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14 de Março 2023
Marketplaces: vantagens e desvantagens

Boas Práticas em Marketplaces

INFORMAÇÃO DE MERCADO
vendedores

Vantagens dos Marketplaces para os vendedores

Uma das principais vantagens dos marketplaces é que permitem vender online sem a necessidade de se desenvolver uma loja online própria. Desta forma, os custos iniciais ficam consideravelmente mais reduzidos porque o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce própria é um dos maiores investimentos iniciais de um projeto de comércio eletrónico.

Os marketplaces conectam cada vendedor a um grande número de consumidores online, permitindo, aos vendedores, testar novos produtos junto de uma grande audiência. Este público diversificado irá dar um feedback rápido e relevante aos produtos de um vendedor, em termos de características, preço, qualidade, entre outros.

Ao vender em marketplaces, os vendedores terão maior visibilidade e notoriedade, associando-se a marcas fortes e reconhecidas pelos consumidores. Estas plataformas possuem clientes 

fidelizados e um volume de tráfego elevado, abrindo aos vendedores a possibilidade de comercializarem produtos a esses clientes, expandindo o leque de canais de venda online dos vendedores.

Uma das grandes dificuldades das lojas online próprias é fazer com que os consumidores voltem a visitar o website (visitantes de retorno) e voltem a comprar (vendas repetidas). Com a venda de produtos em marketplaces, os vendedores irão beneficiar da maior retenção e fidelização dos compradores aos marketplaces.

Tipicamente, os marketplaces fazem um grande investimento em comunicação e marketing para terem elevada notoriedade nos mercados em que atuam. Este investimento beneficia o marketplace mas também os vendedores, pois atrai mais consumidores para a plataforma. Entre as ações de marketing desenvolvidas, é comum estarem incluídas campanhas agressivas comercialmente, como o Amazon Prime Day.

Ainda na vertente de marketing, os marketplaces disponibilizam ferramentas para a criação de campanhas de marketing digital dentro da sua plataforma. Entre os tipos mais comuns de campanhas que os vendedores podem realizar, encontram-se as campanhas de publicidade em páginas de categorias de produtos e as campanhas de posicionamentos privilegiados nas páginas de resultados de pesquisa.

Ao vender num marketplace, os fornecedores têm acesso à infraestrutura logística do mesmo e a processos logísticos bem definidos, o que significa que não têm de gastar tempo a pensar qual a melhor forma de fazer chegar o produto ao cliente.

Outra vantagem em termos de logística é que os métodos de envio já estão, tipicamente, definidos e os acordos com as transportadoras firmados pelos marketplaces. Além de os vendedores não terem de negociar novos contratos com transportadoras, beneficiam de condições de envio mais atrativas do que se negociarem individualmente, devido ao elevado volume de envios que o marketplace efetua como um todo.

Para as empresas, os marketplaces são um apoio à exportação através do e-commerce. Facilitam a entrada em mercados internacionais pois, além das vantagens referidas anteriormente, possuem informações detalhadas sobre os consumidores, os seus comportamentos, características e hábitos de consumo. Além disso, conseguem oferecer custos de envio mais acessíveis e envios mais rápidos, tornando os vendedores mais competitivos no mercado internacional.

Do ponto de vista tecnológico, os vendedores não têm custos elevados de desenvolvimento ou de integração, como é comum quando se tem loja online própria, em que é necessário adquirir ou desenvolver a funcionalidade ou integração pretendida. Os marketplaces disponibilizam gratuitamente, ou a baixo custo, um conjunto de funcionalidades nativas à plataforma de venda online e diversas integrações com plataformas de terceiros.

Em termos de regulamentação, os marketplaces têm diretrizes definidas que os vendedores devem cumprir. Estas diretrizes estão alinhadas com a regulamentação de cada mercado, fazendo com que os vendedores saibam quais as normas a seguir e estejam em conformidade com a legislação.

Mas a presença num marketplace não se reveste apenas de vantagens para os vendedores, conheça também as limitações de estar presente numa destas plataformas.

 

Desvantagens dos marketplaces para vendedores

Quando se vende em marketplaces, a informação dos clientes (dados pessoais, histórico de compras, entre outros) pertence aos marketplaces. Em termos práticos, isto significa que os consumidores têm uma ligação mais forte ao marketplace do que ao vendedor e, quando se decide deixar de vender num marketplace e abrir uma loja online própria, vai ser preciso começar (quase) do zero, em termos de captação de clientes, pois não é possível migrar ou exportar facilmente os dados dos clientes.

A concorrência elevada entre vendedores é uma preocupação para quem vende em marketplaces, principalmente quando existem vários fornecedores para produtos semelhantes. Isto é agravado em alguns marketplaces que, com pleno conhecimento dos hábitos de compra dos seus clientes, desenvolvem e vendem os seus próprios produtos. É, por isso, importante que os vendedores se destaquem na qualidade e preço dos produtos, bem como nas descrições, imagens, conteúdos e na experiência do cliente.

Em contrapartida pelos serviços prestados, os marketplaces cobram comissões aos vendedores quando é feita uma transação, sob a forma de percentagem do valor da encomenda. As comissões altas podem tornar inviável manter uma margem de lucro aceitável para os vendedores. Além disso, o pagamento ao vendedor é efetuado somente após serem feitas as deduções da taxa do valor a pagar ao marketplace e alguns dias (semanas em alguns casos) depois do cliente ter recebido a encomenda.

De forma a manterem uma boa imagem no mercado e a minimizarem erros ou mau serviço ao cliente, os marketplaces têm elevados níveis de exigência na qualidade – por exemplo, não irão aceitar manter ativos vendedores que não cumpram os prazos de entrega estipulados, que façam descrições enganosas de produtos ou que proporcionem um mau atendimento ao cliente. Para minimizar estes riscos, os marketplaces têm requisitos exigentes para a entrada de um novo vendedor na sua plataforma.

consumidores

Vantagens dos marketplaces para os consumidores

A força dos marketplaces pode ser atribuída à facilidade e conveniência que oferecem aos consumidores. Estudos indicam que 64% assumem ficar entusiasmados por poderem encomendar todos os produtos num único sítio.

Um marketplace pode ajudar a quebrar barreiras à compra, principalmente em termos da confiança em vendedores que os consumidores desconhecem. Apesar dos consumidores poderem não conhecer determinado vendedor presente no marketplace, o risco associado à compra é mitigado pela popularidade e confiança associada ao marketplace. Por outras palavras, 

a confiança que os consumidores depositam no marketplace acaba por ser transferida para os vendedores nele presentes.

Em termos de oferta, ao reunirem vários vendedores num só local, os marketplaces proporcionam aos consumidores um leque de produtos muito maior e mais diversificado face aos das lojas online próprias de marcas e fornecedores.

Por outro lado, ao terem acesso a um leque mais vasto de fornecedores, os consumidores podem comparar preços mais facilmente e selecionar o mesmo produto ao melhor preço.

Os marketplaces estão a fornecer aos consumidores a melhor experiência de compra online e são o canal mais usado nas três etapas principais do processo de compra: inspiração, pesquisa e aquisição.

Segundo o The Future Shopper Report 2022, da Wunderman Thompson:

  • 34% dos e-shoppers a nível mundial obtêm inspiração em marketplaces – à frente de motores de busca que surgem na segunda posição (31%);
  • 36% dos compradores globais iniciam as suas pesquisas em marketplaces – antes dos motores de busca, que surgem novamente na segunda posição (30%);
  • 35% de todas as compras online a nível global são feitas via marketplaces – abaixo dos 42% do ano anterior, mas ainda à frente de supermercados e mercearias com 17%.

Canais onde são feitas as compras online a nível global

Fonte: SimilarWeb, 2022

A era pós-pandemia revolucionou a forma como as pessoas organizam as suas vidas. Otimizar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional significa também otimizar as atividades de compra de maneira mais inteligente. Os marketplaces oferecem uma solução única para este equilíbrio.

Combinar compras online, variedade de produtos, preços competitivos, entregas eficientes e uma experiência do cliente aprimorada numa única plataforma ajuda a reter a atenção das pessoas e a suprir as suas necessidades de compra.

 

Desvantagens dos marketplaces para consumidores

Ao terem acesso a uma maior variedade de produtos, os consumidores podem cair na tentação de comprar artigos que não precisam. Os marketplaces usam várias estratégias para persuadirem os consumidores a comprar mais produtos, ou produtos mais caros (para usufruírem de portes gratuitos, por exemplo) o que não aconteceria numa loja física.

Os consumidores também estão expostos a um risco maior de fraude. A fraude acontece sempre que alguém vende algo ilegalmente ou que não corresponde à realidade num marketplace. Isto pode incluir listas de produtos ou serviços para venda que não existem ou cujas qualidades são exageradas, ou o recurso a bots para aumentar as classificações positivas de clientes (fictícios), passando a ter mais destaque no marketplace, por ter melhores (mas falsas) avaliações de clientes.

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