Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório
Alemanha: E-Commerce

Conheça a logística das compras online, principais marketplaces e meios de pagamento neste mercado.

Logística

A Alemanha constitui o principal centro logístico europeu. As infraestruturas e as condições logísticas caracterizam-se por:

  • Extensa e evoluída rede de centros logísticos;
  • Fluxos de mercadorias otimizados;
  • Preços competitivos para serviços de logística;
  • Redes postais confiáveis, boa conetividade e pontualidade na entrega;
  • Principais operadores logísticos: Deutsche Post DHL, Deutsche Bahn, Dachser, Kühne + Nagel e a Rhenus.

 

(06/2024)

  • 3 / 139

    Desempenho logístico internacional

    Fonte(s): World Bank, 2023. Dados referentes a 2022
  • 3 / 172

    Desenvolvimento Postal

    Fonte(s): Universal Postal Union, 2023. Dados referentes a 2022
Marketplaces e retalhistas online

Principais marketplaces e retalhistas de e-commerce, em vendas líquidas (2023):

  • amazon.de (17 068 milhões de USD), que, globalmente, registou um crescimento de 5,4% face a 2022;
  • otto.de (5 554 milhões de USD), que, globalmente, registou um crescimento de 9,9% face a 2022;
  • zalando.de (2 714 milhões de USD), que, globalmente, registou uma contração de 1,2% face a 2022.

 

Importa salientar, ainda, os seguintes aspetos:

  • Em 2022 os 5 principais players representaram cerca de 35,0% do total das receitas geradas pelas 100 maiores lojas do mercado eletrónico alemão;
  • De 2020 a 2022, o volume de negócios das 5 principais lojas online aumentou em 6%.

 

Fonte(s): Statista, EcommerceDB

(06/2024)

Saiba mais sobre marketplaces

Meios de pagamento
  • Os pagamentos através de Transferência Bancária são e continuarão a ser a principal forma de pagamento;
  • Prevê-se que o uso de Cartão continue a decrescer nos próximos anos, reduzindo-se para os 14% em 2025;
  • Os pagamentos através de Carteira Digital continuarão a aumentar, evoluindo de 20% em 2019 para, prevê-se, 29% em 2025;
  • O Paypal lidera o mercado das carteiras digitais, mas outras soluções como Swish, Vipps e Amazon Pay também são largamente utilizadas;
  • Para pagamentos mobile as preferências estão no Paypal, Apple Pay, Google Pay e Klarna;
  • Os pagamentos diferidos (Buy Now, Pay Later) estão em elevado crescimento.

Fonte(s): Statista; EcommerceDB

Gráfico de evolução de meios de pagamento e-commerce na Alemanha

Fonte(s):  Statista, junho 2022

(06/2024)

Aceda a informação detalhada sobre este mercado

Inicie sessão ou registe-se na MY AICEP para conhecer o país em profundidade e descobrir as oportunidades de negócio que este oferece para o seu setor.

Campo Obrigatório