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Faire é um marketplace B2B que conecta retalhistas locais e independentes a marcas em todo o mundo. Saiba como funciona e quais as oportunidades.
A Faire foi fundada nos EUA, em 2017. É uma plataforma que permite a marcas entrar em grandes mercados através de retalhistas locais e independentes. Para as empresas nacionais que pretendem expandir o seu negócio e chegar a novos clientes, esta pode ser uma oportunidade de internacionalização. Com uma comunidade global e o poder da tecnologia, a Faire está a ajudar a impulsionar o crescimento de empreendedores em todo o mundo.
A ideia base deste marketplace B2B é ser um ponto de contacto entre retalhistas independentes e empreendedores, possibilitando, por exemplo, que uma empresa de artigos de decoração portuguesa tenha os seus artigos à venda em lojas dos EUA ou da Austrália. Saiba, então, como funciona e como vender na Faire.
A Faire ajuda revendedores locais e independentes, com loja física ou digital, a encontrar marcas novas e interessantes em todo o mundo. Este ecossistema colaborativo promove oportunidades de crescimento para as marcas, permitindo-lhes expandir o seu alcance e conectar-se com uma base diversificada de clientes.
A plataforma tem mais de 750 000 revendedores na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália, e continua a expandir a sua lista de mercados e de marcas.
Das mais de 100 mil marcas presentes na Faire, cerca de 500 são portuguesas. As empresas nacionais que estão a entrar no segmento B2B usam a Faire para alcançar novos mercados; as que já estão neste segmento recorrem à plataforma para centralizar as suas opções de revenda e para entrar em alguns mercados mais desafiantes.
Empresas que atuam nos seguintes setores são os parceiros-alvo da Faire: Casa & Decoração, Alimentação e Bebidas, Vestuário e Acessórios Femininos e Masculinos, Crianças e Bebés, Beleza e Bem-Estar, Joalheria, Artigos de Papelaria e artigos Originais e Animais de Estimação.
Poupar tempo, poupar dinheiro, aumentar as vendas!
Vender no marketplace Faire tem vantagens em termos de acesso a novos clientes e mercados, mas também no que respeita à redução de custos e à otimização de recursos.
Visibilidade
A exposição imediata a mais de 750 000 retalhistas é uma das principais vantagens, estes têm acesso às suas marcas favoritas 365 dias por ano e podem encomendar 24/7.
Quando uma empresa começa a vender na Faire, a plataforma faz a promoção da marca junto a revendedores daquela categoria e do segmento de preço dos produtos.
Esta promoção é gratuita, o que permite reduzir cursos com marketing e angariação de clientes. A nova marca também é colocada na categoria Novidades, para que seja mais facilmente descoberta.
Existe, por outro lado, uma política de devolução gratuita para retalhistas que compram de uma determinada empresa pela primeira vez. A Faire cuida de todas as devoluções e não pede às empresas que reembolsem o retalhista. Assim, a plataforma incentiva os clientes a experimentarem novas marcas, “assumindo” o risco de um possível retorno.
Facilidade de gestão das encomendas e do envio
As marcas não pagam custos de transporte e podem trabalhar diretamente com as transportadoras parceiras do Faire. Caso prefira usar outra empresa – se, por exemplo, tem produtos que necessitam de um transporte especial, como os chocolates durante o verão – o marketplace faz o reembolso dos custos.
Através do backoffice, as empresas podem aceitar, editar e seguir as encomendas, e definir datas de recolha, assim como imprimir as etiquetas oferecidas pelo marketplace para colocar nas embalagens. A plataforma oferece uma interface simples e intuitiva e um conjunto abrangente de ferramentas e serviços para as marcas poderem não só agilizar as suas operações, mas também construir e melhorar relacionamentos duradouros com clientes e parceiros de retalho.
Pagamentos garantidos
A plataforma garante o pagamento de cada encomenda, e a marca pode decidir se quer o pronto pagamento (que é efetuado no dia a seguir) ou a 30 dias. No pagamento imediato é cobrada uma taxa de 3%, para cobrir os custos de processamento do pagamento e aceleração da transação bancária. Para pagamentos a 30 dias, não existem taxas.
Por outro lado, os clientes revendedores desfrutam de condições de pagamento a 60 dias, um win-win para ambas as partes.
O facto de o Faire assumir as tarefas de cobrança é outra forma de libertar recursos para que a empresa possa concentrar-se nas vendas.
Controlo sobre a marca
Mesmo estando numa plataforma global, as marcas decidem os países onde querem comercializar e definem os pedidos mínimos de encomenda, em termos de valor e quantidades. Adicionalmente, podem configurar o lead time da sua loja na Faire, ou seja, o tempo que levarão para processar encomendas de acordo com inventário pronto-a-expedir e/ou pré-encomendas.
As empresas têm acesso à informação dos clientes que lhes efetuam encomendas e, caso pretendam, podem contactá-los através do serviço de mensagens diretas da plataforma. Têm ainda a possibilidade de aceitar ou recusar encomendas individualmente.
Garantindo a integridade das transações, os revendedores são verificados pela plataforma aquando da adesão, para garantir que se tratam de retalhistas legítimos com presença física ou online (não são permitidas vendas a consumidores finais).
Ferramentas de marketing gratuitas
As ferramentas de marketing incluídas na plataforma permitem, por exemplo, criar campanhas de e-mail marketing quando as empresas lançam novos produtos ou fazem promoções, segmentar a comunicação ou aceder a templates pré-feitos e editáveis para construir essa comunicação.
Outro exemplo são os Flyers de Marketing personalizados que são disponibilizados gratuitamente no Portal Faire. Estes são desenvolvidos para cada marca individualmente e podem ser impressos para divulgação em Feiras nacionais e internacionais.
Através do backoffice é possível consultar dados analíticos sobre o tráfego da loja, desempenho das vendas, avaliações dos clientes, produtos mais vistos, artigos com maior probabilidade de entrar em rutura de stock, etc. Esta abordagem com base nos dados analíticos permite que as empresas adaptem estratégias de vendas, otimizem as ofertas de produtos e melhorem a sua competitividade no mercado em geral.
As marcas que pretendem vender na Faire devem aderir em www.faire.com.
Para criar a sua loja na Faire, basta preencher um link de integração único que demora cerca de 5-10 minutos a completar. São apenas necessárias algumas informações básicas da empresa, como endereço de email, website, localização, história da marca, foto de capa e perfil, etc.
Após a criação de uma conta, as empresas têm acesso a um backoffice com todas as ferramentas necessárias à gestão da loja online. Existe um conjunto de ofertas de integração automatizada para sincronizar produtos e inventário em minutos através de plataformas como Shopify, Woocommerce ou Prestashop. No entanto, a inserção do catálogo de produtos da marca pode também pode ser feita manualmente, inserindo-os um a um com as respectivas descrições e fotografias ou entregando esta tarefa à equipa de operações Faire.
Existem Custos de Adesão?
Não há custos para a criação da loja, subscrição ou fidelização. Só é cobrada uma comissão quando as marcas recebem encomendas: 25% na primeira encomenda de cada revendedor e 15% nas seguintes.
Faire Direct
O Faire Direct é um link personalizado e uma ferramenta de suporte que permite que as marcas aumentem as suas vendas na Faire com 0% de comissão. Todas as marcas têm acesso a um link personalizado que podem usar para oferecer aos seus clientes existentes e/ou em prospeção todas as vantagens e benefícios de fazer compras na Faire.
Todos os revendedores novos na Faire que se registem através do seu link recebem uma oferta de inscrição, que inclui um desconto de até 50% e 1 ano de envio gratuito na sua marca. Estes incentivos são financiados na íntegra pela Faire e foram concebidos para ajudar os revendedores a experimentarem a sua marca.
Pode conhecer melhor o marketplace Faire neste webinar promovido pela Academia AICEP.
Se a sua empresa tem planos para a internacionalização, existem vantagens em recorrer a um marketplace para iniciar esse processo, mas tudo depende dos objetivos e da própria estratégia que vier a definir. Como sempre, pode contar com o apoio da AICEP.
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