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Saiba como exportar através do e-commerce com este guia para PME da AICEP.
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Artigo elaborado em janeiro de 2022.
Para avançar no processo de internacionalização da sua empresa é necessário saber qual o melhor caminho a seguir. Quando se pensa em exportar, o princípio é o mesmo. Isto é, saber para onde vai, percebendo quais são os mercados com maior potencial de exportação para os seus produtos ou serviços.
Sendo a internacionalização um processo que exige tempo, recursos financeiros e humanos, é muito importante garantir que estes recursos estão a ser canalizados para o local certo. Querer atingir todos os mercados é sinónimo de que não existe uma estratégia delineada.
No entanto, pode não ser fácil descobrir qual o melhor mercado para iniciar ou prosseguir o processo de internacionalização. Certamente que todas as empresas gostariam de chegar a mercados com elevado potencial em termos demográficos ou económicos. Mas será esse o mercado indicado para a sua empresa? Qual será a recetividade que os seus produtos vão ter nesse mercado? E, mais importante: o enquadramento fiscal e legal nesse país é favorável ao seu negócio?
São realmente muitas as perguntas e as respostas podem não ser fáceis de encontrar. Como em tudo, seja na vida ou nos negócios, é fundamental poder contar com o apoio de quem tem experiência. Assim, pode recorrer à AICEP para descobrir quais são os mercados com maior potencial de exportação.
Está a pensar em começar por um determinado país? Reunir toda a informação necessária pode ser um processo demorado, mas no site Portugal Exporta da AICEP pode encontrar, para vários países, uma análise de mercado desenvolvida pelos seus especialistas.
Aqui, pode selecionar a opção Mercados ou Mercados Digitais, consoante esteja a pensar ou não no e-commerce.
Terá então acesso a informações úteis, como o ambiente de negócios, que inclui o lugar ocupado por esse país em rankings de competitividade, transparência ou risco económico. São indicadores importantes para perceber, desde logo, se esse mercado tem potencial económico ou se, por exemplo, a burocracia e a corrupção podem ser entraves ao seu negócio.
A informação disponível inclui também dados macroeconómicos, como as taxas de inflação ou desemprego, o valor do PIB e o seu crescimento. Com estas indicações consegue perceber se este é um mercado com potencial ou se o panorama económico aconselha prudência.
É igualmente possível saber, através desta análise, quais são as principais importações e quais os países de origem. Estes dados são úteis para perceber se os seus produtos ou serviços correspondem às necessidades deste país. Ficará igualmente a conhecer as exportações, o que também pode ajudar a eliminar ou incluir esse país na lista de potenciais mercados.
Nesta informação no Portugal Exporta vai encontrar também os dados da balança comercial a nível global e com Portugal. Se esse país já tem relações comerciais significativas com Portugal, pode ser mais fácil iniciar as suas exportações; mas pode também acontecer que outras empresas nacionais tenham já uma boa implementação na sua área de negócio, o que dificulta a entrada no mercado.
O quadro legal, as relações com a União Europeia, os direitos aduaneiros, formalidades e obstáculos (particularmente importantes quando falamos de mercados extracomunitários) são informações que também podem ajudar a traçar um quadro mais preciso sobre o mercado que tem em mente. E, a partir daí, avaliar se é a melhor opção para a sua empresa.
Ao fazer o registo na área de cliente MY AICEP tem acesso a informações mais detalhadas sobre determinado país, descobrindo, assim, as oportunidades de negócio que podem existir para o seu setor de atividade.
Este registo permite, também, fazer um diagnóstico de internacionalização à sua empresa, um passo útil para perceber se a sua empresa está pronta para iniciar o processo de internacionalização.
Caso esteja na altura de começar a exportar, é-lhe sugerido um mercado que corresponda aos objetivos da sua empresa. É-lhe fornecida informação sobre as oportunidades e dificuldades que pode encontrar.
A partir daqui, pode contar com o apoio da AICEP nas etapas seguintes, que incluem todos os passos necessários para a entrada no mercado, incluindo a elaboração de um plano de ação customizado ao perfil da sua empresa.
Caso a sua empresa não esteja ainda preparada para a internacionalização, receberá também aconselhamento sobre o que pode fazer para começar a preparar esse caminho.
Registe-se na MY AICEP para podermos acompanhar passo a passo a internacionalização do seu negócio. Conte com o nosso know-how e experiência nos mercados internacionais.
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