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16 de Julho 2024
Conheça as oportunidades do marketplace Mercado Libre

Artigo AICEP

O Mercado Libre é um marketplace de sucesso na América Latina que pode abrir as portas de novos mercados para as empresas exportadoras.

O Mercado Libre (ou Mercado Livre no Brasil) é um marketplace fundamental para as empresas que têm os mercados sul-americanos na sua estratégia de internacionalização.

Com mais de 20 anos de existência, este é um dos maiores maketplaces do mundo e o principal na América Latina.

O que é o Mercado Libre?

O Mercado Libre ou Mercado Livre – para quem compra e vende só para o Brasil – é uma plataforma de e-commerce generalista presente em 18 países da América Central e do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, El Salvador, Uruguai e Venezuela.

Segundo dados do marketplace, as suas páginas recebem mais de 538 visitas e 29 encomendas por segundo. O site tem uma média anual de 65 milhões de compradores e 12 milhões de vendedores, gerando um volume de negócios de mais de 25 mil milhões de dólares.

Como funciona este marketplace?

Através da opção Mercado Libre Global Selling os vendedores podem, com apenas uma conta, vender em quatro mercados latino-americanos: México, Brasil, Chile e Colômbia.

Os vendedores internacionais têm disponíveis vários recursos para ajudar ao crescimento do negócio e a melhorar a experiência dos clientes. Conheça as principais:

Pagamentos internacionais

Os vendedores internacionais podem escolher o dólar como moeda para listar preços e receber pagamentos, mesmo que aceitem pagamentos noutras divisas. A maior vantagem da escolha do dólar é que existe maior proteção contra flutuações e outros riscos cambiais.

A plataforma paga aos vendedores a cada duas semanas, desde que a receita de vendas seja superior a 500 dólares.

O Mercado Libre disponibiliza aos compradores a opção de parcelamento (pagamento em prestações), uma forma de pagamento muito comum nos países da América Latina. Para quem vende, este é um recurso importante, já que vai ao encontro das preferências do público-alvo.

Soluções de envio

Ao vender no marketplace Mercado Libre há duas opções de envio: Fullfilment e Envios Direct.

Na primeira, os artigos são expedidos para os centros de atendimento e após vendidos são embalados pelos serviços da plataforma e remetidos para os clientes, sendo esta responsável por garantir que chegam nas melhores condições.

Na modalidade de Envios Direct, os artigos são enviados pelas transportadoras parceiras da plataforma. Esta opção só está disponível para o México, Brasil, Chile e Colômbia.

Ferramentas para aumentar as vendas

Os vendedores do Mercado Libre têm igualmente acesso a ferramentas que ajudam a posicionar os produtos no topo dos resultados de pesquisa e a aumentar as vendas, como os Mercado Libre Ads.

Com esta solução, integrada na própria plataforma, é possível criar anúncios com base num orçamento personalizado, em que o vendedor só paga se o utilizador clicar no anúncio. 

O marketplace também disponibiliza uma plataforma própria para vendedores, bem como uma equipa de apoio ao cliente para esclarecer dúvidas, pedir orientação ou apoio técnico. 

Sistema baseado na reputação

O Mercado Livre recompensa as empresas que recebam boas avaliações por parte dos clientes. Os vendedores com melhor recomendação beneficiam de melhor posicionamento na plataforma, ficando assim mais visíveis para os consumidores. Têm ainda um desconto de 60% nos custos de envio.

Tradução integrada

O marketplace Mercado Libre tem um sistema de traduções que permite a gestão de processos (incluindo pós-venda e reclamações) em Português, Espanhol e Inglês. 

Como vender no marketplace Mercado Libre?

Para começar a vender no marketplace Mercado Libre é necessário criar uma conta, sendo que a opção Global Selling dá acesso a quatro mercados. Também pode escolher registar-se como vendedor só num país. 

Após criar a conta, há que preparar as vendas. Tal como acontece nos outros marketplaces, é fundamental ter boas imagens (fotografias e vídeos) e boas descrições dos artigos que pretende vender. 

O marketplace cobra comissões pelas vendas e envios e, caso tenha aderido esses serviços, pelo armazenamento de longa duração e Pickup

As comissões pelas vendas dependem do mercado e da categoria de produtos. Já as comissões a pagar pelos envios variam consoante a reputação do vendedor (preços mais baixos para os que têm boas avaliações), país de origem/ destino e método de envio   (Fulfillment ou Direct).

O e-commerce representa uma oportunidade para que as empresas portuguesas possam exportar para novos mercados e, quando se pensa na América Latina, o Mercado Libre é um marketplace incontornável.

Conhecer os mercados mais promissores, as oportunidades do comércio eletrónico e as melhores estratégias de internacionalização é essencial para uma experiência de internacionalização bem-sucedida.

Com o apoio da AICEP estas etapas tornam-se mais simples. Comece por fazer o diagnóstico para perceber se a sua empresa está preparada para o comércio eletrónico. Registe-se na MY AICEP e aceda a informação estratégica para a internacionalização do seu negócio.

 

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