Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Go to Market Califórnia

Estados Unidos América
  • Ação paga
  • Hotel da Música, Cidade do Porto
  • 09 de Novembro 2022

A Academia AICEP  realizou no dia 9 de novembro o Go to Market Califórnia, sessão dedicada às empresas portuguesas que pretendem exportar para este estado norte-americano ou conhecer melhor as suas características e oportunidades. O evento contou com a presença da delegada da AICEP em São Francisco, Teresa Fernandes, e teve início às 10h00 na Sala Tom Jobim do Hotel da Música, no Porto.

É na Califórnia que estão sediadas grandes empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente a Apple, Meta/Facebook, Google ou Salesforce. A região de Los Angeles destaca-se pela indústria de entretenimento, com oportunidades para promover Portugal como destino de filmagens. Igual destaque para a agricultura ou a indústria setores com grande expressão na Califórnia.

Com mais de 5.000 fabricantes e um milhão de trabalhadores, o setor industrial da Califórnia é o maior dos EUA. A abundância de mão de obra qualificada e o acesso a capital atraiu algumas das empresas mais inovadoras na área das tecnologias e do digital, como a Intel, Cisco, Nvidia ou Applied Materials, mas também empresas do setor automóvel, como a Tesla, ou das áreas farmacêutica e de biotecnologia, nomeadamente a Amgen, Gilead ou Genetch.

Custo de participação: 14 euros por pessoa/empresa.

Informação adicional: Locais de estacionamento junto ao Hotel da Música:

 

Programa

09h30

Acreditação de Participantes

10h00

Abertura da Sessão – Magda Pereira – Diretora-Adjunta da Direção de Produto da AICEP

10h05

Breve apresentação de todos os participantes e estabelecimento de networking com a troca de contactos entre todos os presentes

10h30

Apresentação do Mercado da Califórnia – Enquadramento geral e tendências de mercado, Teresa Fernandes – Delegada da AICEP em São Francisco

11h00

Esclarecimento e conselhos práticos acerca do mercado da Califórnia

Reunião geral entre Teresa Fernandes, Delegada da AICEP em São Francisco, e as empresas presentes nestes encontro/pequeno-almoço de trabalho

12h30

Conclusões e Encerramento

SOBRE A CALIFÓRNIA

Com cerca de 39 milhões de habitantes, a Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos e a maior economia do país, tendo o seu PIB alcançado em 2021 os 3,4 biliões de USD, maior do que o de países como a Índia ou o Reino Unido.

Apesar do impacto causado pela pandemia, que levou a uma contração do PIB de 2,8% em 2020 face a 2019, no ano passado a economia californiana cresceu 7,8%, a terceira taxa mais alta dos Estados Unidos, onde o crescimento médio nacional foi de 5,7%.

Este ano, segundo os últimos dados publicados por estado relativos ao primeiro trimestre de 2022, o PIB da Califórnia decresceu 1%, menos do que a média nacional (1,6%). Esta desaceleração deve-se a um abrandamento da economia e às políticas da reserva federal americana, como o aumento das taxas de juro, para controlar a inflação que se situa no 9,1%.

Oradores

  • Magda Pereira

    Diretora Adjunta na Direção de Produto da AICEP

  • Teresa Fernandes

    Diretora do Centro de Negócios da AICEP em S. Francisco

Organização

  • AICEP

  • Academia AICEP

Partilhe esta página

Campo Obrigatório