Conheça esta organização multilateral e as oportunidades de negócio disponíveis
Portugal ao fazer parte da NATO possibilita os agentes nacionais o acesso ao procurement desta multilateral gerando oportunidades de negocio.
A NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), é a aliança de 30 países da Europa e da América do Norte que promove a cooperação na defesa e segurança dos países Aliados, bem como a realização conjunta de Operações e Missões.
PROCUREMENT
O procedimento de procurement (aquisição) mais comum é concurso ou licitação internacional. São processos competitivos e concorrenciais (ajuste direto não é regra é exceção). Regra geral são apenas elegíveis para participação nos procedimentos entidades sedeadas nos países membros da NATO.
O procurement, na sua maioria, é centralizado e gerido pela NSPA (NATO Support and Procurement Agency) NSPA | Home (nato.int)
Em causa estão aquisições para a estrutura de comandos da Aliança e para cada um dos países membros e parceiros desta organização, incluindo o abastecimento e manutenção dos sistemas de armas e equipamentos de defesa e segurança, e os fornecimentos e serviços diversos para suporte às operações e exercícios nas mais diversas áreas, como por exemplo: catering, transporte, construção e reconstrução de infraestruturas, têxteis, vestuário e calçado. NSPA | Procurement (nato.int)
As oportunidades de negocios poderão ser consultadas em NSPA | Opportunities (nato.int)
Para ser fornecedor da NATO é necessário estar registado como fornecedor na base NSPA Source File. O registo é gratuito e permite receber convites e pode participar em procedimentos de procurement.
Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Turquia.
A NATO é composta por diversos organismos, incluindo Comandos e Agências especializadas em domínios técnicos, com os quais os agentes nacionais poderão trabalhar a diferentes níveis. Consulte mais informação na página oficial NATO Agencies.
A NSPA - NATO Support and Procurement Agency - é a agência subsidiária da NATO responsável pela aquisição de bens e serviços nas áreas de armamento, logística, apoio às operações e sistemas de apoio.
Todos os países da NATO são membros da NSPA.
Nas instalações das agências e organizações da NATO em diversos locais, nos países membros e nos países terceiros em que se regista uma missão da NATO.
Na página oficial NATO - Business Opportunities. As oportunidades de procurement estão disponíveis na página Opportunities da NSPA - NATO Support and Procurement Agency.
Sim. O registo, gratuito, é feito no site da NSPA - NATO Support and Procurement Agency, em Vendor Registration
Pode consultar essa informação em NSPA | Bid openings & Awards.
Sugere-se a consulta ao Guia publicado pela idD Portugal Defence NATO – Procurement – idD Portugal Defence.
Para conhecer todas as oportunidades das multilaterais e se não encontrou aqui a informação que procurava, veja na página central Mercado das Multilaterais.