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23 de Outubro 2024
Octopia: conheça as soluções desta plataforma dedicada ao B2B

Artigo AICEP

Saiba como funciona a plataforma Octopia e quais os serviços de gestão e logística que oferece para otimizar as vendas online.

Tornar o e-commerce acessível a todos é um dos lemas que esteve na origem da Octopia, uma plataforma que permite a gestão das encomendas em vários marketplaces. A ferramenta permite otimizar aspetos como a gestão de stocks e logística, de forma a potenciar as vendas online.

O desenvolvimento do e-commerce trouxe desafios para as empresas que apostam nos mercados internacionais e que diversificam os canais de venda. Se a opção passar por estar presente em mais do que um mercado ou em diversos marketplaces, esse desafio é acrescido. Há mais exigências em termos legais (como os requisitos para poder vender em determinados países) e logísticos, o que, por vezes, pode ser um obstáculo à expansão do negócio. 

O objetivo do Octopia é  simplificar este processo, oferecendo uma solução que facilita a gestão integrada de todas as etapas, permitindo libertar tempo, recursos e tecnologia para outras tarefas.

Octopia: uma filial do marketplace CDiscount

Criada em 2021, a Octopia é uma filial do marketplace francês CDiscount. Com base na experiência desta plataforma de e-commerce, a Octopia veio dar resposta a muitas das necessidades e dificuldades percecionadas juntos dos vendedores.

O Octopia desenvolve soluções SaaS (Software as a Service) que juntam o acesso a uma única plataforma tecnológica, um catálogo aprovado de produtos e marcas e um serviço de atendimento que presta apoio em todas as etapas do processo de venda, incluindo o envio de encomendas.

Apesar de estar ligada ao CDiscount, as soluções que oferece podem ser integradas com outros marketplaces ou com lojas online próprias. Permite, por exemplo, a partir de um único portal, o acesso a vários marketplaces e a toda a gestão de vendas. Assim, as empresas, independentemente da sua dimensão, podem desenvolver o seu negócio online em vários marketplaces, garantindo a satisfação dos clientes em todas essas plataformas.

Que serviços oferece?

Uma das principais vantagens do Octopia é simplificar o e-commerce e fazer com que, mesmo optando pela diversificação de canais, as empresas não precisem de mais do que uma plataforma e um clique para gerir os seus negócios online.

A partir da plataforma, os vendedores podem, por exemplo, aderir a mais do que um marketplace sem terem de passar por todo o processo de registo.

Os serviços do Octopia adequam-se a várias etapas do processo de internacionalização ou de entrada no e-commerce.  Estes são os principais:

  • Criar um marketplace: apoio nas vertentes de tecnologia, criação de um plano de negócio, integração, fornecedores, produtos, pagamento e logística; 
  • Encontrar mais vendedores para um marketplace: se já tem um marketplace e pretende alargar a oferta de produtos, pode selecionar e integrar vendedores qualificados a partir do ecossistema do Octopia, que conta com mais de 15.000 vendedores internacionais;
  • Fazer dropshipping: racionalização das operações de logística através dos recursos da plataforma (armazenamento, embalagem, envio e devoluções);
  • Vender em mais marketplaces: se pretende aumentar a sua base de clientes, pode aderir rapidamente e de forma simples a mais canais de e-commerce a partir da plataforma Octopia. 

Serviços de logística: as vantagens de delegar

A plataforma Octopia tem mais de 15 armazéns na Europa, mais de 3 mil vendedores e faz perto de 10 milhões de envios por ano para cerca de 20 países.

É uma opção para as empresas que pretendam delegar as suas operações de logística. Existem vantagens na adoção desta estratégia, nomeadamente:

  • Redução dos prazos de entrega das encomendas, aumentando a satisfação dos clientes; 
  • Aumento das opções de entrega;
  • Cumprimento de prazos nos envios, o que melhora a reputação online das marcas; 
  • Gestão de todas as encomendas através de um só portal; 
  • Mais tempo para que a empresa se concentre no desenvolvimento do negócio.

Como começar a utilizar a Octopia?

O primeiro passo será fazer o registo na plataforma. Depois de ligar a loja e carregar o catálogo de produtos, é altura de começar a preparar as vendas, enviando os produtos para um dos armazéns. Será este o stock usado para as encomendas através dos vários canais

A plataforma permite fazer a sincronização das encomendas em todos os canais de vendas, bem como a monitorização e gestão do stock. Trata de todo o processo de embalagem e entrega, bem como de eventuais devoluções. O vendedor pode acompanhar, em tempo real, o percurso da encomenda.

Além do apoio ao cliente ao longo da jornada de venda, o Octopia tem parceiros que ajudam com questões como a obtenção de um número de identificação fiscal (VAT Number) para os mercados onde seja necessário.

Os preços são revelados após contacto com a equipa comercial do Octopia, mas a empresa não cobra subscrição mensal, permitindo que os clientes desistam do serviço a qualquer momento. Não existe um limite (mínimo ou máximo) de envios.

Qual a melhor solução de e-commerce para a sua empresa?

A entrada no comércio eletrónico ou a redefinição da estratégia para abordar novos mercados são pontos extremamente importantes na vida de qualquer empresa. Requerem, por isso, conhecimento e análise das várias opções disponíveis.

Os recursos disponibilizados pela AICEP, como a área reservada MY AICEP, com informações detalhadas sobre mercados e aconselhamento especializado, ou a Academia AICEP são ferramentas que as empresas devem usar para aumentar as possibilidades de sucesso nesta área.

A AICEP oferece consultoria personalizada à sua empresa para a criação ou reforço da sua estratégia de internacionalização através do e-commerce. Saiba mais no site Portugal Exporta.

 

Veja também:

Vender online para França: o que deve saber

Os marketplaces B2B como ferramenta para a internacionalização

Cibersegurança no comércio eletrónico: guia de boas práticas

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