AICEP, com informações detalhadas sobre mercados e aconselhamento especializado, ou a Academia AICEP são ferramentas que as empresas devem usar para aumentar as possibilidades de sucesso nesta área.
A AICEP oferece consultoria personalizada à sua empresa para a criação ou reforço da sua estratégia de internacionalização através do e-commerce. Saiba mais no site Portugal Exporta.
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