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17 de Outubro 2024
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

Artigo AICEP

O Chat GPT promete mudar a forma como os utilizadores de internet encontram respostas para as suas questões e necessidades. Para as empresas envolvidas no e-commerce internacional, esta inovação tecnológica pode ser um fator de sucesso na comunicação com os seus clientes.

Como esta ferramenta de Inteligência Artificial é ainda relativamente recente (foi apresentada em novembro de 2022), o seu alcance pode ser, por enquanto, difícil de calcular. De qualquer forma, é importante saber do que se trata e perceber as possibilidades que traz às vendas online internacionais.

O que é o Chat GPT?

Chat GPT é uma abreviatura de Chat Generative Pre-trained Transformer, é uma ferramenta de Inteligência Artificial criada para entender as perguntas feitas por humanos – por texto ou voz – e responder de uma forma semelhante. 

Estas respostas podem ser dadas sobre a forma de tópicos ou de texto escrito, sendo até possível pedir ao Chat GPT para escrever sobre um determinado tema. A lógica é de machine learning e o resultado será o mais semelhante possível ao discurso humano, criando assim um maior grau de identificação com o destinatário.  

A cumprir-se o esperado – e apesar de se colocarem já algumas questões sobre direitos de autor, o rigor das respostas geradas e até algumas preocupações do foro ético –  pode revelar-se como um importante aliado tecnológico das empresas cuja internacionalização passa pelo comércio eletrónico.  

Por enquanto a ferramenta é gratuita, mas a empresa que o desenvolveu (a OpenAI), está a estudar o modelo de negócio e a estrutura de preços para que a solução possa ser comercializada.

Vejamos, então, algumas aplicações do Chat GPT no e-commerce internacional.

5 formas de potenciar as vendas e-commerce com a ajuda do Chat GPT

Mais personalização, mais atenção ao que os clientes realmente querem e melhor interação com os consumidores são algumas das vantagens trazidas pelo Chat GPT ao e-commerce internacional.

1. Tornar as descrições de produtos mais apelativas

As descrições de produtos são uma parte muito importante no processo de venda, sobretudo nos grandes e-marketplaces, em que a concorrência é grande. Escolher a descrição mais adequada, que permita que os seus produtos se destaquem entre milhares de outros, é um trabalho que requer algum tempo e conhecimento.

O Chat GPT pode gerar automaticamente descrições detalhadas e eficazes, que salientam as vantagens dos seus produtos e que vão ao encontro do que os consumidores desejam. Isto porque, ao compreender a linguagem usada nas pesquisas, esta ferramenta consegue criar resultados mais relevantes e próximos do pretendido. 

2. Prestar um melhor apoio ao cliente

As interações com os clientes ou potenciais clientes também podem ser melhoradas através do Chat GPT, que terá capacidade para esclarecer dúvidas, responder a reclamações ou, até, calcular prazos de entrega.

As empresas beneficiarão, por isso, de um serviço ao cliente mais personalizado, sempre disponível e que pode acelerar processos como encomendas, trocas ou devoluções. 

Se já tem um chatbot para tratar destas questões, a integração do Chat GPT pode criar respostas mais customizadas e, assim, melhorar a experiência de compra. 

3. Fazer recomendações personalizadas

A melhoria do contacto com o cliente pode passar também pelas recomendações de produtos, à semelhança do que faz, por exemplo, a Amazon, mas com um nível maior de personalização. 

O Chat GPT usará os dados do consumidor, como o histórico de compras ou os seus dados de navegação, para criar recomendações personalizadas que possam aumentar as vendas, mas também o envolvimento com a marca.

4. Criar anúncios e peças de conteúdo

Esta ferramenta de Inteligência Artificial promete ser igualmente útil para criar conteúdo para publicidade ou marketing. O objetivo é que este conteúdo seja relevante, eficaz e suficientemente apelativo para gerar vendas ou para captar tráfego para o site.   

O Chat GPT também poderá ser capaz de melhorar as suas campanhas de e-mail, tornando-as mais personalizadas. 

Mais uma vez, a ideia é que a linguagem usada seja apelativa, humanizada e capaz de fazer com que a mensagem da sua empresa se diferencie da que é transmitida pelos seus concorrentes.

5. Gerar publicações nas Redes Sociais e fazer community management

A importância das Redes Sociais para as empresas é incontestável e esta tecnologia pode ser útil também nessa área. 

Sendo o Chat GPT uma ferramenta criada para comunicar, terá capacidade para gerar conteúdo para as Redes Sociais da sua empresa, melhorando a interação com vários públicos em várias redes. 

A ferramenta está preparada para gerar publicações, comentários e respostas que possam cativar os consumidores e os levem a avançar para a compra.

A sua empresa vai abraçar o e-commerce?

Tal como o Chat GPT, o e-commerce internacional é uma realidade a que a sua empresa não deve ficar alheia, sobretudo se pretende diversificar mercados e captar mais clientes

Se ainda está a ponderar essa hipótese, pode começar por fazer o nosso diagnóstico de e-commerce para perceber o grau de preparação da sua empresa para as vendas online e por onde começar.

A AICEP apoia as empresas nacionais em todas as etapas da internacionalização, através do aconselhamento, formação e acompanhamento no mercado de destino. Pode conhecer todas as ferramentas ao dispor das empresas nacionais na área de cliente MY AICEP. Faça aqui o seu registo.

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