O e-commerce, ou comércio eletrónico, é um canal de venda online que permite chegar a clientes de todo o mundo.
Quer as vendas sejam efetuadas a outras empresas (B2B) ou ao consumidor final (B2C), o comércio eletrónico pode realizar-se através de site da empresa (loja própria), com controlo total do processo, maior flexibilidade das margens de negócio, mas com maior investimento; de presença em plataformas de venda online com outros vendedores (marketplaces), com menor risco e menor investimento, mas com maior dependência de terceiros e margens mais reduzidas; de redes sociais aproveitando as interações dos seus utilizadores; ou um conjunto destas opções.
O e-commerce tem vindo a crescer em todo o mundo nas vertentes B2C e B2B. A primeira é a mais conhecida, uma vez que envolve diretamente o consumidor final, e está num estádio de desenvolvimento mais avançado, enquanto a segunda está na fase inicial da curva de maturidade.
As previsões indicam que o e-commerce B2B irá atingir mais de 12 000 mil milhões de USD em 2019, comparado com os quase 2 000 mil milhões no mercado B2C.
Fonte: Digital Market Outlook, Statista Janeiro 2020
1) Apenas inclui países listados no Digital Market Outlook, Statista
2) Valor das compras
3) Taxa de crescimento média anual
* Estimado
O comércio eletrónico B2C continua com um crescimento acentuado a nível mundial. A Ásia é responsável por mais de 50% deste tipo de comércio. A China lidera a uma longa distância, seguida pelos EUA, Japão e Reino Unido.
Fonte: In-depth:B2B eCommerce 2019; ecommerceDB.com, Statista Agosto 2019
1) Apenas inclui países listados no Digital Market Outlook, Statista
2) Valor Bruto de Mercadoria
3) Taxa de crescimento média anual
* Estimado
O comércio eletrónico B2B está a crescer rapidamente. A Ásia contribui com 80% para este tipo de comércio. A China, o Japão, a Coreia do Sul e os EUA são os mercados mais maduros em termos de e-commerce B2B.
São várias as vantagens que a sua empresa pode retirar da oposta no comércio eletrónico:
- Leva mais longe o produto ou serviço que comercializa, mas também torna mais fácil compará-lo com os principais concorrentes internacionais
- Permite que o seu negócio esteja aberto a qualquer hora, todos os dias da semana
- É uma forma de aceder a novos mercados com custos relativamente baixos
- É um canal para divulgar marcas e criar notoriedade
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