Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
09 de Julho 2024
Marketplace Fiverr: ponto de encontro de freelancers e empresas

Artigo AICEP

É um marketplace de serviços útil para prestadores e empresas. Saiba como funciona e como aderir ao marketplace Fiverr.

O marketplace Fiverr permite que uma empresa possa encontrar e contratar freelancers de todo o mundo. É, por isso, uma boa solução para as empresas que pretendem adquirir serviços externos para trabalhos pontuais ou para uma colaboração mais prolongada. Mas é também uma forma de os prestadores trabalharem com clientes de vários países.

Nem todas as empresas possuem uma estrutura capaz de dar resposta a trabalhos mais especializados, como a criação de um site, elaboração de projetos de marketing digital ou mesmo tradução de um site para vários idiomas. O recurso a esta plataforma responde a essas necessidades, adequando-se a vários tipos de projetos e orçamentos.

Se é prestador de serviços ou tem uma empresa nestas áreas, o Fiverr é uma oportunidade de internacionalizar o seu know-how.

Fiverr: um marketplace de serviços

O Fiverr é um marketplace de serviços. Nesta plataforma é possível encontrar freelancers de várias áreas. Cada um tem um perfil em que dá a conhecer o tipo de trabalho que realiza e os serviços que pode oferecer. 

A oferta é bastante diversificada e consiste em mais de 200 categorias. A plataforma está sempre aberta a novas skills, desde que cumpram os requisitos legais e  as condições definidas pelo Fiverr.

Como funciona o marketplace Fiverr?

Empresas e prestadores devem estar registados na plataforma para poderem entrar em contacto e desenvolver a colaboração. 

As empresas que procuram um freelancer para determinada tarefa podem encontrá-lo de várias formas: 

  • Através de palavras-chave na barra de pesquisa do site;
  • Em categorias e subcategorias na barra de navegação;  
  • Usando filtros como orçamento, prazo de entrega, nível do freelancer, entre outros;
  • Recorrendo ao Fiverr Neo, um recurso que usa Inteligência Artificial para, através de uma conversa,  conhecer o projeto e encontrar o freelancer mais adequado.

O Fiverr também inclui detalhes sobre os freelancers que facilitam a procura. Além de avaliações e classificações dadas pelos clientes, os perfis também têm informação sobre a localização, idiomas e tempos de resposta.

O cliente pode contactar o freelancer através da plataforma para esclarecer dúvidas e definir os detalhes do projeto. Depois de entregar um trabalho a um determinado profissional, é possível acompanhar o seu progresso através de várias etapas que vão sendo atualizadas automaticamente. 

Como funcionam os pagamentos?

Todos os pagamentos aos freelancers são feitos através da plataforma, sendo proibido recorrer a outro método.

Ao contratar o serviço, o cliente terá de pagar antecipadamente, mas o dinheiro fica retido no site até que o freelancer entregue o trabalho e este seja aprovado pelo contratante. A plataforma cobra uma taxa de 5,5% do valor da compra.

É possível deixar uma gratificação ou acrescentar serviços adicionais ao prestador, mediante um preço extra definido pelo freelancer

Os freelancers recebem 80% do pagamento contratado com o cliente num prazo máximo de 14 dias, mas que pode ser mais curto se estiverem integrados em programas qualificados como Top Rated, Fiverr Pro ou outros, que destacam os prestadores com as melhores classificações e experiência.

Quais as vantagens para os prestadores?

Os prestadores de serviços têm a oportunidade de trabalhar com clientes de diversas áreas de negócios em vários locais do mundo. Além de adquirirem experiência e testarem as suas competências noutros contextos, ganham visibilidade internacional, o que pode abrir caminho a novos projetos.

O marketplace Fiverr responde a uma das principais preocupações dos prestadores que trabalham com clientes que não conhecem: a garantia de pagamento. Ao aceitar tarefas através desta plataforma, o freelancer/empresa pode determinar o valor dos serviços a prestar e ter a certeza que o trabalho será pago.

O Fiverr permite que os prestadores usem um sistema de pacotes, que combina o serviço básico com revisões e extra. Se, por exemplo, estiver a criar um logotipo, pode estabelecer um determinado número de revisões/alterações já incluídas no preço, cobrando por alterações adicionais.

Outra vantagem deste marketplace de serviços é o facto de poder voltar a trabalhar com o mesmo cliente noutros projetos, estabelecendo assim uma relação profissional com alguma regularidade.

O facto de receber feedback e de ser avaliado pelo seu trabalho permite que, caso receba boas avaliações, se destaque perante outros prestadores com menos experiência e pior classificação.

Quais as vantagens para as empresas?

Uma das vantagens para as empresas é a vasta oferta de serviços, que vão da criação de logotipos à análise de dados, passando pela otimização para motores de pesquisa, tradução e Redes Sociais. Escrita, assistente virtual, analistas e redatores, SEO, animação ou publicidade são apenas algumas categorias disponíveis.

O marketplace Fiverr permite fazer projetos com qualquer orçamento, já que é possível encontrar serviços por um preço mínimo de cinco dólares.

É, igualmente, uma boa forma de conhecer freelancers talentosos que ainda não estão no mercado de trabalho, mas que têm potencial para evoluir. Se um cliente gostar do trabalho, pode voltar a contratar a mesma pessoa sempre que precisar desse tipo de serviço. 

A plataforma é também útil quando existe urgência na realização de um projeto. É possível pedir rapidez na entrega e, caso existam custos adicionais por esse serviço, ficar a conhecê-los antes da adjudicação. 

O preço é definido no momento da contratação, mas o freelancer só é pago no momento em que entrega o trabalho. 

A plataforma tem uma equipa de apoio ao cliente disponível todos os dias, 24 horas por dia. 

Como aderir ao Fiverr?

O registo no marketplace Fiverr é gratuito e permite oferecer ou adquirir serviços. 

Para vender serviços é necessário configurar uma conta como prestador, identificando as suas competências e o tipo de trabalho que se faz.     

O Fiverr também permite que empresas se registem como prestadoras, se fornecerem vários serviços e tiverem capacidade para gerir simultaneamente vários projetos e clientes.

A inscrição nesta modalidade B2B (designada Agências) está dependente de um processo de verificação e, atualmente, só está disponível para as categorias Marketing Digital e Programação e Tecnologia.

Enquanto cliente também é possível criar uma conta na plataforma Fiverr Pro, uma opção para empresas que precisam de ferramentas mais avançadas e que pretendem trabalhar apenas com freelancers Fiverr Pro selecionados.

Esta solução permite, por exemplo, criar equipas de freelancers para projetos colaborativos. O Fiverr Pro tem mesmo uma área dedicada ou e-commerce que pode ser útil para quem está a desenvolver o seu projeto de comércio eletrónico.

Conhecer os diversos tipos de marketplaces é importante não só para vender os seus produtos, mas também para, caso seja necessário, adquirir serviços úteis para o e-commerce e para a internacionalização. Os recursos da AICEP são outra ferramenta importante para ter sucesso nestes processos. Faça o registo na MY AICEP e descubra como é que a AICEP pode apoiar o seu negócio no processo de internacionalização.

Veja também:

Amazon Business: que oportunidades tem para o comércio B2B

Quais são os maiores e-marketplaces? Conheça o top 10

Marketplaces de serviços: o que são e como funcionam

Notícias AICEP
Quais as principais tendências do e-commerce B2B e B2C?

AICEP

Prepare a sua empresa para o futuro. Conheça as principais tendências no e-commerce B2B e B2C.

Exportar para Itália: um mercado a ter em conta

AICEP

Se pretende exportar para a Itália, fique a par de algumas dicas que podem facilitar o processo.

Como traçar um plano de ação para a internacionalização?

AICEP

Em que consiste? Quais as etapas? Como começar um plano de ação para a internacionalização do…

Partilhe esta página

Campo Obrigatório