Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Webinar
- 09 de Setembro 2021
A Academia AICEP realizou no dia 9 de setembro às 10:00 horas, um webinar onde se pretendeu, por um lado, dar a conhecer às empresas exportadoras o ecossistema do comércio eletrónico chinês e, por outro, as suas vicissitudes bem como um conjunto de melhores práticas.
A sessão contou com a participação de especialistas do EU SME CENTRE (Robbert Gorris e Laura Velasco) e China IP SME Help Desk (Matias Zubimendi), entidades financiadas pelas Comissão Europeia com o propósito de apoiar as PME europeias na China, sendo moderada pelo delegado da AICEP em Xangai, Mário Quina.
Com 989 milhões de utilizadores de internet ativos até ao final de 2020, a China é atualmente responsável por mais de metade do e-commerce B2C realizado em todo o mundo. Em 2021, as vendas do e-commerce na China devem atingir os 2.1 biliões de dólares, correspondendo a um aumento de 21 por cento face a 2020, muito acima do crescimento de quatro por cento estimado para os canais de venda presenciais do país.
O crescimento do e-commerce tem beneficiado as empresas aderentes, promovendo a sua internacionalização, alargando o seu espectro de clientes e potenciando o seu volume de vendas. Contudo, o aumento do volume de transações, à distância de um simples clique, propicia também o aumento de infrações relacionadas com direitos de propriedade intelectual.
- Abertura da Sessão e moderação – Mário Quina, delegado da AICEP em Xangai
- Apresentação do EU SME Centre – Laura Velasco, EU SME Centre
- Comércio eletrônico na China - Robbert Gorris, EU SME Centre’s expert
- Apresentação de China IP SME Helpdesk services - Matias Zubimendi, China IP SME Helpdesk
- Sessão de Q&A – Mario Quina, delegado da AICEP em Xangai
-
Mário Quina
Diretor da AICEP em Xangai, China
-
Laura Velasco
EU SME Centre
-
Robbert Gorris
EU SME Centre’s expert
-
Matias Zubimendi
China IP SME Helpdesk