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Artigo elaborado em dezembro de 2021.
Ter produtos ou serviços diferenciadores é, por si só, uma boa razão para procurar novos mercados fora de Portugal. Mas como começar a exportar? Quais os passos a dar para garantir uma internacionalização bem-sucedida?
Para quem não conhece a realidade dos mercados internacionais e sempre trabalhou apenas para o mercado nacional, começar a exportar pode intimidar. E, admitamos, muitas vezes pode até parecer um objetivo tão distante e impossível que muitos empresários desistem antes de começar.
No entanto, as vantagens da internacionalização são muitas, entre elas: a diversificação de mercados, o crescimento da empresa, a captação de novos clientes, mais know-how, a diminuição da dependência do mercado nacional e a concretização de novas parcerias.
Além disso, como a qualidade do “Made in Portugal” é internacionalmente reconhecida, uma parte da tarefa pode já estar facilitada. Mas, ainda assim, falta tudo o resto. E, para quem nunca exportou, pode parecer uma tarefa avassaladora.
Na verdade, começar a exportar é um processo que deve ser feito em quatro passos, contando com o apoio e a experiência da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
É a nossa missão promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua atividade exportadora. Seja para quem ainda está no início do processo, seja para quem já exporta, é sempre bom poder contar com os conselhos de quem conhece melhor o caminho.
Assim, e mesmo que não tenha ainda delineado uma estratégia para começar a exportar, pode começar do zero e contar com a AICEP para percorrer estas quatro etapas. Comece por registar-se na área de cliente MY AICEP e depois pode avançar para a primeira etapa.
O aconselhamento no apoio à internacionalização é personalizado. Por isso, é importante que a AICEP fique a conhecer melhor a sua empresa, percebendo não só as expectativas, mas também se está preparada para começar a exportar.
Na fase de diagnóstico, que começa com o preenchimento de um formulário, vai dar a conhecer a sua empresa. Nesta etapa, além de algumas informações de base, poderá também revelar os seus objetivos de internacionalização e explicar quais as necessidades de apoio.
Se, após o diagnóstico, a AICEP entender que ainda é cedo para iniciar o processo de internacionalização, será encaminhado para recursos que o ajudem a fazer essa preparação.
Caso a sua empresa já esteja preparada para iniciar o processo de internacionalização, receberá acesso à MY AICEP, passando à fase de selecionar mercados e iniciar um Plano de Ação para a exportação.
É uma área reservada que disponibiliza ferramentas inteligentes e conteúdos à medida da sua empresa. Aqui encontrará, por exemplo, os dados recolhidos automaticamente sobre a sua empresa, nomeadamente informações encontradas no Instituto dos Registos e do Notariado e no Instituto Nacional de Estatística.
Tendo em conta estes dados e o setor de atividade, são sugeridos estudos de mercado, agenda de eventos, notícias e oportunidades de negócio tanto na sua área como em setores complementares. Isto é, começará já a receber aconselhamento customizado e direcionado para a sua empresa, essencial para começar a chegar a novos mercados.
Se já for uma empresa exportadora, recebe informação útil sobre eventos ou oportunidades nos mercados onde já opera.
Cada empresa tem características próprias e, mesmo dentro da mesma empresa, há produtos ou serviços com maior potencial para determinados mercados.
Começar a exportar é, afinal, como estar no início de um caminho com muitas direções. Qual deles seguir? Qual o mais adequado aos seus objetivos?
Nesta etapa, e com base na informação já recolhida, são sugeridos os mercados que vão ao encontro dos objetivos da sua empresa. Mais do que isso: saberá também quais as dificuldades com que se poderá deparar e qual a melhor forma de as ultrapassar.
Assim, se a sua empresa ainda não é exportadora, é sugerido um país para iniciar as exportações. Se já tem um processo de internacionalização em curso, poderá escolher novos mercados para diversificar a atividade internacional.
E se estiver a pensar num determinado mercado, mas os especialistas da AICEP entenderem que não é a melhor opção? Nesse caso são propostas alternativas que melhor se adequem ao perfil da sua empresa.
Encontrado o mercado certo, é altura de avançar para a terceira etapa.
Está agora mais perto de começar a exportar. Na sua área reservada na MY AICEP vai ter acesso a um plano de ação customizado e desenhado para o mercado escolhido.
Em que consiste este plano? Identifica ações, oportunidades de negócio, formação de quadros e consultoria específica.
É uma espécie de guia de ação, com as abordagens mais indicadas aos objetivos e características da sua empresa. Pode incluir, por exemplo, uma ação de capacitação, deslocação ao mercado, análise das tendências do consumidor, agenda de contactos com players do setor ou a presença numa feira.
Isto é, o processo entra agora numa fase mais prática, em que está bastante mais perto de começar a exportar.
O plano de ação propriamente dito está dividido em duas fases: preparação e entrada no mercado.
Na preparação é disponibilizada informação útil que, como vimos, pode ir de formação à indicação de potenciais clientes ou parceiros nesse novo mercado.
Na fase de entrada no mercado, o trabalho já é feito “no terreno”. Ou seja, poderá já ter reuniões locais ou participar em feiras ou eventos que permitam contactar com potenciais clientes.
Chegou à etapa final, o da entrada no mercado, mas também à primeira fase de uma nova oportunidade para a sua empresa. A AICEP continuará, no entanto, a acompanhar todo o processo, antecipando e ajudando, por exemplo, a resolver questões a nível alfandegário.
Nesta fase, terá o apoio das delegações AICEP no estrangeiro para encontros com importadores, distribuidores, agentes e parceiros comerciais e para a intermediação junto de autoridades locais.
O acompanhamento estende-se, igualmente, a iniciativas de prospeção e promoção. Pode, a este propósito, usar espaços da AICEP para mostras de produtos e outro tipo de eventos.
Agora que já sabe como começar a exportar, pode continuar a procurar novos mercados. Mais uma vez, pode recorrer à MY AICEP para escolher outro destino para os seus produtos e iniciar um novo plano de ação.
Veja também:
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