Português
- Português
- English
- Ação gratuita
- Live streaming
- 29 de Junho 2020
O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza nos mais diversos mercados. Quais os principais constrangimentos em cada país? Que soluções podem ser encontradas para enfrentar esses obstáculos?
A AICEP tem vindo a promover webinars sobre a situação em vários mercados e a sessão dedicada à Roménia está já agendada para 29 de junho, às 10h00. O diretor do centro de negócios no país, Pedro Macedo Leão, abordará o impacto económico da pandemia, os setores mais afetados, os problemas logísticos e as oportunidades de que poderão beneficiar as empresas portuguesas.
A Roménia, mercado de 19,5 milhões de habitantes, possui grande abertura ao comércio e ao investimento internacional e está na lista dos 20 países que mais compra a Portugal, sendo também um dos mercados escolhidos por empresas portuguesas nos seus processos de internacionalização.
No último trimestre de 2019, o PIB real da Roménia aumentou 4,3%, encerrando-se assim um ano de rápido crescimento económico (4,1%), sobretudo impulsionado pelo consumo doméstico. O setor industrial, bastante diversificado e competitivo, representa 29% do PIB e emprega cerca de 30% da população ativa, sendo bastante significativo o investimento estrangeiro em indústrias ligadas à metalurgia, ao fabrico de componentes automóveis, à construção civil e ao têxtil.
Assista ao webinar e coloque as suas questões.

-
Pedro Macedo Leão
Delegado da AICEP em Varsóvia
-
Eduardo Henriques
Delegado da AICEP em Paris