Logística dos Marketplaces
Boas Práticas em Marketplaces
De forma geral, quando há uma encomenda no marketplace, o vendedor recebe um alerta (via email ou numa plataforma própria) e a sua equipa envia o produto ao cliente através dos métodos de envio disponibilizados pelo marketplace. O cliente consegue acompanhar todo o processo de encomenda através de atualizações automáticas e em tempo real na plataforma. Também é alertado em tempo real sobre o estado da sua entrega, através da integração com parceiros de entregas.
No entanto, os modelos de venda à distância estão em constante evolução, o que levou ao desenvolvimento de programas logísticos como o FBA da Amazon (Fulfilled By Amazon). Através deste programa, os produtos são armazenados nos centros logísticos da Amazon e enviados ao cliente sem intervenção do vendedor. A comissão de processamento das encomendas é superior, mas poderá ser uma alternativa interessante para quem pretende dedicar-se exclusivamente à venda nesse canal. Esta é também uma ótima solução para o processamento de devoluções. Os marketplaces valorizam as opiniões e experiência dos clientes, pelo que os processos de devoluções devem ser simples e fáceis, podendo incluir a logística dos próprios parceiros.
Existem também marketplaces que optam por envios consolidados. Isto significa que em vez de enviar encomenda a encomenda a cada cliente, enviará para o seu parceiro todos os produtos comprados durante uma semana, por exemplo, e será este a efetuar a distribuição.
Por outro lado, os custos de envio a partir de Portugal são, por vezes, elevados quando comparados com o preço do produto vendido, o que inviabiliza oferecer os portes de envio e pode aumentar substancialmente a fatura final ao cliente, levando à desistência da compra.
Quando o parceiro que opera com o marketplace oferece uma solução integrada, com logística e transportes incluídos, é algo que facilita a operação e atrai muitos novos vendedores.