Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
22 de Junho 2020

Novas medidas em vigor na fronteira do Reino Unido

AICEP

Reino Unido

A 8 de junho de 2020 foram introduzidas na fronteira do Reino Unido novas medidas para evitar uma segunda vaga de infeções por coronavírus (COVID-19). Estas novas medidas abrangem chegadas internacionais e preveem o preenchimento de um formulário de localização de passageiros online.

Assim, todos as pessoas que pretendam entrar no Reino Unido (e que não sejam provenientes da Common Travel Area - Irlanda, Ilha de Man e Ilhas do Canal), incluindo os motoristas de empresas de transporte de mercadorias, devem preencher um formulário online de localização de passageiros, indicando os  contatos e os detalhes da viagem. Este formulário deve  ser preenchido cada vez que se entra no país. 

O Governo do Reino Unido usará essa informação para contatar o motorista, se este ou alguém com quem ele tenha viajado apresente sintomas de coronavírus (COVID-19).

O motorista não poderá submeter o formulário até 48 horas antes de chegar ao Reino Unido e terá de o apresentar preenchido quando chegar à fronteira, quer através da impressão de uma cópia, quer em formato digital no seu telemóvel.

As pessoas que se recusarem a prestar estas informações poderão ser multadas num valor até £100, podendo ser novamente multadas por valores mais elevados, se violarem esta regra mais do que uma vez.

O formulário online de localização de passageiros pode ser encontrado aqui.

Autoisolamento por 14 dias

Os motoristas de veículos de mercadorias não terão de se isolar por 14 dias. No entanto, no controlo de fronteira, terão de provar que a sua deslocação é feita por motivos de trabalho, podendo fazê-lo através da apresentação de, por exemplo:

• uma carta da sua entidade empregadora;

• uma guia de remessa ou transporte;

• a sua licença internacional de condução.

Mais informações aqui.

Estas medidas estão sujeitas a constante revisão, sendo que a primeira revisão deverá ocorrer até 29 de junho de 2020.

Em caso de dúvida, sugere-se o contacto com o Departamento de Comunicação Estratégica da Guarda Fronteiriça por e-mail portinformation@homeoffice.gov.uk.

Campo Obrigatório