Boas Práticas em Marketplaces
Algumas plataformas, como a Amazon ou o Ebay, permitem a criação de campanhas publicitárias para aumentar o alcance dos produtos dentro dos marketplaces, no modelo PPC (pay-per-click). Neste modelo, cada vez que um utilizador clicar num anúncio, o vendedor irá pagar por esse mesmo clique.
Também é comum os marketplaces permitirem ao vendedor a criação de campanhas de desconto nas listagens dos seus produtos ou fazer campanhas exclusivas para quem já os comprou anteriormente.
Essas plataformas possuem ainda algoritmos avançados nos quais é dada mais relevância à informação em formato de texto, como título do produto, descrição, categoria associada, entre outros elementos que permitem que os produtos sejam listados a partir de uma pesquisa dentro do marketplace.
É também dada importância aos testemunhos e opiniões de clientes, assim como ao número de vendas efetuadas de um dado produto. Por outras palavras, os bens mais vendidos e com melhores classificações tendem a estar melhor classificados nas listagens de produtos.
Infelizmente nem todos os marketplaces possuem a tecnologia necessária para oferecerem estas funcionalidades de marketing digital. No entanto, há outras formas de chegar a potenciais clientes. Os vendedores podem negociar com o marketplace a possibilidade de realizar campanhas em conjunto, como o envio de newsletters à base de dados do marketplace ou o destaque em banners dentro de determinadas categorias do website.
Além disso, pode ser feita publicidade em plataformas de terceiros, como Google Ads, Meta Ads (Facebook, Instagram e Whatsapp), Tik Tok, assim como outro tipo de campanhas com afiliados ou outra estratégia que leve tráfego qualificado às suas listagens de produtos dentro de cada marketplace.
Por outro lado, os próprios marketplaces também investem em campanhas de marketing digital para captar tráfego qualificado e atrair potenciais clientes para as suas plataformas.
As avaliações dos clientes (reviews) devem ser encorajadas, seja através de meios nativos ao marketplace ou utilizando serviços de terceiros, como o Google Merchant Reviews, Trustpilot ou Opiniões Verificadas. Desta forma, os novos clientes podem avaliar o nível de serviço e o grau de satisfação de outros compradores face a determinado vendedor, aumentando o potencial de novas compras.