Passar para o conteúdo principal
Campo Obrigatório

Webinar Market – Itália: Situação Atual e Novas Condições de Mercado

Itália
  • Ação gratuita
  • Live streaming
  • 15 de Junho 2020

O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza nos mais diversos mercados. Quais os principais constrangimentos em cada país? Que soluções podem ser encontradas para enfrentar esses obstáculos?

A AICEP tem vindo a promover webinars sobre a situação em vários mercados e a sessão dedicada a Itália está já agendada para 15 de junho, às 10h00. O diretor do centro de negócios no país, Eduardo Souto de Moura, abordará o impacto económico da pandemia, os setores mais afetados, os problemas logísticos e as oportunidades de que poderão beneficiar as empresas portuguesas.

A Itália foi o primeiro país europeu a ser atingido brutalmente pela pandemia causada pela Covid-19 e a encerrar a sua atividade económica durante cerca de 2 meses e meio. Reabriu totalmente a sua atividade e as suas fronteiras a 3 de junho e só a partir desse dia foram permitidas as deslocações entre as 20 regiões italianas. Atualmente estão abertas todas as fronteiras, não sendo requerido qualquer documento nem exigida quarentena obrigatória.

O Governo italiano prepara agora um ambicioso plano de reformas e investimentos, e o país será o principal beneficiário do Fundo de Recuperação Europeu anunciado pela União Europeia, com um total consignado de 173 mil milhões de euros. Este Plano irá desde a desburocratização do país e reforma fiscal, a investimentos em grandes obras públicas nomeadamente na ampliação da rede de alta velocidade, na economia verde e nas energias renováveis.

Embora a situação de pandemia tenha demonstrado quão frágil pode ser um modelo de globalização centrado na dependência de um só país fornecedor de muitos setores de atividade – a China, por exemplo, é o terceiro fornecedor de Itália e essa interdependência económica está na ordem do dia –, o mercado italiano continua a representar uma grande oportunidade para as empresas portuguesas.

Apresentação
Itália: Situação Atual e Novas Condições de Mercado

Eduardo Souto Moura

 

Inscrições Encerradas

Oradores

  • Eduardo Souto de Moura

    Delegado da AICEP em Milão

  • Carlos Pacheco (moderador)

    Assessor da AICEP

Organização

  • AICEP

Campo Obrigatório