Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Workshops A Caminho da Hannover 2022

Alemanha
  • Ação gratuita
  • Multisetor
  • Braga, Aveiro e Lisboa
  • 16 de Junho 2021 a 18 de Junho 2021

A CAMINHO DE HANNOVER 2022
Empresas preparam-se para participar no maior certame mundial da indústria

A AICEP, a AIMMAP e a CCILA organizaram nos dias 16, 17 e 18 de junho, respetivamente em Braga, Aveiro e Lisboa, os workshops “A Caminho de Hannover 2022” com o objetivo de preparar a participação das empresas portuguesas na Hannover Messe, a maior feira mundial da indústria, na qual Portugal será País-parceiro em 2022.

Nestes workshops foi prestada toda a informação necessária à participação na Hannover Messe, explorando as oportunidades e benefícios da presença das empresas nesta importante feira que serve de farol à indústria alemã e que, simultaneamente, é uma referência para o setor industrial de outros países já que 40% dos seus visitantes são estrangeiros

Os três eventos contaram ainda com a colaboração da AEMinho - Associação Empresarial do Minho, da AIDA-CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e da ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, que diligenciaram na organização dos espaços e na divulgação das sessões.

Na abertura das sessões, Maria Manuel Aires Serrano, responsável da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal pelo projeto Hannover Messe 2022, fez uma breve exposição sobre a feira e a sua importância a nível mundial, bem como sobre o modelo e o conceito que sustentam a participação nacional no certame.

A participação portuguesa na Hannover Messe 2022 visa reforçar a imagem de Portugal como país fornecedor de produtos e serviços da cadeia de valor industrial, ampliar a participação das empresas portuguesas nas cadeias de valor das empresas alemãs e captar projetos de investimento industrial para o nosso país”, afirmou a responsável, acrescentando tratar-se de “uma enorme oportunidade para as empresas nacionais e para Portugal, pois será um palco mundial de afirmação das nossas capacidades de inovação, produção, serviço e talento, numa altura em que estão em curso importantes processos de relocalização global das cadeias de valor”.

Como País-parceiro da Hannover Messe 22, Portugal gozará de uma localização privilegiada, consubstanciada em quatro pavilhões – um pavilhão central e três temáticos, estes últimos dedicados às três áreas de aposta que constituem a participação portuguesa: Engineered Parts and Solutions, Energy Solutions e Digital Ecosystems.

O “centro comercial” da indústria
Marco Siebert, Diretor das Relações Internacionais da Hannover Messe, focou a importância deste projeto para fomentar as relações económicas entre Portugal e a Alemanha, mas sobretudo para dar maior visibilidade às capacidades das empresas portuguesas em termos de inovação e tecnologia junto do mercado alemão.

A Hannover Messe é uma plataforma horizontal que cobre todos os setores e permite conhecer presencialmente os produtos mais inovadores”, referiu Marco Siebert, apelando à participação das empresas portuguesas na feira alemã.

Comparou ainda o certame a um “centro comercial da indústria” onde existe uma grande variedade de escolha de todos os produtos.

O responsável alemão reforçou ainda a necessidade de as empresas darem muita atenção à comunicação, beneficiando da visibilidade que Portugal terá na edição de 2022 da feira, e para a aposta no digital através da utilização das plataformas e das redes sociais disponibilizadas pela Hannover Messe.

Destacou ainda a preparação e o planeamento por parte das empresas como condições essenciais à presença na Hannover Messe, bem como a necessidade de fazer o follow-up dessa participação imediatamente a seguir ao seu encerramento.

Por seu turno, Miguel Leichsenring-Franco, Presidente da CCILA - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, referiu que Portugal foi convidado para ser País-parceiro da Hannover Messe por estar industrialmente bem preparado, e que a aposta na reindustrialização da Europa, no seguimento da crise pandémica que veio questionar a necessidade de criação de novas cadeias de abastecimento, poderá ser vantajosa para o nosso país.

Portugal tem de voltar a estar no radar da Alemanha”, frisou Miguel Leichsenring-Franco.

O Presidente da CCILA elencou, de seguida, os desafios que as empresas devem ter em consideração para esta participação na feira de Hannover, salientando a necessidade de as empresas estarem bem preparadas para terem uma boa presença no evento.

Nesse sentido, anunciou a realização de um conjunto de encontros de sensibilização/preparação para a participação de Portugal na Hannover Messe 22 que a CCILA irá organizar já a partir de 1 de julho, e que decorrerão até final de outubro, no Porto e em Aveiro.

Nesses encontros, com inscrição gratuita, serão debatidos temas como as expectativas dos compradores alemães, a identificação de clientes-alvo, o processo de internacionalização para o mercado alemão, o plano de ação para a participação na Hannover Messe e o pós-feira.

A encerrar os workshops, Mafalda Gramaxo, Diretora-geral da AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal apresentou o dossier de participação e as condições de inscrição das empresas na Hannover Messe.

Para a responsável, a participação na Hannover Messe é uma “oportunidade de ouro” para as empresas portuguesas das áreas e setores em foco. Lembrando que as inscrições se encontram abertas, Mafalda Gramaxo apelou às empresas que estejam interessadas em participar na feira alemã para se inscreverem rapidamente, dada a logística que esta participação envolve.

Referiu ainda o facto de se tratar de uma participação nacional conjunta, organizada pela AIMMAP, que apresentou uma candidatura ao Portugal 2020 – Sistema de Incentivos “Internacionalização das PME” – Projetos Conjuntos, que permitirá às empresas beneficiar de uma comparticipação de até 50 por cento dos custos elegíveis.

No final das sessões houve ainda lugar para esclarecer todas as questões levantadas pelas empresas participantes.
 

Aceda ao vídeo da sessão e às intervenções dos oradores infra.

.....................................................................................................................................

A Caminho de Hannover 2022
Workshops preparam empresas para participar na Hannover Messe

Portugal é o País Parceiro na Hannover Messe 2022, a maior Feira mundial da Indústria. Saiba como levar o seu negócio mais longe, na Alemanha e no mundo, ao participar nos Workshops “A Caminho de Hannover 2022”, de 16 a 18 de junho, em Braga, Aveiro e Lisboa.

Os workshops vão prestar toda a informação necessária à participação da sua empresa na Hannover Messe e vai poder tirar dúvidas com os especialistas convidados, incluindo Marco Siebert, Diretor das Relações Internacionais da Hannover Messe. Serão uma organização conjunta da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e da CCILA - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

Sob o mote “Portugal Makes Sense”, a presença portuguesa na Hannover Messe 2022 será focada nas áreas de Engineered Parts & Solutions, Energy Solutions e Digital Ecosystems, representativas da oferta nacional de clusters de excelência, designadamente nos sectores dos equipamentos e da metalomecânica, da mobilidade, dos setores automóvel e aeronáutico, dos têxteis e plásticos técnicos, dos moldes, das tecnologias de produção e das energias renováveis. Trata-se de áreas onde Portugal e Alemanha têm revelado grande afinidade e um caminho promissor a percorrer com um crescente número de projetos em parceria visando o lançamento de novos produtos.

A última edição presencial da Hannover Messe mobilizou 6.500 expositores e 215 mil visitantes, dos quais 66% estão envolvidos em decisões de investimento e 1/3 têm em mãos projetos de investimento estimados em 52 mil milhões de euros.

A Hannover Messe é uma plataforma de networking colocando face a face Procura e Oferta. Na sua última edição proporcionou 6,5 milhões de contactos empresariais. É uma feira com elevada exposição mediática visitada por 2500 jornalistas de 98 países onde se debatem as tendências futuras da indústria.

A Hannover Messe é a feira que serve de farol à indústria alemã, mas é cada vez mais uma referência para o sector industrial de outros países já que 40% dos seus visitantes são estrangeiros.

Estes workshops serão realizados com a colaboração da AEMinho - Associação Empresarial do Minho, da AIDA-CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e da ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, que gentilmente diligenciaram na organização dos espaços e na divulgação das sessões.

Quando e onde?

  • Dia 16 de junho, Braga, das 15h00 às 18h00, no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, Rua Monsenhor Airosa, Braga. (Estacionamento aqui).
  • Dia 17 de junho, Aveiro, das 9h30 às 12h30, AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, R. da Boavista - Zona Ind. de Taboeira – Alagoas, Aveiro.
  • Dia 18 de junho, Lisboa, das 9h30 às 12h30, no Fórum Tecnológico - Sala Polivalente,  R. Cupertino de Miranda 7,  Pólo Tecnológico de Lisboa.

Porquê participar?

Fique a saber como preparar a sua empresa para tirar o máximo proveito desta oportunidade:

  • Oportunidades e benefícios de participar nesta feira
  • Condições de participação
  • Valores

Programa

Apresentação da Hannover Messe 2022

Maria Manuel Aires Serrano, Responsável da Unidade de Missão ‘Hannover Messe 2022’ da AICEP

A feira

Marco Siebert, Diretor das Relações Internacionais da Hannover Messe

O ambiente de negócios

Miguel Leichsenring-Franco, Presidente da CCILA

As condições de inscrição

Mafalda Gramaxo, Diretora Geral da AIMMAP

Perguntas e Respostas

O ambiente de negócios Preparação da presença das empresas

Miguel Leichsenring Franco

Partilhe esta página

Campo Obrigatório