Saber Vender Online
A constante evolução tecnológica, aliada à globalização e necessidade de expansão das empresas, levou a que, nos últimos anos, tenhamos assistido ao desenvolvimento de projetos de internacionalização com uma forte base tecnológica.
O comércio eletrónico (e-commerce) está presente no dia a dia de milhões de empresas e utilizadores, com as vendas de e-commerce no retalho a totalizarem aproximadamente 5,2 biliões de dólares em todo o mundo, em 2021, segundo o Statista, Key Figures of E-Commerce, Retail e-commerce sales worldwide from 2014 to 2026. A pandemia de covid-19 veio aumentar ainda mais este potencial, com a redução de viagens entre países exportadores e importadores e a facilidade de acesso remoto a um extenso catálogo de produtos através de e-commerce.
Sobretudo para as pequenas e médias empresas (PME), o e-commerce poderá ser a sua janela para o mundo, para chegarem a novos mercados e venderem os seus produtos a nível internacional. A AICEP (aicep Portugal Global - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) está apostada em dar-lhes o máximo de apoio possível para percorrerem esse caminho com sucesso.
Através do "Saber Vender Online", irá conhecer as estratégias de sucesso das empresas portuguesas e de outros mercados de referência. Terá acesso à caracterização do tecido empresarial português que já vende online, por setores de atividade, e a oportunidade de conhecer casos de estudo.
Este documento fará, com certeza, parte da sua consulta diária na implementação da estratégia de internacionalização do seu negócio via e-commerce.
O "Saber Vender Online" estrutura-se em torno dos seguintes temas apresentados separadamente:
- E-commerce a nível europeu e nacional: breve diagnóstico
- E-commerce a nível europeu e nacional: breve diagnóstico
- Principais desafios à exportação via e-commerce: a realidade portuguesa
- Exportações via e-commerce: comparação com outros mercados
- Exportações online: oito mercados em destaque
- Constrangimentos e dificuldades do e-commerce
- Como superar os constrangimentos do e-commerce cross-border: casos de sucesso
- Medidas concretas para exportar online: o que fazer, como e quando