Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
15 de Fevereiro 2024
IoT na Engenharia: qual o impacto para as empresas?

Que vantagens tem para as empresas a utilização da IoT (Internet das Coisas) na Engenharia? Perceba as mudanças que implica.

O recurso à IoT na Engenharia é cada vez mais comum, permitindo melhorar processos e reduzir custos de produção. Para as empresas exportadoras, cujo sucesso depende muito da qualidade dos seus produtos e da rapidez com que os colocam no mercado, esta tecnologia torna-se ainda mais importante.

A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês, referente a Internet of Things) já está presente em muitas empresas. Dados do International Data Corporation (IDC) indicam que 51% dos fabricantes utilizam IoT na Engenharia e 35% em Serviços. 40% dos fabricantes afirmam que a IoT é muito importante para inovações de produtos.

Ou seja, existe já, por parte das empresas, consciência da importância da IoT e da forma como esta pode contribuir para desenvolver produtos inovadores.

O que é a IoT?

A Internet das Coisas usa objetos físicos – sensores, softwares, tecnologias componentes ou dispositivos – conectados à internet, para reunir e transmitir dados. Estes objetos trocam dados com outros equipamentos e sistemas sem que exista interação humana. 

A IoT na Engenharia está relacionada com a utilização desses dados - provenientes da produção, operações e suporte técnico - para melhorar e acelerar as alterações de produtos ou serviços.

A utilização de IoT na Engenharia facilita a melhoria e o desenvolvimento dos produtos.

Geralmente, o processo é feito com base em relatórios de marketing, de produção, de fornecedores e de serviço ao cliente. Estes relatórios estão centrados sobretudo em questões operacionais, como a produção, instalação ou utilização de equipamentos. Outro problema comum é que a informação que transmitem tem, por vezes, vários meses e este delay vai atrasar respostas adequadas por parte das equipas de engenharia. 

Se for usada a IoT, não só a qualidade dos dados será maior, como estes serão mais fiáveis e atuais. 

Quais as vantagens da IoT na Engenharia?

A IoT na Engenharia traz várias vantagens para as empresas que decidam adotar este recurso tecnológico.

Por um lado, permite melhorar o desempenho em termos de produção. Os dados obtidos contribuem para uma melhoria contínua dos produtos e para uma melhor análise de parâmetros de qualidade. Como o funcionamento e as falhas são analisados em tempo real, torna-se mais fácil e rápido corrigir erros e fazer as afinações necessárias a nível de qualidade.

Desta forma, também é possível reduzir o tempo de colocação dos produtos no mercado, bem como os custos relacionados com investigação e desenvolvimento. Verifica-se, assim, um aumento da rentabilidade.

A otimização do planeamento de fornecedores e redução dos tempos de paragem dos serviços são outras vantagens da IoT em Engenharia. 

Entre os benefícios a longo prazo está a possibilidade de os dados obtidos poderem ser usados para detetar tendências históricas ou sazonais, bem como para prever as manutenções necessárias.

Por último, a IoT permite que os dados possam ser partilhados com as áreas de Gestão de Produto e de Engenharia. Esta partilha será útil para melhorar o desenho dos produtos, reduzir custos, aumentar a qualidade e dar uma resposta mais rápida às novas exigências do mercado e dos clientes.

Quais os riscos e necessidades para as empresas?

A adoção da IoT na Engenharia implica, para as empresas, alguns riscos. Um deles é o de custo de oportunidade, que diz respeito aos prejuízos que podem advir da não utilização deste tipo de recurso quando a maioria das outras empresas já recorre a esta tecnologia. 

Os riscos relacionados com a segurança também devem ser considerados e acautelados. Além dos que estão associados à partilha de informação, há ainda a ter em conta a possibilidade de ataques informáticos aos dispositivos conectados, bem como as consequências que estes ciberataques podem ter - e que vão da perda de dados e de faturação a ameaças à segurança das pessoas.

Para tirar o máximo partido, poderá ser necessário contratar pessoas especializadas na organização e análise de dados e adquirir novas ferramentas que ajudem a fazer a conversão de dados.

Em termos de sistemas, não deverá implicar um investimento significativo, uma vez que os sistemas mais recentes já têm interfaces abertas e configuráveis para integrar os dados IoT. 

Será aconselhável que, pelo menos numa fase inicial, a utilização de IoT em projetos de Engenharia ocorra em casos menos complexos, como a melhoria do desenho do produto ou serviço, o aumento da qualidade ou a rapidez nas correções.

A IoT é uma boa opção para a sua empresa?

Cada empresa deve procurar perceber quais as tecnologias e recursos que podem fazer com que se diferencie da concorrência, garantindo produtos com mais qualidade e que vão ao encontro das expectativas dos clientes.

No que respeita à IoT, a utilização será bem-sucedida se tiver repercussões, por exemplo, no custo do produto ou serviço, tempo de colocação no mercado ou no aumento da satisfação do cliente. 

Para as empresas que competem no mercado internacional, estes são fatores críticos para medir o sucesso, mas também para garantir que podem competir com marcas, produtos e serviços que já usam as tecnologias mais inovadoras.

A Academia AICEP é um recurso útil para acompanhar estas tendências e para perceber como podem ser vantajosas para o crescimento da sua empresa. Este tutorial sobre IoT em Engenharia é apenas um dos muitos recursos disponíveis.

 

Veja também:

O impacto do BigData Analytics no crescimento da sua empresa

Metaverso Empresarial: como usar a tecnologia para gerar valor

Como maximizar as vendas online internacionais com o ChatGPT

 

 

Notícias AICEP
Como maximizar as vendas online internacionais com o Chat GPT?

AICEP

Usar o Chat GPT no e-commerce pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Saiba como.

Incoterms®2020: qual a sua importância na exportação?

AICEP

Os Incoterms®2020 dão segurança jurídica à sua atividade exportadora. Saiba como.

Reputação online: sabe o que dizem os seus clientes?

AICEP

Uma boa reputação online transmite segurança e confiança aos consumidores.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório