Pedro Macedo Leão
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Calçado
- Live streaming
- 17 de Fevereiro 2021
A AICEP, em parceria com a APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos, realizou no dia 17 de fevereiro, às 10h00, um webinar dedicado ao setor do calçado na Polónia e na Hungria, no qual foram debatidas as melhores abordagens para as empresas que já estão presentes ou pretendem começar a exportar para estes mercados. A sessão contou com a participação do diretor-geral da APICCAPS, João Maia, dos delegados da AICEP Pedro Macedo Leão, na Polónia, e Joaquim Pimpão, na Hungria, e da especialista Dorota Mazurek, redatora-chefe da revista setorial polaca “Swiat Butow” (Mundo dos Sapatos).
A pandemia COVID-19 tem alterado os hábitos de consumo por todo o mundo e naturalmente a Hungria e a Polónia não são exceção. No decorrer deste período de ”nova normalidade” que dura há quase um ano, o calçado não foi uma prioridade para os consumidores e o e-commerce não conseguiu compensar as quedas das vendas presenciais.
Este webinar teve como objetivo apresentar o atual contexto macroeconómico, levando em conta a situação resultante da pandemia, as tendências e perspetivas gerais e setoriais, destes mercados e as oportunidades para as empresas portuguesas.
Ação feita em conjunto com a APICCAPS, por indicação desta entidade e com a DC da AICEP. Divulgação das oportunidades de negócio neste setor nomeadamente nos 2 mercado em análise, Polónia e Hungria.
A Polónia é o principal mercado entre os países da Europa Central e Oriental que aderiram à União Europeia em 2004 e possui uma situação geográfica estratégica, sendo uma importante plataforma para outros mercados da região. As previsões de instituições polacas e internacionais apontam para um crescimento do PIB da Polónia entre 3,5 e 4,5% em 2021.
O mercado polaco é extremamente dinâmico e tem apresentado nos últimos anos um considerável aumento nas importações de bens e serviços. A Polónia é atualmente o 10º principal cliente de Portugal, tendo as exportações portuguesas para este mercado registado um crescimento contínuo entre 2013 e 2019, com uma taxa de crescimento anual média superior aos 10%.
A Hungria, por sua vez, é simultaneamente um país importador e exportador de calçado (660 milhões e 540 milhões de USD, respetivamente, em 2019). Os seus principais parceiros comerciais, no que se refere a importação, são a China (quase 50%), seguida da Polónia, Eslováquia, Alemanha e Áustria, que em conjunto representam 30% da importação de calçado. Alemanha e Áustria são os dois principais mercados de destino, representando no seu conjunto quase 60% da exportação de calçado da Hungria.
A pandemia causada pela covid-19 tem alterado os hábitos de consumo por todo o mundo e naturalmente a Hungria e a Polónia não são exceção. No decorrer deste período de ”nova normalidade” que dura há quase um ano, o calçado não foi uma prioridade para os consumidores e o e-commerce não conseguiu compensar as quedas das vendas presenciais.
Este webinar tem como objetivo apresentar o atual contexto macroeconómico, levando em conta a situação resultante da pandemia, as tendências e perspetivas (gerais e setoriais) destes mercados e as oportunidades para as empresas portuguesas.
Assista ao webinar e coloque as suas questões. A apresentação da especialista poláca será feita em inglês.
A AICEP, em parceria com a APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos, vai realizar no dia 17 de fevereiro, às 10h00, um webinar dedicado ao setor do calçado na Polónia e na Hungria, no qual serão debatidas as melhores abordagens para as empresas que já estão presentes ou pretendem começar a exportar para estes mercados. A sessão contará a participação do diretor-geral da APPICAPS, João Maia, dos delegados da AICEP Pedro Macedo Leão, na Polónia, e Joaquim Pimpão, na Hungria, e da especialista Dorota Mazurek, redatora-chefe da revista setorial polaca “Swiat Butow” (Mundo dos Sapatos).
Joaquim Pimpão
Dorota Mazurek
-
Isabel Gorjão Santos
Moderadora, aicep Portugal Global
-
João Maia
Diretor Geral da APICCAPS
-
Pedro Macedo Leão
Delegado da AICEP em Varsóvia
-
Dorota Mazurek
Redatora-chefe da revista setorial de calçado “Swiat Butow
-
Joaquim Pimpão
Delegado da AICEP na Hungria