O Senegal desfruta de uma importante estabilidade política e prestígio internacional. É suportado, ainda, por uma notável localização geoestratégica, próximo da Europa – Dakar tem Lisboa como capital europeia mais próxima – e do continente americano.
De acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Senegal será um dos países que mais irá crescer no continente africano, prevendo-se que atinja uma taxa de crescimento de 8,1% do PIB em 2023. Em 2021, foi o 8º angariador de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em África, o 3º na Comunidade Económica do Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o 1º na União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).
Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Multisetor
- Webinar
- 25 de Janeiro 2023
A AICEP organizou um webinar sobre as perspetivas do desenvolvimento das infraestruturas do Senegal. O país passa por um boom de construção de infraestruturas sem precedentes, o que representa uma oportunidade única para as empresas portuguesas se estabelecerem na região.
Este mercado será, em breve, reforçado pela construção de um dos maiores portos de águas profundas em África, bem como pelo aumento do aeroporto internacional Blaise Diagne, com potencial para se tornar num dos principais do continente africano. Destacam-se, ainda, a previsão da construção da importante linha férrea entre Dakar e Bamako e a finalização da segunda fase do Dakar Regional Express Railway (TER), que ligará Dimaniadio ao aeroporto internacional de Dakar.
Neste webinar, para além da participação do delegado da AICEP no Senegal, Tiago Bastos, contámos com a participação da Embaixadora de Portugal em Dakar, Florbela Paraíba, bem como altas figuras do Ministério das Infraestruturas e dos Transportes senegalês. Está, ainda, prevista a participação de representantes de empresas portuguesas presentes no mercado.
Trata-se, pois, de uma oportunidade única para as empresas e associações portuguesas da área se inteirarem dos mais recentes desenvolvimentos e oportunidades ao nível do planeamento e construção de infraestruturas no Senegal, bem como de outras atividades associadas, no âmbito da estratégia nacional deste país para os próximos anos.
Sempre presente, para si e para o seu negócio!
Tiago Bastos, Diretor AICEP Senegal
Florbela Paraíba, Embaixadora de Portugal em Dakar
Mamadou Alassane Camara, Diretor-Geral das Infraestruturas Rodoviárias - Ministério das Infraestruturas e dos Transportes
Gonçalo Oliveira, Diretor do Desenvolvimento de Negócio Internacional, Infraestruturas de Portugal Engenharia
Tomás Espírito Santo, Diretor-Geral NRV, Grupo Norvia
Aly BA, Diretor de Grandes Obras e Engenharia Civil, AGEROUTE
Ricardo Pedrosa Gomes, Vice Presidente da AICCOPN
Respostas às perguntas previamente elaboradas por escrito
Francês
-
Tiago Bastos
Delegado da AICEP em Dakar, Senegal
-
Florbela Paraíba
Embaixadora de Portugal em Dakar
-
Jules Marcel Aubin Sagna
Secretário-Geral do Ministério das Infraestruturas, Transportes Terrestres e Abertura
-
Tomás Espírito Santo
Norvia
-
Gonçalo Oliveira
Infraestruturas de Portugal Engenharia
-
Mamadou Alassane Camara
Ministério das Infraestruturas e dos Transportes (Senegal)
-
Lamine Lô
Diretor do Financiamento e das Parcerias Público-Privadas, Ministério da Economia, Planeamento e Cooperação
-
Ricardo Pedrosa Gomes
Vice-Presidente da AICOPPN