Vencer nos Mercados Internacionais
Manual de Entrada em Mercados Internacionais
A internacionalização é uma oportunidade quase infinita, com um número enorme de mercados por explorar, clientes e consumidores que ainda não atingimos e que estão, mesmo ali, à distância da expansão internacional. No entanto, a entrada em novos mercados representa também, para muitas empresas, um mundo completamente novo e, por isso, desconhecido.
Perceber em que geografia atuar, qual a estratégia de entrada no mercado e qual o melhor timing para o fazer são desafios com os quais as empresas têm de saber lidar, o que só é possível com conhecimento. São, por isso, múltiplos e variados os fatores que têm de ser equacionados para se tomar esta decisão e importa que os conheça bem.
Para que a internacionalização da empresa ocorra de forma estruturada deverá ter sempre presente o Processo de Internacionalização.
Processo de Internacionalização
Organizámos este processo em quatro etapas, que representam as fases principais da internacionalização de qualquer empresa, e que são a base do estudo Vencer nos Mercados Internacionais.
A cada etapa do processo de internacionalização corresponde um capítulo deste estudo, que pode consultar na respetiva página e descarregar em formato PDF.
Decisão de Internacionalizar
Caracterização da Oportunidade Estratégica, Crescimento das Vendas e Fortalecimento da Empresa são os temas abordados nesta fase
Análise e Seleção de Mercado
Mostramos como fazer a Seleção de Mercados Potenciais e a Estimativa do Potencial de Vendas
Opções Estratégicas e Formas de Entrada
Nesta fase abordamos o Ritmo de Expansão, Portefólio de Produtos e Mercados, Formas de Entrada e Escolha e Relação com Parceiros
Estratégia de Marketing Local
Por fim, descrevemos o Estudo de Mercado, Segmentação, Targeting, Marcas e Posicionamento e as Variáveis Locais de Marketing
Não há uma receita única para entrar num determinado mercado, ainda mais num mundo sem fronteiras, como é o atual. Existem várias formas de abordar os mercados, com especificidades próprias, e cada uma delas conduzirá, certamente, a resultados diferentes.
Importa, no entanto, saber, ou pelo menos perspetivar, qual o modelo de entrada mais adequado em cada caso. É possível sistematizar diferentes hipóteses disponíveis, incluindo as que a revolução digital veio trazer, pois no futuro, em muitos casos, a vantagem competitiva das empresas será digital e mobile em vez da presença física associada a uma localização específica.
É essa sistematização e explicação das formas de entrada que o estudo Vencer Nos Mercados Internacionais oferece a todas as empresas que queiram lançar-se ou expandir-se na internacionalização.
Na elaboração deste estudo foram utilizadas as seguintes fontes:
Baynast, A; Lendrevie, J; Levy, J; Dionisio, P; Rodrigues, V. “Mercator 25 anos, O Marketing na Era Digital”, 18º Edição, D. Quixote, 2021 Hollensen, S. Global Marketing, 7th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England., 2017 Moutinho, L; Valarinho, F; Pereira, H; Dionisio, P; Esteves, P; Rodrigues, V. “Gestão no Pós-Covid – Exemplos e Tendências Inspiradoras”, Prime Books, 2020
Silva, S. C.; Meneses, R. and Pinho, J.C. (2018) Marketing Internacional Negócios à Escala Global. Conjuntura Actual Editora.
VIANA, Carlos; HORTINHA, Joaquim (2009) “Marketing Internacional”, 2ªEdição – 3ªImpressão, Edições Sílabo
Taxas aduaneiras e protocolos de cooperação internacional: Access to Markets, Find Rules of Origin
Informação de Mercado Macro
Casos de Sucesso de Empresas Portuguesas
Inicie já a sua internacionalização
Para aceder a informação de mercado recomendada para a sua empresa inicie sessão ou registe-se na MY AICEP