Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

WEBINAR RÚSSIA - VINHOS - 2020

Rússia
  • Ação gratuita
  • Vinho
  • Live streaming
  • 26 de Novembro 2020

Webinar Rússia – Vinhos

Situação Atual e Novas Condições de Mercado

A AICEP vai promover no dia 26 de novembro às 9 horas um webinar dedicado ao setor do Vinhos na Rússia, uma iniciativa integrada num conjunto de sessões online para ajudar as empresas portuguesas a conhecer a situação nos diferentes mercados e a encontrar respostas para enfrentar o atual contexto de pandemia.

Este webinar contará com a participação de Nuno Lima Leite, delegado da AICEP em Moscovo, que abordará as principais características, vantagens e desafios do mercado russo, e do jornalista Sergey Panov, especialista no setor do vinho, que centrará a sua apresentação nas oportunidades para os vinhos portugueses na Rússia e nas melhores formas de abordar o mercado, incluindo as feiras profissionais e os principais canais de promoção. 

Autor de diversos artigos em revistas russas e internacionais dedicadas ao vinho (Meininger's Wine Business International, Simpe Wine News, ou Republic.ru), Sergey Panov tem organizado diversos eventos de promoção para a Wines of Germany Russia ou o Instituto dos Vinhos da Califórnia na Rússia, tendo recebido o diploma e o certificado de ouro de sommelier da Associação Internacional de Sommeliers.

A Federação Russa, uma das doze principais economias mundiais, é dos maiores mercados de consumo da Europa. Possui uma população de cerca de 147 milhões de habitantes, aos quais muitas vezes se juntam os 40 milhões de consumidores dos outros 4 países-membros da União Económica Eurasiática (Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão). Cerca de 10% da população dispõe de grande poder de compra e enorme propensão para o consumo de produtos exclusivos, de segmento alto.

O índice de consumo de álcool per capita na Rússia é dos mais elevados do mundo (5º) e, embora predomine o consumo de cerveja e vodka, o vinho tem vindo a adquirir grande popularidade na última década, tendo o seu consumo aumentado cerca de 8% nos últimos anos.

Em 2019 a Rússia foi o 9º maior importador mundial de vinho, segundo o International Trade Centre. Comprou cerca de mil milhões de euros, o que corresponde a 3,2% das importações mundiais deste produto. Portugal foi o 6º fornecedor de vinho da Rússia, com uma quota de 2,5% (26,1 milhões de euros). A Rússia, por sua vez, foi o 21º cliente de vinhos portugueses.

Apesar de muito concorrencial, o mercado russo de vinhos é cada vez mais aberto a nichos de mercado e apresenta boas perspetivas, sobretudo no segmento premium, em que os vinhos portugueses se destacam pela excelente relação qualidade/preço, o que representa um importante potencial para os exportadores portugueses deste produto.

 

Assista ao webinar e coloque as suas questões. Esta sessão será realizada em Inglês.

Inscrição Gratuita até 24 de novembro

Oradores

Organização

  • AICEP

Campo Obrigatório