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A Realidade Aumentada tem potencial para revolucionar a assistência técnica. Há, no entanto, outras vantagens para as empresas. Saiba quais.
A Realidade Aumentada (RA) é muitas vezes associada ao entretenimento, mas as suas aplicações vão muito para além da diversão e podem trazer grandes benefícios para as empresas.
Como reparar um produto que está noutra cidade, país ou continente sem deslocar para o local uma equipa de assistência técnica? Como transmitir a um técnico ou cliente que está a quilómetros de distância instruções claras sobre o funcionamento de um equipamento? Haverá forma de receber instruções claras de um fornecedor sobre a utilização de determinada máquina sem que ele tenha de estar fisicamente presente?
A Realidade Aumentada permite que tudo isto aconteça. Tal como o metaverso, é uma tecnologia cada vez mais usada e cujo potencial em termos empresariais é bastante significativo.
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que faz a sobreposição da realidade do campo de visão com informação digital. Esta versão melhorada e interativa de um ambiente real é alcançada através de elementos visuais digitais, sons e outros estímulos sensoriais.
As suas principais características são a combinação de mundos digitais e físicos, as interações feitas em tempo real e identificação 3D precisa de objetos virtuais e reais.
Permite, por exemplo, reparar um equipamento enquanto se vê as instruções em 3D, perceber se uma peça de roupa lhe fica bem (sem a vestir) ou se um artigo de mobiliário é adequado para determinado espaço no seu escritório.
Para aceder a esta tecnologia e ter esta visão aumentada da realidade são necessários equipamentos como smartphone, tablet ou óculos próprios com auscultadores incorporados.
As aplicações da Realidade Aumentada vão desde a comunicação à formação, passando pela experiência do cliente. O potencial não está ainda totalmente explorado, mas há uma área em que a utilização desta tecnologia se tem destacado, sobretudo porque permitiu resolver um dos grandes desafios da pandemia: a assistência técnica num contexto de restrições às deslocações.
O serviço pós-venda é cada vez mais importante para as empresas e, num contexto de e-commerce internacional pode trazer alguns desafios. A capacidade de instalar, manter, reparar e dar assistência a equipamentos e produtos é um ponto fundamental na relação com os clientes, mesmo que estes estejam noutro país.
Com a Realidade Aumentada, a assistência técnica e o serviço pós-venda no comércio transfronteiriço torna-se mais simples.
Permite, por um lado, a colaboração entre técnicos em dois locais físicos diferentes, sendo a partilha de instruções de trabalho feita de uma forma imersiva e com acesso, em tempo real, a um formato gráfico e tridimensional.
Através da Realidade Aumentada um técnico no terreno consegue receber suporte remoto de outro colega, fazendo com que seja mais fácil e rápido encontrar a solução para um problema.
Outras aplicações da tecnologia de RA
A Realidade Aumentada pode servir, também, para fornecer ao cliente os recursos necessários para que ele resolva, de forma imediata e em modo self-service, a questão que o levou a pedir assistência técnica.
Ainda no que respeita à experiência do cliente e à utilização da RA como forma de a melhorar, destacam-se aspetos como a integração com redes sociais, a realização de campanhas publicitárias imersivas e um maior envolvimento. Uma marca que recorre a tecnologias inovadoras na relação com os consumidores consegue aumentar a sua notoriedade e, até, gerar confiança.
Num estudo da consultora Nielsen, citado pela revista Harvard Business Review, 56% dos consumidores inquiridos afirmaram que a utilização da RA lhes dava mais confiança em relação à qualidade de um produto. 61% disseram que preferiam comprar a retalhistas que proporcionassem experiências de Realidade Aumentada. O mesmo estudo revela que mais de metade (51%) dos consumidores deseja experimentar esta tecnologia nas suas compras.
A Realidade Aumentada pode ainda ser usada na formação de colaboradores, na investigação e desenvolvimento de novos produtos – fomentando a colaboração – e no reforço do espírito de equipa entre funcionários em diferentes localizações.
A Realidade Aumentada tem, assim, um grande potencial no aumento da eficácia e na redução de custos.
Tomando como exemplo a sua utilização na assistência técnica, podem ser apontados como benefícios:
Ou seja, a utilização da Realidade Aumentada neste campo é vantajosa para todas as partes envolvidas, permitindo a poupança de tempo, de recursos financeiros e o aumento da satisfação global.
Segundo dados do International Data Corporation (IDC), 62,5% dos fabricantes têm um piloto ou um projeto de Realidade Aumentada, enquanto 24,7% consideram lançar o projeto em breve.
A crescente utilização desta tecnologia significa que ela deve ser adotada por todas as empresas? Além das questões relacionadas com o custo e com a existência de recursos tecnológicos que permitam a sua adoção, há ainda a considerar outros fatores importantes.
É fundamental que exista clareza sobre a utilidade desta tecnologia, que esta se integre nos sistemas já utilizados e, sobretudo, que funcione bem, para que os recursos humanos a encarem como uma mais-valia para o seu trabalho. Caso contrário, pode ser entendida como mais uma forma de fazer as mesmas tarefas, mas exigindo mais esforço e aumentando a frustração.
Também é importante que a empresa implemente uma cultura colaborativa. Só assim se consegue que técnicos, fornecedores, parceiros e clientes aceitem esta ferramenta como uma meio de interagir em tempo real para alcançar o objetivo comum de resolução de problemas.
Como saber mais sobre este tema?
A Realidade Aumentada é apenas uma das novas tecnologias que, quando colocadas ao serviço da internacionalização, se podem transformar num fator de sucesso.
Acompanhar o ritmo da inovação e perceber de que forma as tecnologias podem acelerar o crescimento da sua empresa pode parecer uma tarefa complexa, sobretudo quando a prioridade é a gestão e a elaboração de estratégias para alcançar novos mercados.
A Academia AICEP disponibiliza recursos como este tutorial sobre Realidade Aumentada, bem como formações, cursos e seminários úteis para empresas e empresários.
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