Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
ABC MERCADO: SENEGAL
Senegal
  • Ação gratuita
  • Multisetor
  • Online
  • 30 de Setembro 2021

A Academia AICEP realizou no dia 30 de setembro, às 10:00, um webinar dedicado ao mercado do Senegal, no qual foram debatidas as melhores abordagens para as empresas que já estão presentes ou pretendam começar a exportar para este mercado.

A sessão contou com a participação do delegado da AICEP em Dakar, Tiago Bastos, bem como com a participação de Artur Cima, da Parfois, e de Augusto Chaves, do Grupo Neuce, que deram o seu testemunho de negócio no mercado em análise.

O Senegal é identificado como o país da “Teranga”, terminologia que designa os valores da hospitalidade, do bem receber e da partilha de solidariedade. Trata-se de um mercado caracterizado por uma estratégia de desenvolvimento económico, assente no plano estratégico e operacional “Plan Sénégal Emergent”, o qual passa pela implementação de projetos estruturantes, num montante global superior 20.000 M Euros.

A operacionalização de grandes eventos internacionais, como o 9º Fórum Mundial da Água, em 2022, ou dos primeiros jogos Olímpicos da Juventude, em África, em 2026, são prova da reputação e da credibilidade que o país hoje detém.

Sendo um dos principais motores de crescimento de África Ocidental, média 6% entre 2015 e 2019, e tendo integrado o grupo restrito das 10 economias africanas que registaram melhor desempenho em 2019, o país é reconhecido pela grande estabilidade social e duradoura, proporcionando um ambiente de negócios favorável ao investimento e ao estabelecimento de parcerias de sucesso empresarial.

As oportunidades são imensas para as empresas portuguesas desde a infraestruturação, TIC, petróleo, materiais de construção, produtos alimentares e agroindústria, factos que pautam no sentido de dar a conhecer o Senegal como uma excelente aposta para a diversificação da oferta portuguesa, representativa de um Portugal moderno e competitivo!  

Este webinar teve como objetivo apresentar o atual contexto macroeconómico, levando em conta a situação resultante da pandemia, dando a conhecer as tendências e perspetivas (gerais e setoriais) deste mercado, assim como as inúmeras oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.

Programa
ABC MERCADO SENEGAL

Primeira sessão de capacitação empresarial realizada pela AICEP, acerca do mercado do Senegal. Terá a participação como orador do diretor da AICEP em Dakar, Tiago Bastos. Envolve o testemunho empresarial de empresas portuguesas que conhecem e realizam negócios neste mercado. Estão convidadas para este efeito o Grupo Neuce e a Parfois. Esta versão terá uma duração de cerca de 2 horas e sendo em formato webinar conta com a moderação da sessão a ser feita pela Maria João Veiga Gomes.

10:00 - Abertura da sessão pela AICEP
10:05 - Apresentação do mercado do Senegal: suas características; contextualização dentro do mercado global; breve enquadramento histórico; atual situação economica, infraestruturas, cultura de negócios; os negócios entre Portugal e Senegal - perspetivas e oportunidades; quais as vantagens competitivas das empresas portuguesas face às suas concorrentes neste mercado.
10:45 - Testemunhos de experiência de negócios: Tintas Neuce e Parfois
11:20 - Debate Moderado com a participação dos participantes inscritos - Perguntas e Respostas
11:50 - Encerramento da sessão

Image
ABC Mercado Senegal

Apresentação Tiago Bastos, diretor da AICEP em Dakar

Oradores
  • Image
    Maria João Veiga Gomes

    Diretora da Direção da Academia AICEP

  • Image
    Tiago Bastos

    Delegado da AICEP em Dakar, Senegal

  • Image
    Artur Cima

    Managing Partner CILM (entidade que detém franchise PARFOIS no Senegal)

  • Image
    Augusto Chaves

    Gerente da Neuce Senegal

Organização
  • Image
    AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório