Boas Práticas em Marketplaces
Cerca de 60% dos consumidores afirmam que preferem comprar a um retalhista ou marca que tenha tanto loja física como loja online – embora este número tenha ficado ligeiramente abaixo dos 64% que disseram o mesmo em 2021. Segundo pesquisa Wunderman Thompson, mesmo quando compram em loja física, 72% dos consumidores pesquisam antecipadamente online o que pretendem comprar, enquanto 60% admitiram verificar avaliações dos produtos online em marketplaces enquanto estão dentro da loja física.
Principais etapas da jornada do consumidor
Os consumidores usam uma variedade cada vez maior e mais diversificada de canais para se inspirarem antes da compra e, embora em 2022 essa tendência não se tenha acentuado, assiste-se ao aumento dos marketplaces enquanto fonte de inspiração, alcançando o primeiro lugar nas preferências dos consumidores.
No entanto, estes resultados dependem da localização geográfica analisada. Como esperado, a Amazon é dominante na Europa, enquanto na Ásia-Pacífico há uma distribuição mais ampla nos marketplaces, motores de pesquisa e redes sociais. Na América Latina, um marketplace denominado Mercado Libre, fica indiscutivelmente em primeiro lugar na escolha dos consumidores.
Segundo o estudo Wunderman Thompson, os consumidores mais velhos tendem a utilizar mais os marketplaces para inspiração (42% dos utilizadores com mais de 65 anos) do que os mais jovens (apenas 27% dos utilizadores entre os 16 e os 24 anos).
5 principais fontes de inspiração para os e-shoppers
Principais fontes de inspiração para os e-shoppers em diferentes países
Fonte: The Future Shopper Report 2022, Wunderman Thompson
Como usar um marketplace para inspiração
A melhor maneira de convencer os consumidores é quebrar as suas barreiras à compra e responder antecipadamente às suas dúvidas, isto é, antes que estes as coloquem.
Normalmente, os consumidores pesquisam pelas respostas às suas dúvidas nas avaliações dos produtos. A análise dessas avaliações pode ajudar a inspirar os potenciais clientes no início da jornada de compra.
Ao fornecer as respostas que os clientes procuram na página de detalhe do produto, através de texto e recursos visuais de alta qualidade, pode-se melhorar a experiência de compra dos utilizadores e ajudar a influenciar as suas decisões antes destes recorrerem às avaliações.