Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
O que é o e-commerce?

O e-commerce, ou comércio eletrónico, é um canal de venda online que permite chegar a clientes de todo o mundo.

Quer as vendas sejam efetuadas a outras empresas (B2B) ou ao consumidor final (B2C), o comércio eletrónico pode realizar-se através de site da empresa (loja própria), com controlo total do processo, maior flexibilidade das margens de negócio, mas com maior investimento; de presença em plataformas de venda online com outros vendedores (marketplaces), com menor risco e menor investimento, mas com maior dependência de terceiros e margens mais reduzidas; de redes sociais aproveitando as interações dos seus utilizadores; ou um conjunto destas opções.  

/pessoa%20a%20comprar%20online

e-commerce tem vindo a crescer em todo o mundo nas vertentes B2C e B2B. A primeira é a mais conhecida, uma vez que envolve diretamente o consumidor final, e está num estádio de desenvolvimento mais avançado, enquanto a segunda está na fase inicial da curva de maturidade.  

As previsões indicam que o e-commerce B2B irá atingir mais de 12 000 mil milhões de USD em 2019, comparado com os quase 2 000 mil milhões no mercado B2C.

E-commerce B2C a nível mundial1 (mil milhões de USD2) e peso por blocos regionais (%)

Fonte: Digital Market Outlook, Statista Janeiro 2020

1) Apenas inclui países listados no Digital Market Outlook, Statista

2) Valor das compras

3) Taxa de crescimento média anual

* Estimado

O comércio eletrónico B2C continua com um crescimento acentuado a nível mundial. A Ásia é responsável por mais de 50% deste tipo de comércio. A China lidera a uma longa distância, seguida pelos EUA, Japão e Reino Unido.

E-commerce B2B a nível mundial1 (mil milhões de USD2) e peso por blocos regionais (%)

Fonte: In-depth:B2B eCommerce 2019; ecommerceDB.com, Statista Agosto 2019 

1) Apenas inclui países listados no Digital Market Outlook, Statista

2) Valor Bruto de Mercadoria

3) Taxa de crescimento média anual

* Estimado

O comércio eletrónico B2B está a crescer rapidamente. A Ásia contribui com 80% para este tipo de comércio. A China, o Japão, a Coreia do Sul e os EUA são os mercados mais maduros em termos de e-commerce B2B.

São várias as vantagens que a sua empresa pode retirar da oposta no comércio eletrónico:

  • Leva mais longe o produto ou serviço que comercializa, mas também torna mais fácil compará-lo com os principais concorrentes internacionais
  • Permite que o seu negócio esteja aberto a qualquer hora, todos os dias da semana
  • É uma forma de aceder a novos mercados com custos relativamente baixos
  • É um canal para divulgar marcas e criar notoriedade

Comece a exportar através do e-commerce

Inicie sessão ou registe-se na MY AICEP para aceder a recursos personalizados para internacionalizar a sua empresa através do e-commerce.

Notícias AICEP
Vender online para o Reino Unido: dados a ter em conta

AICEP

Vender online para o Reino Unido significa entrar no principal mercado de e-commerce europeu.

Como garantir a sustentabilidade no e-commerce?

AICEP

Como assegurar a sustentabilidade no e-commerce e quais as vantagens para as empresas?

Vender online para França: o que deve saber

AICEP

Vender online para França é uma boa oportunidade de internacionalização. Conheça o mercado.

Achou o conteúdo desta página útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Campo Obrigatório