Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
10 de Novembro 2023

Quais os mercados com maior potencial de exportação?

AICEP

Artigo elaborado em janeiro de 2022.

Para avançar no processo de internacionalização da sua empresa é necessário saber qual o melhor caminho a seguir. Quando se pensa em exportar, o princípio é o mesmo. Isto é, saber para onde vai, percebendo quais são os mercados com maior potencial de exportação para os seus produtos ou serviços.

Sendo a internacionalização um processo que exige tempo, recursos financeiros e humanos, é muito importante garantir que estes recursos estão a ser canalizados para o local certo. Querer atingir todos os mercados é sinónimo de que não existe uma estratégia delineada. 

No entanto, pode não ser fácil descobrir qual o melhor mercado para iniciar ou prosseguir o processo de internacionalização. Certamente que todas as empresas gostariam de chegar a mercados com elevado potencial em termos demográficos ou económicos. Mas será esse o mercado indicado para a sua empresa? Qual será a recetividade que os seus produtos vão ter nesse mercado? E, mais importante: o enquadramento fiscal e legal nesse país é favorável ao seu negócio?

São realmente muitas as perguntas e as respostas podem não ser fáceis de encontrar. Como em tudo, seja na vida ou nos negócios, é fundamental poder contar com o apoio de quem tem experiência. Assim, pode recorrer à AICEP para descobrir quais são os mercados com maior potencial de exportação. 

Consultar a análise de mercados AICEP

Está a pensar em começar por um determinado país? Reunir toda a informação necessária pode ser um processo demorado, mas no site Portugal Exporta da AICEP pode encontrar, para vários países, uma análise de mercado desenvolvida pelos seus especialistas. 

Aqui, pode selecionar a opção Mercados ou Mercados Digitais, consoante esteja a pensar ou não no e-commerce. 

Terá então acesso a informações úteis, como o ambiente de negócios, que inclui o lugar ocupado por esse país em rankings de competitividade, transparência ou risco económico. São indicadores importantes para perceber, desde logo, se esse mercado tem potencial económico ou se, por exemplo, a burocracia e a corrupção podem ser entraves ao seu negócio.

A informação disponível inclui também dados macroeconómicos, como as taxas de inflação ou desemprego, o valor do PIB e o seu crescimento. Com estas indicações consegue perceber se este é um mercado com potencial ou se o panorama económico aconselha prudência.

É igualmente possível saber, através desta análise, quais são as principais importações e quais os países de origem. Estes dados são úteis para perceber se os seus produtos ou serviços correspondem às necessidades deste país. Ficará igualmente a conhecer as exportações, o que também pode ajudar a eliminar ou incluir esse país na lista de potenciais mercados. 

Nesta informação no Portugal Exporta vai encontrar também os dados da balança comercial a nível global e com Portugal. Se esse país já tem relações comerciais significativas com Portugal, pode ser mais fácil iniciar as suas exportações; mas pode também acontecer que outras empresas nacionais tenham já uma boa implementação na sua área de negócio, o que dificulta a entrada no mercado. 

O quadro legal, as relações com a União Europeia, os direitos aduaneiros, formalidades e obstáculos (particularmente importantes quando falamos de mercados extracomunitários) são informações que também podem ajudar a traçar um quadro mais preciso sobre o mercado que tem em mente. E, a partir daí, avaliar se é a melhor opção para a sua empresa.

Como obter mais informação sobre os mercados com maior potencial de exportação? 

Ao fazer o registo na área de cliente MY AICEP tem acesso a informações mais detalhadas sobre determinado país, descobrindo, assim, as oportunidades de negócio que podem existir para o seu setor de atividade.

Este registo permite, também, fazer um diagnóstico de internacionalização à sua empresa, um passo útil para perceber se a sua empresa está pronta para iniciar o processo de internacionalização.

Caso esteja na altura de começar a exportar, é-lhe sugerido um mercado que corresponda aos objetivos da sua empresa. É-lhe fornecida informação sobre as oportunidades e dificuldades que pode encontrar. 

A partir daqui, pode contar com o apoio da AICEP nas etapas seguintes, que incluem todos os passos necessários para a entrada no mercado, incluindo a elaboração de um plano de ação customizado ao perfil da sua empresa.

Caso a sua empresa não esteja ainda preparada para a internacionalização, receberá também aconselhamento sobre o que pode fazer para começar a preparar esse caminho. 

Registe-se na MY AICEP para podermos acompanhar passo a passo a internacionalização do seu negócio. Conte com o nosso know-how e experiência nos mercados internacionais.

Veja também:

Guia prático para PME: como exportar através do e-commerce

Como prospetar e captar clientes estrangeiros?

A AICEP opera em cerca de 55 mercados internacionais: conheça a nossa Rede Externa

 

Notícias AICEP

Marketplace Faire: oportunidades para as empresas nacionais

AICEP

As empresas nacionais do segmento B2B usam a Faire para alcançar novos mercados. Saiba como.

Inteligência Artificial: uma aliada do investimento ESG

AICEP

As empresas têm de se concentrar cada vez mais em estratégias ESG

Vender online para França: o que deve saber

AICEP

Vender online para França é uma boa oportunidade de internacionalização. Conheça o mercado.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório