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Campo Obrigatório
14 de Março 2023
Métricas e ferramentas de análise de performance em marketplaces

Boas Práticas em Marketplaces

INFORMAÇÃO DE MERCADO

Cada marketplace possui características únicas, desde o modelo de negócio, ao modelo de funcionamento, passando até pelo modelo logístico e de faturação. Por esse motivo, as métricas disponibilizadas também são diferentes em cada um deles.

No entanto, existem dados que são transversais, aos quais se deve pedir acesso caso o parceiro não os disponibilize no sistema de gestão dos conteúdos e vendas da plataforma. Esta informação poderá ser disponibilizada por email ou através de relatórios visuais, conhecidos como dashboards.

Existem também ferramentas para ajudar a analisar os resultados do negócio do vendedor nos mais importantes marketplaces, a estudar a concorrência e a definir estratégias específicas para a Amazon ou Ebay, por exemplo.

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO

Os vendedores devem medir os resultados no marketplace para que possam otimizar a sua estratégia neste modelo de negócio.

Principais métricas a ter em consideração:

  • Valor de faturação;
  • Número de vendas (transações);
  • Custo por cada venda e não apenas custo global das vendas (incluindo as percentagens retidas por cada marketplace);
  • Margem bruta;
  • Margem operacional;
  • Margem líquida;
  • Valor do inventário;
  • Custos logísticos e de transportes;
  • Investimento em publicidade nas plataformas (caso exista);
  • CAC – custo de aquisição de clientes;
  • Percentagem média de descontos;
  • ROI – retorno do investimento.

Ao analisar mensalmente estes dados e ao compará-los com os objetivos traçados, será mais claro para o vendedor acompanhar os resultados nos marketplaces.

Da mesma forma que se efetuam reconciliações de vendas e métodos de pagamentos de uma loja online, também se deve fazê-lo para as vendas através de marketplaces, garantindo que o saldo a receber dessas vendas se encontra reconciliado com a faturação efetuada.

FERRAMENTAS DE GESTÃO E DE ANÁLISE

Cada plataforma possui ferramentas internas que permitem a análise dos resultados. Algumas são mais evoluídas que outras. Caso o marketplace não disponibilize informação, deve solicitar-se acesso a relatórios com a seguinte informação, por cada produto do catálogo do vendedor:

  • Resultados de pesquisa em que os produtos surgiram;
  • Listagens em que os produtos estão disponíveis;
  • Visualizações dos produtos em listagem;
  • Visualizações das páginas de produto;
  • Adições ao carrinho após visualização da página de produto;
  • Produtos em checkout;
  • Compras efetuadas;
  • Cliques em anúncios;
  • Custo por clique;
  • Aberturas de newsletters em que os produtos estão presentes;
  • Taxas de clique das newsletters;
  • Taxas de clique nos produtos.

Caso o catálogo de produtos esteja presente nas maiores plataformas, como Amazon ou Ebay, existem ferramentas que podem ajudar na análise, não só dos produtos do vendedor como também dos vendedores concorrentes.

 

Ferramentas úteis para quem vende em marketplaces

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