AICEP
Saiba o que é e qual a importância do Sistema Harmonizado para as empresas exportadoras.
Português
Artigo AICEP
Saiba como funciona a tecnologia RFID, quais as suas aplicações e principais vantagens na otimização da cadeia de abastecimento.
A utilização da tecnologia RFID na cadeia de abastecimento aumenta a eficiência e reduz custos, melhorando os processos internos da empresa e a satisfação dos clientes. Por ser uma solução que recolhe e transmite informação em tempo real, é útil na gestão de inventários, mas também na segurança e prevenção de perdas.
As aplicações da tecnologia RFID são extensas e já se tornaram comuns em vários aspetos do quotidiano. Mas como podem ser usadas nas empresas e melhorar a cadeia de abastecimento no retalho e no comércio internacional?
A tecnologia de RFID (radio frequency identification ou identificação por radiofrequência) consiste na utilização de uma etiqueta ou microchip com dados e uma pequena antena que permite comunicar com dispositivos digitais através de ondas de rádio.
Um sistema de RFID é composto pelo transponder (etiqueta ou tag) que está no objeto a ser identificado e o leitor, que capta e transmite os dados que leu, podendo também gravá-los. O processo é feito de forma rápida, permitindo a transmissão de dados em tempo real.
RFID vs. código de barras
Embora o princípio seja o mesmo (uma etiqueta identificativa e um leitor), a tecnologia RFID tem algumas diferenças em relação ao código de barras.
Uma delas é o facto de as etiquetas não terem de estar visíveis para poderem ser lidas. Podem estar ocultas e a leitura ser feita através de plástico ou cartão e até de alguns tipos de metal.
Os identificadores RFID são resistentes e podem ser usados em condições mais hostis, nomeadamente no exterior, em locais com temperaturas e humidade elevadas ou ao contacto com produtos químicos.
A tecnologia RFID permite ler, de uma só vez, uma prateleira, palete ou pequena loja, enquanto os códigos de barras têm de ser lidos um a um. A leitura é feita de forma mais rápida e sem necessidade de estar perto dos objetos.
Os transponders RFID são reprogramáveis e suportam grandes quantidades de informação, enquanto os códigos de barras são limitados.
A tecnologia RFID é vantajosa para as várias etapas da cadeia de abastecimento, desde o fabrico até à distribuição, passando pelas experiências e jornadas de clientes.
Por outro lado, a combinação dos dados obtidos por RFID com Inteligência Artificial e análise de dados aumenta a eficiência de vários processos, ajuda a automatizar tarefas repetitivas ou demoradas e a manter o inventário atualizado.
Conheça algumas aplicações da tecnologia RFID em diferentes fases da cadeia de abastecimento.
Indústria
Eficiência e segurança são dois pontos-chave quando se fala da utilização desta tecnologia na indústria e existem vários exemplos de aplicações que o comprovam. Nas fábricas de semicondutores, a tecnologia RFID é usada para garantir que são colocados nos tabuleiros certos, evitando assim erros e paragens na produção.
A identificação de ferramentas – facilitando a manutenção e substituição – ou de recipientes com produtos químicos perigosos é outra forma de dar maior eficiência e segurança à área de produção. Permite também manter um histórico de um objeto, como uma máquina ou equipamento industrial, gravando informações sobre os procedimentos de manutenção realizados.
A movimentação de cargas num armazém ou a saída dos produtos da fábrica também se tornam mais eficientes com a utilização de RFID nos tabuleiros ou contentores de transporte e de antenas nas portas de saída. Os leitores identificam a carga, comparam com o manifesto de carga e só autoriza a saída se as informações corresponderem.
Gestão de stocks
A gestão de stocks e de inventário é uma das aplicações mais conhecidas desta tecnologia, permitindo que funcionários e clientes possam, em tempo real, conhecer a disponibilidade de um produto. A precisão é elevada e o processo é bastante mais simples e rápido do que contagens manuais.
Logística
A utilização de identificadores RFID na logística abrange aplicações como a identificação de contentores ou a distribuição de encomendas.
Os identificadores permitem encontrar mercadorias prioritárias numa linha de expedição e dar-lhe o tratamento adequado. Também são úteis para encontrar determinado contentor entre milhares, aliando a RFID a grelhas tridimensionais com coordenadas.
A tecnologia é igualmente usada nos transportes, incluindo de encomendas. A colocação de identificadores nos pára-brisas permite saber em tempo real a localização de determinado veículo.
Outra utilização possível é a colocação destes transponders em pulseiras usadas pelos motoristas das transportadoras, para que possam ligar a ignição ou abrir a porta das carrinhas sem chave e aceder mais rapidamente às encomendas a distribuir. Esta gestão das chaves dos veículos é feita pela FedEx nos EUA, permitindo poupar tempo e dinheiro.
Uma aplicação útil na logística diz respeito à segurança e proteção de mercadorias valiosas, assegurando que estas são encaminhadas para as rotas corretas nos armazéns e nas lojas. Qualquer erro no percurso é automaticamente detetado, evitando perdas e furtos.
Existe ainda a possibilidade de instalar leitores em camiões e carrinhas, permitindo saber não só a mercadoria transportada, como a hora de carregamento de e entrega.
Gestão de documentos
A tecnologia RFID também permite seguir documentos importantes. A colocação de etiquetas em contratos, apólices de seguros ou outra documentação e de leitores em cada departamento ou secretária aumenta a segurança, já que se torna possível saber, a todo o momento, onde se encontram e, até, gerir autorizações de acesso.
Pagamentos
É uma utilização bastante comum, usada tanto em portagens como em caixas automáticas em lojas e supermercados, que fazem a leitura dos produtos no carrinho sem que o cliente tenha de os retirar.
Segurança
O controlo de acesso a determinadas áreas da fábrica, armazém ou loja também pode ser feito com recurso a esta tecnologia. Assim, para entrar em determinado espaço qualquer pessoa terá de possuir um transponder com determinada informação e frequência.
Identificação animal
A tecnologia RFID é usada na identificação e transporte de animais, o que é importante para garantir a qualidade, assegurar a proveniência e controlar epidemias.
Marketing
A tecnologia de RFID é útil para criar experiências para os consumidores. Uma das possíveis aplicações no retalho é a que permite que, quando um cliente tira determinado artigo de uma prateleira, possa ver, num ecrã próximo, vídeos sobre o funcionamento ou características do produto.
A utilização da tecnologia RFID nas várias etapas da cadeia de abastecimento tem vantagens para as empresas, quer a nível financeiro (reduzindo custos e perdas), quer ao nível da eficiência.
A gestão de inventário é uma das maiores vantagens. Como existe uma atualização instantânea, que vai da produção à venda, o reabastecimento é mais eficiente e é possível responder mais rapidamente à procura e à mudança de comportamentos dos clientes
A elevada precisão deste sistema contribui para melhorar o desempenho dos colaboradores – que conseguem localizar um artigo específico e conhecer, em tempo real, a disponibilidade – e a satisfação dos clientes, o que se traduz num aumento das vendas.
A prevenção de perdas (incluindo furtos) e a redução dos erros são importantes para melhorar processos, mas sobretudo para reduzir custos. Como esta tecnologia deteta imediatamente os erros (como um artigo no local errado), torna-se mais fácil corrigi-los, perceber a sua origem e evitar que se repitam.
Evita, também, devoluções, reclamações por parte dos consumidores, melhorando as métricas relacionadas com a qualidade. A satisfação dos clientes aumenta, a experiência de compra é melhorada e a reputação da empresa sobe. Neste tutorial, fique a conhecer melhor os benefícios da utilização da tecnologia RFID.
Tenha ainda em consideração que o recurso à tecnologia RFID é apenas uma das formas de tornar a sua empresa mais competitiva e de gerar valor para toda a cadeia de abastecimento. Se opera no mercado internacional, estes fatores ganham ainda maior relevância. Conheça estratégias para o sucesso na internacionalização na área reservada MY AICEP.
Veja também:
O impacto do Bigdata Analytics no crescimento da sua empresa
AICEP
Saiba o que é e qual a importância do Sistema Harmonizado para as empresas exportadoras.
AICEP
Saiba quais os critérios para obter o estatuto de Operador Económico Autorizado.
AICEP
Se pretende exportar para o Brasil, saiba como abordar o mercado com o apoio da AICEP.