Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Webinar Marrocos: Situação atual e o Novo Modelo de Conformidade à Importação

Marrocos
  • Ação gratuita
  • Live streaming
  • 15 de Outubro 2020

A AICEP vai promover no dia 15 de outubro um webinar dedicado a Marrocos, uma iniciativa integrada num conjunto de sessões online que pretendem ajudar as empresas portuguesas a encontrar respostas para enfrentar o atual contexto de pandemia e a conhecer a situação atual nos diferentes mercados.

Este webinar contará com a participação de Joana Neves, delegada da AICEP em Marrocos, e de Adriana Gomes, representante da TÜV Rheinland, empresa fornecedora de serviços técnicos de segurança e de certificação que opera nos mais diversos países. Numa altura em que as exportações para Marrocos enfrentam barreiras não alfandegárias como o Novo Modelo de Conformidade à Importação, em vigor desde 20 de junho, a Tüv Rheinland é uma das três agências internacionais acreditadas pelo governo marroquino para efetuar a inspeção dos produtos industriais que o novo modelo exige.

Marrocos é cada vez mais um mercado relevante para as empresas portuguesas devido à sua posição geoestratégica no contexto africano, à afinidade cultural com Portugal e à imagem muito positiva do nosso país junto dos cidadãos marroquinos. No entanto, as fragilidades do modelo económico do país foram acentuadas pela crise pandémica, que veio perturbar fortemente as cadeias de produção e a visibilidade do país nos mercados internacionais.

Esta realidade obrigou a uma nova visão por parte de Marrocos, que emergiu como uma potencial alternativa económica para a deslocalização de empresas europeias e para um reforço das relações económicas bilaterais que certamente beneficiará as empresas portuguesas.

A TÜV Rheinland é responsável por certificar os produtos a serem colocados no mercado marroquino. A empresa disponibiliza ao cliente a sua experiência enquanto entidade independente, implementando os seus serviços de inspeção pré-expedição e garantindo, assim, que as importações cumprem as normas nacionais. Antes do processo de inspeção, há uma revisão documental para garantir que os produtos est em conformidade com os requisitos das normas marroquinas.

Durante a intervenção, serão abordados os seguintes tópicos:

- Tipologia de produtos regulamentados a verificar no país de origem do exportador.

- Descrição do procedimento para cada tipo de verificação (produtos regulamentados na origem, produtos regulamentados no destino).

- Documentos necessários para verificação do código pautal.

- Requisitos específicos para produtos elétricos (CMIM)

- Taxas para cada tipo de verificação e certificação do produto.

Data: 15 de outubro de 2020

Hora: 10:00

Inscrições Encerradas

Oradores

  • Isabel Gorjão Santos (moderador)

    aicep Portugal Global

  • Joana Neves

    Diretora do Centro de Negócios em Marrocos da AICEP

  • Adriana Gomes

    Representante da TÜV Rheinland

Organização

  • AICEP

Campo Obrigatório