Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS

Conheça as principais tendências setoriais nas Indústrias Culturais e Criativas e saiba como as usar para aumentar a competitividade internacional da sua empresa.

TELETRABALHO E SOFT MANAGING NAS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS

Com a eclosão da pandemia, o teletrabalho surgiu como uma oportunidade para atrair profissionais de todo o mundo, sem que a distância fosse um obstáculo à eficiência e aos níveis de produtividade.

Sendo certo que esta nova realidade veio para ficar, as empresas deste setor devem começar desde já a adotar estratégias que lhes permitam uma adaptação rápida e bem-sucedida, assegurando aos seus profissionais as condições mais adequadas.

Por outro lado, a nova era de teletrabalho exige um uso muito mais vasto de novas formas de gestão e liderança (soft-managing), mais baseadas na confiança e viradas para os resultados, bem como novas formas de trabalhar, em que cada profissional deverá ser mais autónomo, mais flexível e mais bem-adaptado às circunstâncias individuais e às preferências dos funcionários.

 

A GERAÇÃO LIMBO E AS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS

As empresas da área das Indústrias Culturais e Criativas têm pela frente jovens consumidores que vivem uma realidade para a qual não foram preparados – a chamada Geração Limbo.

Esta é uma geração que enfrenta limitações financeiras e dificuldades laborais, mas cujos hábitos de consumo são determinados pelas preocupações crescentes com a sustentabilidade e os comportamentos éticos. Frequentam todos os dias as redes sociais, preferem o streaming à televisão em direto, não compram música, mas subscrevem serviços e têm nos podcasts uma importante fonte de informação.

Perceber esta geração e os seus comportamentos facilita a tarefa das empresas que operam no setor cultural e criativo, sobretudo para aquelas que pretendem internacionalizar-se, uma vez que estas questões, já bem visíveis no nosso país, são ainda mais prementes noutras partes do mundo.
 

Para aceder aos relatórios completosregiste-se ou inicie a sessão na área de cliente MyAICEP

Campo Obrigatório