Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
14 de Junho 2022

Que oportunidades traz o PRR para as empresas portuguesas?

Artigo AICEP

Recuperação económica, resiliência perante um contexto desafiante e uma série de oportunidades em vários países: os PRR são uma boa oportunidade para as empresas portuguesas que pretendam expandir a sua atividade a nível comunitário e reforçar a sua presença em vários mercados.

Os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) surgiram no âmbito da resposta europeia à situação provocada pela pandemia. As economias europeias ficaram debilitadas pelas restrições de circulação, confinamentos, e consequente abrandamento económico e incerteza. Num esforço só comparável ao que sucedeu após a II Guerra Mundial, a Comissão Europeia decidiu avançar com um ambicioso programa de investimentos e reformas.  

O Next Generation EU surgiu, assim, como um instrumento para reduzir o impacto económico e social da crise, assegurando, também, que a Europa avança no caminho da digitalização e da transição climática. O Mecanismo de Recuperação e Resiliência enquadra-se neste plano e inclui os PRR de cada Estado-Membro.  

O PRR nacional e a forma como vai beneficiar as empresas portuguesas foram já largamente divulgados. No entanto, as empresas exportadoras têm nos PRR dos outros países europeus uma boa oportunidade para expandirem o seu projeto internacional, reforçando a sua presença nestes mercados.

PRR dos Estados-Membros e empresas portuguesas: como funciona? 

Para poder aproveitar as oportunidades de negócios no âmbito dos vários PRR é necessário que tenha um NIF (Número de Identificação Fiscal) local, isto é, que esteja presente num destes mercados.

Neste caso, basta informar-se sobre os concursos abertos no seu setor e nesse país e concorrer de forma direta aos incentivos dirigidos às empresas. A informação é disponibilizada maioritariamente em inglês, pelo que poderá perceber facilmente o que é necessário para apresentar a sua candidatura.

Setores como a construção, sustentabilidade de edifícios e implementação de soluções digitais têm, no contexto dos diversos PRR, uma importância crucial. Mas áreas como agroalimentar, saúde ou mobilidade também podem beneficiar de oportunidades no âmbito dos programas traçados para outros países. 

Mesmo não tendo presença num determinado mercado ou que não tenha ainda iniciado a internacionalização, não deve deixar de estar atento à abertura de concursos e ao desenvolvimento dos PRR dos vários países da União Europeia. 

Ao consultar esta informação poderá identificar setores de aposta para investimento no estrangeiro. Ou explorar novas oportunidades de negócios junto das entidades e empresas locais que sejam beneficiárias desses incentivos.

Em qualquer dos casos, o registo na MY AICEP vai ser útil para que possa ter informação detalhada sobre mercados, formações e eventos de promoção internacional  e planos de ação para iniciar ou reforçar exportações. 

Veja também:

Joint Venture: uma estratégia para investir no estrangeiro

Criar empresa na Alemanha: o que precisa de saber

Como prospetar e captar clientes estrangeiros?

 

Notícias AICEP

12 empresas portuguesas presentes na Feira Playtime Paris

AICEP

A feira de moda infantil Playtime regressa ao Parc Floral em Paris de 2 a 4 de julho.

  • França
  • Moda

Participação portuguesa na feira de tecidos PRECO em Paris

AICEP

Nova edição da feira de tecidos PRECO realiza-se de 29 de junho a 1 de julho em Paris.

  • França
  • Multisetor

Exportar para os Estados Unidos: o que saber

AICEP

Conheça 7 recomendações para exportar para os Estados Unidos.

Partilhe esta página

Campo Obrigatório