Digitalização
Fonte(s): Resilience Digital 2021. Dados do final de 2019Português
- Português
- English
Conheça a maturidade digital, as estatísticas de compras online e o perfil do consumidor em e-commerce neste mercado.
A Suíça tem um ambiente muito propício aos negócios digitais, sendo os seus pontos mais fortes a educação e inovação (98/100) e o desempenho ao nível logístico (86/100). Por sua vez, a dimensão do mercado é o seu ponto mais fraco (3/100). Em 2022, a taxa de penetração da internet superou em 21,0 pp a média mundial (70,6%) e a dos smartphones em 18,9 pp (62,2%). Prevê-se que em 2027 as mesmas atinjam 95,9% e 86,3% da população, respetivamente.
(10/2023)
-
10 / 115
-
8 milhões
Utilizadores de internet
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2022 -
91,6 %
Taxa de penetração de internet
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2022 -
81,1 %
Taxa de penetração de smartphones
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2022
A Suíça é um mercado bastante atrativo no que respeita ao e-commerce. Os indicadores refletem o potencial de crescimento com o valor de compras a continuar a aumentar e o gasto médio por comprador a crescer. Em 2027, a percentagem de consumidores online deverá regredir para os 71,4%, situando-se abaixo da média prevista para a Europa Central e Ocidental (77,7%), mais acima da média mundial (66,6%) e da previsão de penetração para Portugal (57,4%).
(10/2023)
-
6,4 milhões
Compradores online
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2022 -
73,5 %
Compradores online no total da população
Fonte(s): Statista Digital Market Outlook, 2022
Fonte(s): Statista, agosto 2023
Prevê-se que as compras online dos suíços continuem a crescer e a um ritmo ligeiramente mais acelerado. Comparativamente, o crescimento médio anual de 2023-2027 (11,7%) deverá ser superior em 2,3 pp ao previsto para o período 2019-2023. Em termos de categoria de produto, de 2023 a 2027, será a categoria de Alimentação a registar o maior crescimento médio anual (20,9%). Por outro lado, a categoria dos Media é a que apresenta uma pior previsão de crescimento médio anual (-0,6%).
(10/2023)
Fonte(s): Statista, agosto 2023
Prevê-se que o gasto médio online dos helvéticos atinja os 2 110 USD em 2023, devendo registar um crescimento médio anual de 11,9% até 2027. Este gasto é largamente superior às previsões de consumo, para 2023, do e-consumidor chinês (1 200 USD), do português (936 USD) e à média mundial (827 USD). A distribuição do valor por categoria de produtos difere conforme o e-mercado em causa.
(10/2023)
Os suíços utilizam mais frequentemente o smartphone e o computador portátil para comprar online. Concentram-se sobretudo entre os 35 e os 54 anos (52,0%) e repartem-se similarmente pelos três escalões, com preponderância dos de rendimento elevado (37,1%). As mulheres compram ligeiramente mais do que os homens (49,7% versus 50,3%). Para além disso, os e-consumidores suíços:
- São digitalmente avançados no processo de compra: pesquisam online, consultam reviews e utilizam comparadores de preços
- Valorizam a conveniência e segurança nas compras online
- Recorrem ao comércio transfronteiriço para colmatar a escassez de oferta nacional
- São moderadamente protecionistas e preferem a oferta nacional pela qualidade que lhe atribuem
- Esperam entregas gratuitas, com várias opções e através de operadores logísticos que reconheçam
- Procuram informação na sua língua nativa (alemão, francês ou italiano), apesar de dominarem o inglês
- São bastante exigentes e valorizam certificações e aspetos técnicos
(10/2023)
Inicie sessão ou registe-se na MY AICEP para conhecer o país em profundidade e descobrir as oportunidades de negócio que este oferece para o seu setor.