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A certificação B Corp é um fator de competitividade no comércio internacional. Saiba como obter esta certificação e qual o impacto que pode ter na reputação da sua empresa.
A certificação B Corp reconhece o impacto positivo das empresas no ambiente e na sociedade. As B corporations assumem o compromisso de mudar processos e estruturas para criar um mundo melhor para todas as pessoas com quem se relacionam.
Por se tratar de um reconhecimento global, representa uma marca de confiança para parceiros, fornecedores e clientes, sendo um fator de competitividade no comércio internacional. .
A obtenção desta certificação permite, igualmente, a participação numa rede de empresas em todo o mundo, fomentando negócios, parcerias e inovação.
A certificação B Corp pode ser atribuída a empresas que, verificadamente, cumpram elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilização. A certificação foi criada em 2006 pela organização B Lab. O objetivo desta entidade era transformar a economia, tornando o mundo empresarial “uma força para o bem, contribuindo para um mundo melhor”, em que o lucro e o propósito estão em equilíbrio.
A criação do movimento B Corp – formado pelas empresas que obtêm esta certificação – tem como objetivo promover esta mudança, criando um sistema económico inclusivo, regenerativo e equitativo para as pessoas e para o planeta. Reúne mais de 8680 empresas de 162 setores, em 93 países, que cumprem os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência.
A B Corp é mais do que uma certificação centrada nos aspetos ambientais e no impacto que as empresas têm no planeta, abrangendo todas as vertentes da estratégia ESG. Em Portugal este movimento começou em 2015 e envolve, segundo a B Lab Portugal, mais de 50 empresas de vários setores e dimensões.
A certificação B Corp – e outras que recaem neste âmbito - não são instrumentos formais de reporte, à semelhança dos standards da União Europeia e outros enquadramentos legais que as empresas usam para reportar informação não-financeira. Apesar destas certificações estarem em linha com os requisitos de reporte de sustentabilidade, nomeadamente a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CRSD), não substituem este tipo de obrigações.
A certificação B Corp assume-se como holística, não se focando apenas numa questão social ou ambiental. As empresas que pretendem obter a certificação B Corp têm de assumir três compromissos.
Em primeiro lugar, devem demonstrar que têm um elevado desempenho social e ambiental, obtendo uma pontuação superior a 80 no questionário de Avaliação de Impacto e recebendo uma avaliação positiva na análise de risco feita pela entidade certificadora (B Lab Europe).
Por outro lado, têm que assumir um compromisso legal de alterar a sua estrutura de governança corporativa por forma a ser responsável perante todas as partes interessadas e não apenas os acionistas.
Por fim, as empresas devem estar comprometidas com a transparência, permitindo que as informações sobre o seu desempenho, à luz dos padrões do B Lab, sejam disponibilizadas publicamente no perfil B Corp disponível no website do B Lab.
A avaliação de impacto para atribuição da certificação B Corp incide sobre 5 categorias: Governação, Colaboradores, Comunidade, Ambiente e Clientes.
1. Governação
Diz respeito à missão da empresa, ética, responsabilidade, transparência e à forma como incorpora a sua visão e valores nos seus estatutos.
São tidas em contas as boas práticas no envolvimento de funcionários, administradores e comunidade para cumprir a sua missão, bem como no acesso dos funcionários às informações financeiras, na oportunidade de os clientes fornecerem feedback e na diversidade dos seus órgãos de gestão.
2. Colaboradores
São avaliados os esforços da empresa para criar impactos positivos nos seus colaboradores.
As boas práticas no ambiente de trabalho incluem aspectos como remuneração dos funcionários, benefícios, formação e a possibilidade de terem uma participação na empresa (por exemplo, através de quotas ou ações).
A comunicação com os funcionários, a flexibilidade laboral, a segurança e saúde dos trabalhadores e as condições gerais de trabalho são outros indicadores tidos em conta.
3. Clientes
Centra-se na forma como a empresa atende seus clientes, oferecendo produtos ou serviços que apoiam um bem maior.
Avalia se a empresa agrega valor à vida dos consumidores, fornecendo serviços fundamentais, como educação, saúde e gestão financeira. A ética do marketing, privacidade e segurança de dados e canais de feedback também são tidos em conta.
4. Ambiente
Este indicador mede a forma como a empresa trabalha para um planeta mais sustentável, reduzindo a sua pegada ambiental e privilegiando o seu impacto no ar, no clima, na água, na terra e na biodiversidade.
O impacto das instalações, materiais, emissões e uso de recursos e energia, bem como os canais de transporte/distribuição e o impacto ambiental de sua cadeia de fornecimento são alguns dos pontos considerados.
5. Comunidade
É analisada a forma como a empresa contribui para o bem-estar económico e social das comunidades em que se insere. São avaliadas as iniciativas e políticas relacionadas com o impacto na comunidade, o que inclui a relação com fornecedores, envolvimento e responsabilidade social (nomeadamente as doações para causas sociais) e diversidade.
As vantagens e benefícios associados a esta certificação decorrem do reconhecimento das boas práticas de responsabilidade social e ambiental que, sendo cada vez mais valorizadas por fornecedores e clientes, são incontornáveis em contextos de internacionalização.
A diferenciação positiva torna as B Corps mais competitivas no mercado internacional, mas reforça também as oportunidades de networking e parcerias. As empresas que obtenham esta certificação passam a integrar uma rede global que lhes permite estabelecer relações comerciais e, em alguns casos, a criação conjunta de novos produtos.
Dado que os padrões de avaliação são rigorosos e reconhecidos internacionalmente, obter a certificação B Corp assegura, a todos os stakeholders, que a empresa cumpre efetivamente com todos os requisitos em termos de responsabilidade social e ambiental.
Adicionalmente, importa referir que a certificação não tem uma validade ilimitada. Pelo contrário, as empresas são obrigadas a passar por um processo de verificação a cada três anos. A recertificação B Corp está, por isso, inevitavelmente associada a uma melhoria contínua, o que leva à resiliência das empresas a longo prazo.
A atração de talento é outro benefício decorrente da certificação. As novas gerações valorizam e procuram locais de trabalho em que o respeito pelo ambiente se alie a preocupações com o bem-estar dos colaboradores, incluindo no que respeita ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
As empresas com este tipo de preocupações ambientais e sociais tornam-se mais atrativas para investimento e financiamento público e privado. O chamado “financiamento verde” atribui grande importância às boas práticas ambientais e já se reflete, por exemplo, no PRR ou no Portugal 2030.
Para obter a Certificação B Corp é necessário completar o B Impact Assessment. Este questionário online atribui pontuação nas cinco áreas avaliadas (Governação, Colaboradores, Comunidade, Ambiente e Clientes). Segundo a B Lab Portugal, este questionário é gratuito e público.
Caso a pontuação seja superior a 80, inicia-se uma nova fase no caminho para a certificação. Segue-se a finalização do questionário, a participação em reuniões para clarificar dúvidas e o envio de documentação para comprovar as respostas.
Em Portugal, o processo de verificação e auditoria é da responsabilidade B Lab Europe e pode demorar entre seis e 12 meses. Ao obter a certificação, a empresa passa a pagar um fee anual, cujo valor depende do volume de faturação. A cada três anos tem lugar o processo de recertificação.
O processo de obtenção da certificação é rigoroso e requer o envolvimento das equipas e departamentos em toda a empresa, sempre tendo em conta a sua dimensão. Envolve a documentação do modelo de negócios da empresa e informações sobre as suas operações, estrutura e diversos processos de trabalho, bem como a análise de possíveis reclamações públicas e possíveis visitas ao local. A recertificação confirma que esses padrões continuam a ser cumpridos.
A internacionalização passa, cada vez mais, por aliar a qualidade à sustentabilidade e à responsabilidade social. Para as empresas, este é mais um desafio a que devem saber responder, de forma a estarem à altura das expectativas de investidores, clientes e demais parceiros.
O registo na MY AICEP dá acesso a informações úteis para compreender as exigências dos mercados internacionais, mas também a oportunidades de negócio adequadas para a sua empresa.
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