Digitalização
Fonte(s): Resilience Digital, 2021. Dados referentes a final de 2019Português
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Conheça a maturidade digital, as estatísticas de compras online e o perfil do consumidor em e-commerce neste mercado.
Segundo o Índice de Resiliência Digital, a Noruega tem um ambiente propício aos negócios digitais, sendo a sua componente mais forte o ambiente de negócios (93/100) e a mais fraca a dimensão do mercado (2/100). Em 2023, as taxas de penetração de Internet e smartphones superaram em 17,5 pp e 41,7 pp as correspondentes médias mundiais. Espera-se que em 2028 as mesmas atinjam 96,8% da população e 97,0% dos utilizadores de Internet, respetivamente.
(01/2024)
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22 / 115
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5,1 milhões
Utilizadores de internet
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2023 -
93,3 %
Taxa de penetração de internet
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2023 -
97 %
Taxa de penetração de smartphones
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2023
A Noruega é um mercado muito maduro no que respeita ao e-commerce. Os indicadores refletem um potencial de crescimento, com o valor de compras e o gasto médio por comprador a continuarem a aumentar. A percentagem de e-consumidores deverá atingir 93,0% em 2028, acima da média mundial (63,2%), da portuguesa (56,2%), da europeia (57,8%) e da relativa à Europa Setentrional (86,9%).
(01/2024)
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3,8 milhões
Compradores online
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2023 -
75,1 %
Compradores online no total da população
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2023
As compras dos noruegueses via e-commerce deverão continuar a crescer, mas de forma ligeiramente mais acentuada. Prevê-se que o seu crescimento médio anual em 2024-2028 (7,1%) se situe 2,7 pp acima do registado em 2020-2024 (4,4%). Entre 2024 e 2028, as rubricas “Alimentação” e “Tabaco” deverão observar os ritmos de crescimento mais acelerados (14,7% e 14,6%, respetivamente), enquanto a de Media deverá contrair-se em 1,1%.
Fonte(s): Statista, outubro 2023
(01/2024)
Prevê-se que o gasto médio anual dos noruegueses em compras online seja de 2 370 USD em 2024 e que, em média, cresça anualmente 1,3% até 2028. Trata-se de um valor bastante superior à despesa média mundial (1 901 USD) e à portuguesa (1 281 USD), mas inferior à da China (3 723 USD), maior mercado mundial de e-commerce, para o mesmo ano de 2024.
Fonte(s): Statista, outubro 2023
(01/2024)
Os noruegueses utilizam, mormente, o computador para comprar online. Os e-consumidores concentram-se, sobretudo, entre os 25 e 54 anos (67,4%), predominando os do escalão de rendimento elevado (41,8%). As mulheres (51,5%) compram ligeiramente mais do que os homens (48,5%). Além disso, o e-consumidor norueguês:
- Demonstra grande apetência em comprar online
- É qualificado e experiente a nível tecnológico
- Prefere informação clara sobre preços e custos de envio
- Domina o inglês
- Informa-se sobre os produtos a adquirir
- Valoriza muito as condições de entrega, política de devoluções, disponibilidade e diversidade de oferta, e ofertas especiais
- Tem em consideração a avaliação dos restantes consumidores
- Adquire online, mormente, bens de moda e eletrónica
- É utilizador de redes sociais (84,7% da população, em janeiro de 2023, segundo o DataReportal)
- Privilegia o e-commerce móvel
- É recetivo a websites externos, porém recorre, sobretudo, a lojas domésticas [83% dos e-consumidores (Statista, 2022)]
- Tende a definir um tempo de entrega adequado como 3-5 dias
- Recorre frequentemente a Click & Collect
- Preocupa-se com a sustentabilidade (disposto a pagar ligeiramente mais para assegurar uma entrega ecológica)
(01/2024)
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