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14 de Março 2023

Como criar e dinamizar uma conta num marketplace

Boas Práticas em Marketplaces

INFORMAÇÃO DE MERCADO

Cada marketplace possui uma estratégia diferente na angariação de vendedores. Em plataformas B2C, estáveis e com experiência – como Amazon ou Ebay –, o sistema de criação de conta será online. Deve seguir-se um conjunto de passos, incluindo a colocação de informação da empresa, como é o caso da certidão permanente da empresa, informação sobre a sociedade e até beneficiários efetivos e registo de marcas. Também é necessário o cartão de crédito da empresa e de dados da conta bancária. É recomendada a recolha e preparação da informação previamente, assim como a alocação de tempo e recursos humanos para a tarefa de criar uma conta num marketplace. Este processo é demorado e é comum ser necessária a intervenção dos departamentos financeiro e jurídico da empresa ou informações deles provenientes.

Também há marketplaces que efetuam o registo de novos parceiros de forma mais manual, com interação de colaboradores de ambas as partes e assinatura de contratos. É um processo que pode demorar várias semanas devido à burocracia associada à contratualização da entrada no marketplace.

 

Plataformas para criação de contas

Tipicamente, os marketplaces possuem uma área dedicada à criação de novas contas de vendedor, isolada do website onde os consumidores finais compram.

Algumas das principais plataformas onde se pode efetuar o registo para vender através dos seus websites:

  • Amazon – https://sell.amazon.es/
  • Ebay – https://www.ebay.com/sellercenter
  • Cdiscount – https://marketplace.cdiscount.com/en/
  • Rakuten – https://marketplace.rakuten.net/how-it-works
  • Otto – https://www.otto.market/en/registration.html
  • Zalando – https://partnerportal.zalando.com/s/
  • Walmart – https://marketplace.walmart.com/
  • Fnac – https://www.fnac.pt/marketplace
  • Worten – https://www.worten.pt/marketplace/vender-na-worten

 

Preços e comissões

O valor a pagar aos marketplaces pela utilização da plataforma é, tradicionalmente, sob a forma de comissão paga sobre a totalidade da venda, ou seja, inclui os impostos e custos de envio.

Por esse motivo, deve ter-se atenção ao contrato e analisar as condições das comissões que serão cobradas. As comissões variam consoante o marketplace, produto e modelo de negócio. Recomenda-se uma avaliação detalhada das propostas e condições de cada marketplace.

Também poderá haver custos mensais de subscrição da plataforma e custos com publicidade para se destacarem produtos e alcançar um maior número de potenciais clientes no marketplace.

É necessário ter ainda em consideração os custos logísticos, sejam de armazenamento, operação logística ou expedição. Marketplaces como a Amazon, permitem que se utilize a sua estrutura logística para enviar mais rapidamente os produtos aos clientes. Também, na Amazon, pode configurar-se o custo de envio ao cliente e patamares para envios gratuitos. No entanto, há outros marketplaces ou parceiros de envio que possuem valores estandardizados para os custos de envio e, acima de tudo, patamares para envios gratuitos. É importante validar todos estes detalhes antes de se optar por integrar um marketplaces.

Em termos de cobrança e de pagamentos, embora o processo não seja igual em todos os marketplaces, o mais comum é que seja o vendedor a emitir a fatura ao cliente final ao processar a encomenda e, posteriormente, o marketplace emite uma fatura relativa à comissão cobrada ao vendedor. Depois, mensalmente, o vendedor recebe o valor referente às vendas, já sem a percentagem da comissão.

 

Catálogo de produtos

Com o argumento de aumentar o potencial de venda, os marketplaces recomendam que sejam colocados todos os produtos que o vendedor tem disponíveis no catálogo do marketplace. No entanto, é aconselhável começar por incluir apenas os produtos em que se consegue garantir a entrega e qualidade esperada pelo cliente.

O sistema de acompanhamento de encomendas (que inclui a data de confirmação da encomenda, data de envio e tempo de trânsito/duração do envio) e de avaliações dos marketplaces é avançado e poderoso. É imperativo que tudo corra bem para garantir boas classificações por parte dos consumidores, caso contrário, a conta do vendedor poderá ser suspensa, sem possibilidade de recuperação por não ter havido uma resposta adequada a uma percentagem elevada de encomendas.

Importância dos GTIN/EAN no catálogo de produtos em marketplaces

Embora se possa ter exclusividade na venda de determinados produtos num marketplace, este não é o cenário mais comum. Os marketplaces procuram vários vendedores para o mesmo produto, de forma a disponibilizar uma oferta variada de fornecedores, stocks e preços para cada um dos produtos vendidos.

Neste sentido, é importante que exista um elemento agregador nos catálogos de produtos dos diversos vendedores. Habitualmente, esse elemento agregador é o GTIN (Global Trade Item Number) ou EAN (European Article Number), números que identificam inequivocamente um artigo comercial.

Benefícios da utilização do GTIN:

  • Rastreabilidade e acompanhamento de artigos;
  • Identificação inequívoca de produtos;
  • Controlo de inventário e de stocks;
  • Acesso à informação precisa do artigo;
  • Caráter internacional da classificação, em qualquer mercado e setor.

Estes códigos são compatíveis com todos os softwares de gestão ou faturação e podem ser adquiridos em várias plataformas online, tais como https://gs1pt.org/.

Integrações com os marketplaces

A integração de sistemas e de plataformas informáticas do vendedor com o marketplace, como a loja online, o PIM (product information manager) ou o software de faturação, facilita substancialmente a gestão do negócio e dos canais de venda. Deste modo, conseguem gerir-se produtos, preços e stocks, bem como receber e processar encomendas de forma mais rápida e alinhada com os processos internos do negócio do vendedor.

Infelizmente nem todos os marketplaces permitem esta integração e a gestão tem de ser manual. Isto acontece porque esses marketplaces ainda não estão numa fase suficientemente madura para terem a tecnologia e as funcionalidades disponíveis para os seus vendedores gerirem o negócio de forma mais integrada.

É recomendado avaliar esta opção ao avançar-se para um modelo de negócio de marketplaces ou quando se pretende escalar o negócio online através deste tipo de parceiros de vendas. Há ferramentas que podem ajudar na integração, nomeadamente:

  • https://www.channeladvisor.com/
  • https://www.lengow.com/
  • https://www.datafeedwatch.com/
  • https://www.channable.com/
  • https://www.godatafeed.com/

 

Imagens e vídeos

As imagens são fundamentais para o sucesso de um catálogo de produtos. O cliente irá ver a primeira imagem na listagem de produtos e é com base nesta imagem que irá decidir se clica para ver mais detalhes. De seguida, na página de produto, haverá mais imagens, que devem ser variadas, com e sem a embalagem e mostrando os produtos em contexto de utilização. Se possível, devem ser incluídos vídeos do produto.

Se o vendedor for o primeiro a colocar os produtos à venda no marketplace, terá a oportunidade de liderar os conteúdos, inclusivamente as imagens. No entanto, se se colocar à venda um produto que já está a ser vendido por outros, é provável que já não se possa definir as imagens de destaque.

As imagens devem seguir algumas boas práticas:

  • Ter fundo branco e com recorte;
  • Ter vários ângulos dos produtos;
  • Incluir embalagens dos produtos;
  • Incluir produtos em contexto, com outros elementos ou envolvendo pessoas. Isto ajudará a ter uma melhor perceção da sua dimensão;
  • Ter fotografias que inspiram os clientes.

 

Títulos e descrições de produtos

A otimização dos títulos e descrições dos produtos são fundamentais para uma boa indexação dos produtos e para que estes sejam apresentados nas pesquisas efetuadas por potenciais clientes. A pesquisa nos marketplaces funciona como a pesquisa de um motor de pesquisa, como o Google, com base na relevância dos termos de pesquisa em relação aos títulos, descrições e textos associados a cada produto. Neste sentido, a aposta de criação de conteúdo em formato de texto é importante. Para facilitar este trabalho, podem usar-se regras para criação de títulos e descrições dos produtos:

Títulos: [CATEGORIA DE PRODUTO] + [PRODUTO] + [MARCA] + [MODELO] + [VERSÃO] + [CARACTERÍSTICAS]

Descrições: enriquecer com informação relevante sobre o produto, como informação adicional sobre a marca, detalhes, características técnicas, materiais e composição. Podem ainda adicionar-se respostas às questões mais frequentes dos clientes.

 

Preços

Embora o preço (mais baixo) seja um dos fatores mais importantes na decisão de compra, existem outros que influenciam esta decisão, como a forma como cada marketplace apresenta os produtos aos potenciais clientes e ainda como o cliente chega aos produtos a partir dos filtros das listagens.

Há utilizadores dos marketplaces que optam por utilizar os menus de navegação e os filtros (principalmente o filtro de preço) em vez da pesquisa de produtos. Deste modo, os vendedores devem analisar os patamares de preços em que os seus produtos se encontram ou pretendem que estejam disponíveis, a partir das opções de filtros existentes e mais utilizadas pelos clientes. É recomendado optar pela inserção dos produtos nos patamares (filtros) mais utilizados.

 

Categorização

A atribuição correta da categoria a cada produto é um dos passos fundamentais para o sucesso do catálogo de produtos em marketplaces. À semelhança do filtro de preço, os utilizadores dos marketplaces também usam os filtros de categoria ou tipo de produto para segmentar e encontrar o que procuram com mais rapidez e precisão. Por este motivo, se não se categorizarem corretamente os produtos, existe a possibilidade de estes não serem encontrados pelos potenciais compradores.

 

Atributos e campos adicionais

Cada marketplace tem campos e atributos específicos associados aos produtos. Há campos obrigatórios, essenciais para o produto estar disponível no marketplace, mas também há campos opcionais. Como a qualidade e a quantidade de informação têm um papel fundamental na taxa de conversão e na experiência do cliente, recomenda-se o preenchimento do maior número de campos possível, além dos obrigatórios, de forma a proporcionar uma melhor experiência de compra.

 

Identificador de produto

Todos os produtos devem ter um número ou um conjunto alfanumérico de carateres que permita a sua identificação inequívoca (ID de produto). Tipicamente, é um código universal de 13 dígitos designado por GTIN ou EAN (mas existem outros como o UPC – Universal Product Code ou o ASIN – Amazon Standard Identification Number). Quando não existem códigos estandardizados, deve usar-se o código original do fornecedor do produto (MPN – Manufacturer Part Number). Caso o produto seja fabricado pelo próprio vendedor, este deve adquirir os códigos estandardizados em plataformas próprias para o efeito ou gerar códigos MPN próprios.

 

Opções e custos de envio

Os algoritmos dos marketplaces avaliam a melhor opção de envio para o cliente com base no custo, tempo de entrega ou se o produto está no centro logístico do marketplace, o que garante uma entrega mais rápida ao cliente. É importante que os vendedores adotem diversas opções de envios, de forma a potenciar e otimizar o alcance que os seus produtos podem ter. Como um produto pode ser vendido por vários fornecedores, as opções de envio podem ser um fator decisivo na altura em que o consumidor escolhe a quem comprar.

 

Disponibilidade de inventário

A profundidade de inventário disponível é também relevante para os algoritmos dos marketplaces. Dado que o maior foco é na disponibilidade de entrega ao cliente, garantir stock é essencial para que se ganhe destaque nas listagens, mas também no serviço ao cliente. Caso um vendedor tenha problemas recorrentes de rutura de stock, poderá ver a sua conta bloqueada no marketplace, visto que não está a acrescentar valor aos clientes porque apresenta produtos que não podem ser adquiridos.

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